O que é um bara na Umbanda?

Perguntado por: eoliveira . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 14 votos

O Orixá Bará é o Princípio de Movimento e Interligação, é também o mensageiro dos Orixás. Bará pode ser o mais benevolente dos Orixás se é tratado com consideração e generosidade. Ele é dono das chaves dos portais, encruzilhadas e caminhos. Suas saudações, obrigações e cortes, devem sempre ser feitos em primeiro lugar.

Orixá Bará – Considerado no Batuque do Rio Grande do Sul, como o primeiro dos Orixás, o dono dos caminhos e encruzilhadas, sendo também o seu mensageiro. Por ser conhecido por abrir e fechar caminhos um de seus símbolos é a chave, tendo assim uma forte ligação com o comércio e mercados.

Bará, a aranha pertence à Oxum.

É o lado feminino de Exu. Mulher da noite, bela e vaidosa, vive a sensualidade sem cerimônias, e sempre que baixa nos terreiros com a sua famosa gargalhada, quer beber, fumar e dançar.

Laroye, Exu!
A expressão Laroye, Exu (ou Laroiê, Exu) é usada como saudação à entidade e pode ser traduzida como "Salve, mensageiro". O uso mais comum acontece em rituais de Candomblé e Umbanda. É originada da língua iorubá, grupo étnico africano da região da Nigéria.

Sua guia é de cor vermelha ou corrente de aço. Bará Adague: É responsável pela limpeza dos Ilês.

Bará - Velas na cor Vermelha Ogum - Velas na cor Vermelha e Verde ou vice versa Oyá/Iansã - Velas na cor Vermelha e Branca (em algumas tradições pode ser usada Vermelha e Marrom) Xangô - Velas na cor Branca e Vermelha Odé - Velas na cor Azulão Otim - Velas…

Segunda-feira: Bará e Ossanha; Terça-feira: Iansã e Xangô; Quarta-feira: Xapanã, Obá e Oxalá (novo)

ASÉ. Saudemos o nosso Èsú (BARÁ, ELÉGUA, LEGBARÁ, ELEGBARÁ, MAVAMBO, BOMBOGIRA), conforme a nação de cada um.

Laroiê Exu!
A clássica saudação utilizada tanto para os Exus como para Pombagiras, é um termo que tem sua origem no grupo africano étnico-linguístico nagô-iorubá, e remete a algo como 'Salve o mensageiro', 'Olhe por mim Exu' e 'Me guarde'.

Existem aproximadamente 4.000 espécies de baratas no mundo, de acordo com a National Pest Management Association (NPMA).

O sangue dos animais, a oferenda dos frutos, das ervas e dos minerais provoca a manutenção e o fortalecimento do axé. Trata-se de um sistema mítico de restituição que coloca as energias em ação, provocando o movimento e a Vida.

Os exus mais evoluídos são chamados de "exus cabeças de legião", e comandam uma legião espiritual. São eles: Exu Lalu - serventia direta de Oxalá. Exu Tiriri - serventia direta de Ogum.

Os filhos de Exu têm caráter ambivalente: são ao mesmo tempo boas e más pessoas. Eles possuem uma ligeira inclinação para a maldade, o desatino, a obscenidade, a depravação e a corrupção. Mentem para salvar seus segredos e se tornam dominadores com imensa facilidade.

Seus protegidos. Por conta de sua história de vida, a pombagira protege aqueles que sofrem no relacionamento amoroso. Mas não faz amarrações: apenas orienta mulheres e homens apaixonados e ajuda a desmanchar feitiços.

Para que seja possível determinar a quais orixás um indivíduo pertence, ele precisa recorrer aos saberes oferecidos pelo jogo de búzios. O jogo de búzios consiste basicamente no lançamento de dezesseis conchas, também conhecidas como cauris, em uma peneira.

Muita gente pergunta se Exu Bara é um Orixá protetor devido ao seu poder e à sua grande vontade de proteger tudo e todos. Ele protege todos aqueles que precisam e todos aqueles que estão em necessidade.