O que é um atlas e para que serve?

Perguntado por: lmaldonado . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

Um Atlas, por definição, é um conjunto de mapas ou cartas geográficas. Porém, o termo também se aplica a um conjunto de dados sobre determinado assunto, sistematicamente organizados e servindo de referência para a construção de informações de acordo com a necessidade do usuário.

Um atlas é uma coleção de mapas e outras informações cartográficas, geográficas ou astronómicas, tradicionalmente agrupadas num livro, mas também encontradas em formatos eletrônicos como CD-ROM.

A variedade dos Atlas
Existem muitos tipos de atlas, desde aqueles direcionados à pesquisa, até os mais voltados ao ensino. São comuns atlas culturais, atlas da questão migratória, atlas voltados ao de substâncias como agrotóxicos no mundo, atlas da questão religiosa etc.

Um atlas geográfico digital em construção necessita da elaboração de um banco de dados onde é possível armazenar os dados em compartimentos separados e organizados em arquivos, sua realização permite maior segurança, agilidade no acesso e recuperação de dados específicos.

O Atlas do Corpo Humano foi concebido para você, que é interessado(a) em anatomia do corpo humano. Trata-se de um excelente material educativo de apoio, dirigido ao Ensino Fundamental e perfeitamente adequado a todas as faixas etárias.

Elaborada em 1998 a partir de imagens de satélite da NASA, a projeção esférica da Terra mostra a capital gaúcha no centro do mundo.

A vértebra atlas articula-se com a cabeça na parte cranial dos animais. Em direção à causa, o osso atlas articula-se com as próximas vértebras cervicais.

Existem alguns outros atlas fotográficos no mercado, mas o Yokochi é sem dúvidas o mais conhecido, renomado e completo.

O Atlas Universal é o mais completo e detalhado atlas do mercado. Todos os continentes são minuciosamente explorados, trazendo informações atuais e importantes para o conhecimento geral. - Estados Brasileiros.

Em 1570 surgia o primeiro grande Atlas mundial, confeccionado por Ortelius (1527-1598), o "Theatrum Orbis Terrarum", originalmente escrito em latim, teve várias edições e mais de 7000 (sete mil) cópias impressas em diferentes idiomas.

A palavra Atlas é inspirada na mitologia grega, que narra a história do titã Atlas. Conta-se que Atlas tomou a frente das batalhas de Cronos e dos Titãs contra os deuses do Olimpo, deixando Zeus furioso. Como castigo, foi obrigado a carregar o mundo nas costas, para sempre.

Atlas tinha que sustentar o mundo nos ombros por toda a eternidade. Atlas era um titã e fazia parte de uma geração de seres desproporcionais e monstruosos que representavam as forças da natureza. Essas forças foram as que agiram preparando a terra para chegada da vida humana.

Um mapa é a representação em diversas formas, de um país, uma região, um continente, e um Atlas é uma coleção de Mapas de diversos tipos, sobre variados temas geográficos.

Diante da definição e dos exemplos apresentados anteriormente, temos que o espaço geográfico é formado pela interação de dois elementos principais, são eles: A natureza (ou espaço natural); A sociedade.

Os elementos de um mapa são as informações indispensáveis para a sua leitura e interpretação. Os elementos de um mapa são informações obrigatórias que devem estar presentes nesse tipo de produção cartográfica para auxiliar na leitura e na interpretação dos símbolos e demais gráficos que a compõem.

Oceano Pacífico

O barco do pescador foi parar em Ebon Atoll, nas Ilhas Marshall, no Oceano Pacífico, a mais de 12 mil quilômetros de distância do local onde havia quebrado. O mexicano foi resgatado depois que conseguiu parar seu barco, de 24 pés de altura, nas Ilhas Marshall.

Continuar lendo O que o Atlas segura?