O que é um atendimento de excelência?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
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De todo modo, pode-se definir excelência no atendimento como o ato de garantir a satisfação do consumidor em relação ao motivo do contato, trabalhando um relacionamento confiável, transparente e eficiente, que encanta o cliente e faz com que ele se sinta valorizado, mesmo que esteja fazendo uma crítica ou reclamação.

Um atendimento de excelência se mostra sensível às necessidades individuais de cada cliente. Ser empático é levar em consideração o estado emocional do outro. É diferente de solidariedade, já que o segundo se refere a se identificar e até se envolver com as emoções do cliente.

Pensando nisso, confira a seguir os cinco pilares da excelência no atendimento ao cliente:

  • Busque atender as necessidades do cliente.
  • Empatia com o consumidor.
  • Se comprometa com seu cliente.
  • Organize seus prazos.
  • Encante seu cliente.

Para conquistar os clientes é preciso investir em três pilares da excelência no atendimento: personificação, contratação de pessoas e ter processos de qualidade. Além disso, é recomendável contar com uma tecnologia que ofereça o melhor suporte ao cliente e aos seus funcionários.

Significa que o atendimento e o serviço prestado terá que ser da melhor maneira possível, pois a experiência do cliente nesse processo é que vai determinar sua opinião da organização. E mais!

5 habilidades essenciais para o atendimento ao cliente e como desenvolvê-las

  • Habilidade #1 – Empatia.
  • Habilidade #02 – Positividade.
  • Habilidade #3 – Paciência.
  • Habilidade #04 – Comunicação clara.
  • Habilidade #05 – Aprendizado constante.

A qualidade no atendimento ao cliente começa no momento em que você dedica a ele total atenção. É preciso saber ouvir qual sua necessidade para, somente depois, identificar o que oferecer para solucionar o seu problema. Aqui, é importante estar atento, mas não sufocar o cliente com informações ou soluções.

O novo atendimento ao cliente tem três dimensões: relacionamento, experiência e iniciativa. Mais do que tirar dúvidas e atender solicitações, é preciso manter uma relação próxima com os clientes, garantir sua satisfação e antecipar necessidades.

Profissionalismo e esforço em entender o que ele precisa são essenciais para um atendimento excelente. Um bom atendimento ao cliente vai muito além de ser bem-educado. Assim como ser honesto, tratar bem os clientes não é um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.

Quais são os 5 pilares do atendimento ao cliente?

  • Coloque-se no lugar do consumidor;
  • Comprometa-se com seu cliente;
  • Atenda as necessidades do cliente;
  • Mantenha seus prazos organizados;
  • Supere as expectativas.

Entenda seu cliente: Escute ele e conheça as suas necessidades, para oferecer o melhor atendimento e serviço. Sinta prazer em servir: Prestação de boas soluções com sorriso no rosto sempre agrada o cliente. Seu atendimento precisa ter simpatia e empatia, mas nunca antipatia! Mantenha a comunicação S.C.O.T.

Quando aplicado ao atendimento, se propõe a atingir certo nível de excelência. Assim, podemos definir a qualidade no atendimento como as estratégias utilizadas por uma marca para conquistar clientes, deixá-los satisfeitos e felizes com o produto ou serviço.

Um dos fatores que o cliente mais valoriza numa empresa é quanto a atenção com ele, com suas necessidades, prontidão no atendimento e prestação de informações ágeis e seguras.

Se trata de uma metodologia alternativa que coloca médicos e atendimentos a disposição do paciente a qualquer hora e lugar, mas que, não substitui a avaliação presencial caso se julgue necessário. O teleatendimento permite a assistência médica em tempo real, agendamento prévio e segurança das informações.

Matheus Hespanhol

  1. 1 - Apatia. Quando o colaborador não demonstra importância no problema do cliente.
  2. 2 - Má vontade. ...
  3. 3 - Frieza. ...
  4. 4 - Desdém. ...
  5. 5 - Robotismo. ...
  6. 6 - Apego excessivo às normas. ...
  7. 7 - Jogo de Responsabilidades.

É fundamental saber desenvolver e avançar uma conversa com o cliente. Por isso, entre as principais características de um bom profissional de atendimento, também destacamos a boa comunicação. Isso quer dizer que o operador precisa não só entender a situação, mas também ser claro ao se comunicar e instruir o cliente.

1. Fortaleça suas habilidades de atendimento ao cliente

  • Empatia, paciência e uniformidade. Alguns clientes podem estar furiosos. ...
  • Adaptabilidade. Cada cliente é diferente, e alguns podem até mudar de uma semana para outra. ...
  • Comunicação clara. ...
  • Ética de trabalho. ...
  • Conhecimento. ...
  • Não se deixar influenciar.

6 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente e reter sua confiança

  1. Responder a solicitações e chamados.
  2. Alinhar a linguagem.
  3. Atender reclamações.
  4. Colher feedbacks.
  5. Cultivar o relacionamento.
  6. Entregar valor nas interações.