O que é um bebê Hipertonico?

Perguntado por: erosa . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Presente em todos os recém nascidos, a hipertonia é o aumento do tônus muscular normal, que é comum nos músculos inferiores e superiores do bebê.

O termo hipotonia refere-se a uma diminuição do tônus muscular, sendo considerado, na grande maioria dos casos, um sintoma de disfunção neurológica1. O tônus muscular é um estado de tensão constante a que estão submetidos os músculos em repouso.

Tônus muscular é a contração involuntária que o corpo promove em seu estado de repouso, em casos patológicos pode ocorrer a hipertonia quando há uma tensão e contração em excesso e a hipotonia, estado onde não há tensão suficiente para manter a postura corporal por exemplo.

Quais são as causas da hipertonia anormal em bebês ? A hipertonia é mais frequente em bebês prematuros, pois seus músculos ainda não estavam prontos para nascer e, à medida que amadurecem fora do ambiente líquido do útero da mãe, eles o fazem de maneira diferente do normal.

Essa situação acontece principalmente devido a lesões nervosas que pode acontecer como consequência da doença de Parkinson, lesões na medula espinhal, doenças metabólicas e paralisia cerebral, que é a principal causa de hipertonia nas crianças. Ela pode ser classificada como elástica ou plástica.

O alongamento muscular passivo é uma das principais técnicas utilizadas, sendo de extrema importân- cia para a redução da hipertonia. Além de contribuir para a dimi- nuição da dor, propicia maior mobilidade articular, prevenindo a instalação de contraturas musculares e deformidades9,10.

A hipertonia está relacionada ao aumento excessivo do. tônus muscular. Ela pode ser classificada como. elástica ou plástica.

Também chamada de “aperto” e “rigidez” dos músculos, a espasticidade muscular envolve paralisia, hipertonia (tensão permanente dos músculos em repouso) e incapacidade de controlar os músculos. Essa condição pode decorrer em um aumento da excitabilidade dessa região, assim como do aumento do tônus muscular.

Ele desenvolve essa habilidade tão essencial aos poucos, ao longo dos seis primeiros meses de vida, e ela será a base para todos os movimentos que virão na sequência, como rolar e sentar. É esperado que, entre o terceiro e o sexto mês, o bebê seja capaz de manter a cabeça ereta.

As principais doenças que causam hipotonia são aquelas decorrentes de falta de oxigênio antes ou depois do nascimento, falhas na formação cerebral e causas genéticas. Ainda, algumas infecções como Meningite e Zika podem também gerar esse sintoma.

Porque os Bebês São Tão Molinhos? Logo depois de nascer, o bebê quase não possui controle da cabeça. Isso se dá, porque os músculos do pescoço responsáveis por apoiar a cabeça são fracos e suas habilidades motoras ainda não estão totalmente desenvolvidas1.

As anormalidades no tônus muscular são classificadas como hipertonia (aumento acima dos níveis normais em repouso), hipotonia (redução abaixo dos níveis normais em repouso), e distonia (tonicidade comprometida ou desordenada).

Os estímulos nervosos são os responsáveis por provocar o tônus muscular, estado no qual os músculos se encontram constantemente. Sem o tônus muscular, os músculos estariam em total repouso (hipotônus), condição esta que dificultaria o seu movimento imediato.

No final das contas, o fundamental é incentivar o bebê a ser ativo. Movimentar o corpinho, brincar e dançar são atividades benéficas. Além disso, evite manter o pequeno em frente a telas durante muito tempo. Ou seja: menos celulares e mais brincadeiras.

Se o bebê for identificado com hipotonia recomenda-se que um fisioterapeuta acompanhe o bebê para ajudá-lo a desenvolver músculos mais fortes e melhorar a coordenação. Se for uma criança sem nenhuma anormalidade identificada, os pais podem estimular o desenvolvimento muscular em casa mesmo desde o nascimento!

A maioria dos bebês chega ao mundo com certo tônus muscular, já flexionando e agitando os bracinhos e perninhas. Mas alguns deles são mais “molinhos” que os demais, mostrando pouca resistência muscular para segurar a cabeça e o pescoço ou para realizar movimentos fortes de membros.

A avaliação do tônus pode ser feita através da inspeção, palpação, mobilização passiva através de movimentos rápidos e classificado através da Escala de Ashworth Modificada, nos casos de hipertonia espástica.

Os medicamentos mais utilizados no tratamento da espasticidade são o baclofen, o diazepam, dantrolene, a clonidina, a tizanidina, a clorpromazina e também a morfina. Estas medicações atuam por diferentes mecanismos, que resultam em diminuição da excitabilidade dos reflexos espinhais2,3,8,9,13.

A hipertonicidade muscular pode ser definida como um aumento anormal no tônus da musculatura lisa ou esquelética.

Aumento anormal no tônus da musculatura lisa ou esquelética.

Brincar de se movimentar rápido como pular em uma pequena cama elástica pode ajudar a aumentar o tônus muscular. Brinquedos que envolvam sucção ou soprando em canudos, apitos ou comer alimentos crocantes ajudam a aumentar o tônus muscular ao redor da boca.