O que é um barômetro pode auxiliar na previsão de chuvas?

Perguntado por: nsalgueiro . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 5 votos

O barômetro auxilia na previsão de alterações no tempo, fornecendo informações sobre massas de ar. Quanto maior a pressão atmosférica, maiores as chances de se ter um dia de sol. Quanto menor a pressão do ar, aumenta a probabilidade de céu nublado, chuvas ou vento na superfície terrestre.

A pressão atmosférica é medida por barômetros.

Já a relação entre a pressão atmosférica e a precipitação (chuvas) ocorre da seguinte forma: em ambientes com baixa pressão atmosférica e, portanto, calor, o ar aquecido tende a subir e, ao alcançar altitudes maiores, condensa-se, forma nuvens e precipita-se.

O que são Pluviômetros? O pluviômetro é um instrumento utilizado para coletar e medir as chuvas. A quantidade de água captada é mostrada em milímetros (mm). Uma chuva de 1 mm por minuto, é equivalente a 1 litro de água por minuto em uma área de 1 metro quadrado (m2).

A pressão atmosférica também interfere nas condições do tempo. Isso porque as zonas de baixa pressão provocam a subida das frentes de ar, o que propicia a formação de nuvens, enquanto as zonas de alta pressão propiciam a descida do ar, impedindo a formação de nuvens e deixando o tempo mais “limpo”.

Na atmosfera, a baixa pressão do ar é associada com a formação de muitas nuvens, com chuva e eventualmente com tempo severo, com tempestades. A alta pressão é identificada como áreas que estão com céu azul ou com poucas nuvens, com menor umidade no ar, com tempo seco, sem chuva.

Se a pressão atmosférica estiver com valor abaixo de 1013 Mb ou hPa (baixa pressão ou ciclone) é porque o ar está mais leve, se ele está mais leve, ele subirá, subindo leva o calor e umidade que se transformarão em nuvens e mais tarde em chuva, assim sendo o tempo poderá ser ruim e/ou quente.

O radar recebe um determinado nível de retorno dos alvos de chuva denominado refletividade. Esta refletividade possui uma relação física com o espectro de gotas observado pode-se determinar a partir deste espectro uma relação entre a refletividade do radar e a taxa de precipitação correspondente.

higrômetro

Mas como medimos a umidade relativa do ar? Mas medir a umidade pode ser mais simples graças a um aparelho chamado higrômetro!

O princípio de funcionamento de um transmissor ou sensor de pressão é bastante simples. O sensor de pressão converte o valor da pressão mecânica em um sinal elétrico proporcional. O sensor de pressão normalmente consiste em um corpo principal estável e um diafragma.

A pressão atmosférica realmente se torna mais alta quando a umidade do ar aumenta, isso se da devido a densidade que será alterada na atmosfera (afirmativa verdadeira).

Se você deseja prever se vai chover, uma maneira fácil é medir a pressão do ar com um barômetro. De maneira geral, se a pressão do ar estiver subindo ou alta, provavelmente será um bom dia. Por outro lado, caso a pressão estiver caindo ou baixa, é mais provável que o tempo estará nublado, chuvoso e com muito vento.

Desta forma costuma chover em regiões onde a pressão atmosférica estava mais baixa mas fica evidente que não é a baixa pressão em si que causa a precipitação da água, servindo ela como um previsor da chuva.

A umidade fica mais alta: Sempre que chove devido à evaporação que ocorre posteriormente, Em áreas florestadas ou próximas aos rios ou represa, Quando a temperatura diminui (orvalho).

Para a medição, é utilizado um instrumento chamado pluviômetro. A área para a medição é sempre um quadrado de um metro. Neste quadrado, cada um milímetro de chuva corresponde a um litro.

O índice é calculado em milímetros. Se dissermos, por exemplo, que o índice pluviométrico de um dia, em um certo local, foi de 2mm, significa que, se tivéssemos nesse local uma caixa aberta, com 1 metro quadrado de base, o nível da água dentro dela teria atingido 2 mm de altura naquele dia.

São fatores climáticos: latitude, altitude, relevo, maritimidade e continentalidade, massas de ar, correntes marinhas e vegetação.