O que é um bebê acéfalo?

Perguntado por: arodrigues3 . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

A anencefalia é uma malformação do sistema nervoso central em que há ausência parcial do cérebro e da calota craniana. Pode haver algum resquício do tronco cerebral funcionando, o que garante algumas funções vitais do bebê, como respiração e batimentos cardíacos.

A anencefalia é uma má formação rara do tubo neural, caracterizada pela ausência parcial do encéfalo e da calota craniana, proveniente de defeito de fechamento do tubo neural nas primeiras semanas da formação embrionária.

O período considerado mais importante para a formação do sistema nervoso do embrião é o da formação do tubo neural, a qual ocorre entre a terceira e quarta semana de gestação. A anencefalia encontra-se, indubitavelmente, entre as mais graves malformações congênitas do sistema nervoso central do embrião.

Acéfalo é um termo atribuído a um ser que sofre de acefalia, ou seja, que não possui cabeça ou a parte que corresponda a ela. Normalmente, ele é um termo atribuído ao indivíduo que apresenta uma má formação congênita que cause a ausência total ou parcial da cabeça.

Significado de Acéfala
[Medicina] Que possui acefalia, ausência congénita da cabeça; cuja cabeça não pode ser separada do restante do corpo. [Pejorativo] Desprovido de inteligência; estúpido, tolo, burro. [Figurado] Que não se impõe nem tem autoridade ou controle sobre si mesmo: sociedade acéfala.

Esse processo se estende até o segundo ano de vida do indivíduo. Logo após o nascimento, somente 80% de todas as conexões estão estabelecidas. Isso se dá, principalmente, porque a bainha de mielina, camada que envolve o corpo celular dos neurônios, não está completamente formada.

O diagnóstico de anencefalia é dado por meio de ultrassonografia durante o pré-natal ou através da dosagem de alfafetoproteína no soro materno ou líquido amniótico a partir da 13ª semana de gestação.

A microcefalia é uma malformação congênita em que a cabeça dos recém-nascidos é menor do que o esperado, se comparada com a de bebês do mesmo sexo e idade.

A anencefalia não tem cura. Em muitos casos, o bebê não sobrevive ou a mãe pode optar por um aborto, uma das poucas situações onde o aborto é legalizado no Brasil. Também existem casos de mães de bebês anencéfalos que sobreviveram ao parto e conseguem viver com algumas restrições e cuidados.

O encéfalo está localizado no interior da caixa craniana, sendo chamado erroneamente de cérebro. O encéfalo tem sua origem ainda na fase embrionária, sendo formado a partir do tubo nervoso.

Mais de 50% dos fetos anencéfalos morrem no útero materno, 49% sobrevivem menos de 24 horas após o parto e 1% vivem apenas uma semana5. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) o Brasil é o país que detém a quarta maior incidência da anencefalia no mundo, depois do Chile, México e Paraguai.

Segundo o médico docente em genética na Universidade de São Paulo (USP) e especialista em medicina fetal, Thomaz Rafael Gollop, a sobrevida sem a estrutura cerebral é, na maioria dos casos, de poucas horas.

Os bebês arco-íris são crianças que nascem de uma mãe que sofreu anteriormente um aborto espontâneo ou que teve um filho morto prematuramente. Para muitas mães que sofreram com a perda prematura de um filho, a chegada de um novo bebê é a luz que vem depois de uma tragédia, como o arco-íris que vem depois da tempestade.

Malformações dos hemisférios cerebrais podem ser decorrentes de causas genéticas ou adquiridas. As causas adquiridas incluem infecções (p. ex., citomegalovírus), e eventos vasculares que interrompem o suprimento sanguíneo para o encéfalo em desenvolvimento.

Acefalia significa literalmente ausência da cabeça. É uma malformação muito menos comum que a anencefalia. O feto acéfalo (sem cabeça) é um gêmeo parasita unido a outro feto completamente intacto. O feto acéfalo tem corpo, mas carece de cabeça e de coração.

Exprime a noção de cabeça (ex.: cefalotórax). Origem etimológica:grego kefalé, -és, cabeça.

com cabeça com liderança com comandante inteligente estudioso intencionado esperto intelectual sábio ajuizado.

ANACRUSE- é a introdução de uma composição musical. ACÉFALA- é a primeira nota que seja mais baixo do que a ultima nota da anacruse. TÉTICA- é a primeira nota que seja mais forte do que a ultima nota da anacruse.. Os professores deverão detectar esta tendência e encontrar uma maneira de não incentivá-la.