O que é um arranjo físico inadequado?

Perguntado por: urodrigues . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Arranjo físico deficiente - É resultante de: prédios com área insuficiente; localização imprópria de máquinas e equipamentos; má arrumação e limpeza; sinalização incorreta ou inexistente; pisos fracos e/ou irregulares.

A maioria dos arranjos físicos, na prática, deriva de apenas quatro tipos básicos de arranjo físico: • Arranjo físico posicional ou de posição fixa; Arranjo físico funcional ou por processo; • Arranjo físico celular; • Arranjo físico por produto ou em linha.

Consideram-se agentes de risco físico as diversas formas de energia a que possam estar expostos os trabalhadores, tais como: ruído, calor, frio, pressão, umidade, radiações ionizantes e não-ionizantes, vibração, etc.

Tipos de layout

  • Layout físico posicional.
  • Layout físico funcional.
  • Layout físico linear.
  • Layout físico celular.

Mudança de layout industrial é um procedimento por meio do qual busca-se otimizar os processos de produção de uma empresa com a adoção de diversas medidas, como substituição de equipamentos, seu reposicionamento, mudança de local de materiais.

Layout ou arranjo físico é a técnica de administração de operações cujo objetivo é aumentar a eficiência do sistema de produção. Um fluxo bem ajustado permite a rápida movimentação dos produtos através do sistema produtivo.

Selecionando o tipo de arranjo físico
As características de volume de produção, tipo de produto, espaço físico e tipo de operação vão ajudar a definir qual o melhor arranjo físico para cada necessidade em sua particularidade.

Além dos objetivos, o Arranjo Físico contempla alguns princípios fundamentais, tais como o da integração; da mínima distância; obediência ao fluxo de operações, evitando retrocessos, interrupções e cruzamentos na seqüência do fluxo produtivo; uso das três dimensões; satisfação e segurança e o princípio da flexibilidade ...

- Arranjo físico por produto ou linear: A lógica deste layout é organizar a produção em sequência de etapas, ou seja, os recursos são dispostos em linha para a produção em massa de um determinado produto. Exemplos: montagem de automóveis, restaurante self service.

O arranjo físico deve prover um ambiente de trabalho bem ventilado, iluminado e, quando possível, agradável. Supervisão e coordenação devem ser facilitadas pela localização da mão-de-obra e dispositivos de comunicação.

Na elaboração do arranjo físico da armazenagem é necessário procurar a disposição que melhor estabeleça a integração dos equipamentos com o pessoal e com as fases do processo produtivo ou de serviços, permitindo, dessa forma, o máximo rendimento dos fatores de produção, utilizando a menor distância e o menor tempo ...

As cinco classificações são: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e acidentais.

Segundo a legislação vigente, existem cinco tipos de agentes de risco que o trabalhador pode ser exposto. São eles: riscos químicos, físicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

Pesquisas revelaram sérios efeitos dos agentes físicos no homem, tal como: aceleração da pulsação, aumento da pressão sanguínea, sobrecarga do coração, tensões musculares, secreções anormais de hormônios, nervosismo, fadiga mental, prejuízo no desempenho no trabalho, irritabilidade, dificuldades mentais e emocionais.

O que é Layout:
Na área da arte gráfica, o layout é um esboço ou rascunho que mostra a estrutura física de uma página de um jornal, revista ou página na internet (como um blogue, por exemplo). O layout engloba elementos como texto, gráficos, imagens e a forma como eles se encontram em um determinado espaço.

layout |leiáute|
Modo de distribuição e arranjo dos elementos gráficos num determinado espaço ou superfície. Plural: layouts.

Para planejar um bom layout deve-se considerar o espaço disponível, o produto final, a segurança dos usuários e a facilidade/conveniência das operações.

É importante fazer um bom layout desde o começo, pois modificá-lo, na maioria das vezes, é um processo muito longo e custoso. Além disso, depois de definido, alterá-lo leva a perdas na produção. O grande desafio em sua montagem é utilizar o espaço da fábrica de forma eficiente, pois esse espaço é limitado.

Entre elas: Melhor desempenho nos processos da indústria ou empresa. Redução de custos com equipamentos desnecessários. Economia de tempo e dinheiro com readequação dos espaços e redução do deslocamento de produtos, pessoas e materiais.

As desvantagens são abaixa utilização de recursos; o alto estoque em processo ou fila de clientes e o difícil controle de fluxo de processo.

As fábricas são as que mais utilizam esse tipo de arranjo, em uma confecção de camisetas, por exemplo, pode-se montar uma célula para cada tipo de camiseta (polo, camisa de botão, etc.). Mas, existem outras aplicações, como as universidades, por exemplo, no qual cada centro funciona como uma célula.