O que é um atendimento eletivo?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

As consultas eletivas são aquelas agendadas com o médico de sua preferência, com antecedência. É indicado ir ao médico pelo menos uma vez ao ano para fazer exames de sangue e/ou urina e diagnosticar doenças assintomáticas. Conforme a idade, esta frequência muda.

Intervenções mais graves, como cirurgia de hérnia, remoção de pedras nos rins ou de apêndice, também podem ser classificadas como eletivas. Esse tipo de operação pode incluir intervenções estéticas; no entanto, a classificação não significa, necessariamente, que o procedimento é opcional.

O Pronto Socorro do hospital se destina ao atendimento a pacientes em estado de urgência ou emergência, com risco eminente de morte. Dessa forma, pessoas acidentadas, com suspeita de infarto, derrames, apendicite, pneumonia, fraturas, entre outras complicações, devem buscar atendimento ou ser encaminhadas ao PS.

Urgência – Situação que requer assistência rápida, no menor tempo possível, a fim de evitar complicações e sofrimento; Procedimento eletivo – Procedimentos médicos que são programados, ou seja, não são considerados de urgência e emergência.

Cirurgia eletiva é aquela programada, que não é considerada de urgência. “O paciente vai numa consulta, é indicada uma possibilidade de cirurgia e, posteriormente, a pessoa é encaminhada para um serviço especializado.

As eletivas — inclusive as oferecidas às escolas pelo Programa Pleno — visam a desempenhar um papel essencial na formação e no desenvolvimento dos jovens por meio da complementação do ensino. Elas efetivam saberes que vão muito além do currículo tradicional básico.

O foco da eletiva é ampliar os conhecimentos dos alunos sobre si e o outro, a partir de características culturais de dois povos (indígena e africano) que contribuíram para formação do povo brasileiro.

Cirurgia eletiva é uma cirurgia programada que não é considerada de urgência e que o médico agenda o dia e o horário para sua realização conforme mapa cirúrgico do hospital e a ocasião mais propícia.

Resumo: – cirurgia de emergência – aquela em que há risco de vida ou de perda de membro caso o paciente não seja operado em um curto intervalo de tempo, geralmente < 6 horas. – cirurgia eletiva – aquela que pode ser postergada por até 1 ano sem causar grandes problemas ao paciente.

A principal diferença entre esses dois estados é que Emergência apresenta ameaça imediata para a vida do paciente, enquanto a Urgência é uma ameaça em um futuro próximo, que pode vir a se tornar uma emergência se não for solucionada.

Basta escolher a letra “E” para atendimento eletivo e a letra “U” para procedimento de urgência ou emergência.

Qual a principal diferença entre pronto-socorro e pronto atendimento? A principal diferença entre pronto-socorro e pronto atendimento é que o PS é direcionado aos casos graves de saúde. Em outra instância, os cuidados do PA são destinados aos casos menos complexos.

Um PS é tipicamente composto por portaria, espera, recepção, sala de atendimento de emergências, consultórios de atendimento médico, salas de medicação, inalação, exames e procedimentos, leitos de observação e isolamento.

Diferente de um pronto-socorro, o pronto atendimento tem como especialidade o atendimento a machucados ou doenças de complexidade menor, como febre, náuseas, arranhões etc. Em suma, situações que o paciente não está correndo risco de vida.

A cirurgia eletiva é uma cirurgia que pode ser marcada com boa antecedência e, portanto, os pacientes podem ser preparados para a cirurgia apropriadamente. Cirurgia eletiva ou programada: como funciona? O significado de eletiva é opcional, ou seja, a cirurgia eletiva é baseada na feita pelo paciente ou médico.

A cor azul na classificação de risco é indicativa para casos não urgentes, com orientação para atendimento na unidade de saúde mais próxima da residência. Isso significa que o atendimento será de acordo com o horário de chegada ou serão direcionados às Estratégias de Saúde da Família ou às Unidades Básicas de Saúde.

No caso de tratamentos de urgência ou emergência, a carência é de apenas 24 horas de contrato. Em se tratando de cirurgias eletivas, a operadora somente está obrigada a prover a cobertura após 180 dias e, se a doença for preexistente ao contrato, a cobertura passa a ser devida somente após 24 meses.

Não há consenso internacional sobre o que representa um tempo de espera excessivo, entretanto a maioria dos países define o período entre 03 (três) e 06 (seis) meses como prazo máximo para a realização de cirurgias consideradas eletivas (Luigi & Hurst, 2005; Oudhoff et al., 2007).

O que são as cirurgias eletivas? A cirurgia eletiva é um procedimento que pode ser planejado e agendado na data que for conveniente ao paciente, ou seja, não tem caráter de urgência ou emergência. Dessa forma, o centro cirúrgico ambulatorial é o local adequado para a sua realização.