O que é um app nativo?

Perguntado por: lgomes . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.4 / 5 4 votos

O app nativo é o aplicativo tradicional: aquele você baixa diretamente na Apple Store ou na Google Play Store. Ele é desenvolvido com base no sistema operacional em que vai funcionar, e usa os recursos nativos do aparelho para sua operação, como câmera e GPS.

8 apps nativos que você tem no celular, mas não sabe para que servem

  1. Google One (Android) ...
  2. Finder (Android) ...
  3. Carrier Services (Android) ...
  4. ConfigAPK (Android) ...
  5. Casa (iOS) ...
  6. Saúde (iOS) ...
  7. Dicas (IOS) ...
  8. Carteira (iOS)

Com isso, ele tem acesso a todo o potencial e recursos do dispositivo, como câmeras e outros apps. Em resumo: um aplicativo nativo é aquela ferramenta que tem seus códigos escritos “sob medida” para um determinado sistema operacional. Ele é diferente dos web apps e aplicativos híbridos.

Tudo dependerá do grau de complexidade tecnológica do aplicativo. Aqui na Usemobile, o investimento para criar um aplicativo nativo é a partir de 300 mil reais; híbrido via Flutter, 100 mil. Porém, somente com base nos requisitos do seu aplicativo é possível informar um valor mais preciso.

Diferenças entre os dois tipos
Um app nativo costuma a ser desenvolvido para uma plataforma especifica, explorando assim todas as potencialidades daquele sistema operacional. O hibrido, no entanto, consegue unir o nativo com a linguagem da web, podendo ser utilizado tanto em um como no outro.

Uma característica importante do funcionamento de um aplicativo nativo é a sua facilidade de aproveitar todas as potencialidades do sistema operacional do dispositivo. Portanto, o app utiliza câmera, calendário, GPS, contatos, entre outras funções, de maneira rápida e eficiente.

O aplicativo nativo possui seu armazenamento em dispositivo smartphone ou tablet, sendo possível fazer o download do sistema operacional Android, através do Google Play, por exemplo. Esse app foi desenvolvido com a linguagem nativa das plataformas, o que explica a origem do seu nome.

Aplicativos desnecessários que você pode - e deve! - remover do seu Android

  • Aplicativos de limpeza. ...
  • Antivírus. ...
  • Apps para economizar bateria. ...
  • RAM Savers. ...
  • Navegadores padrão.

Como excluir ou desativar aplicativos e jogos no Android

  1. Abra o aplicativo de “Configurações” do seu celular;
  2. Toque em “Apps e Notificações”;
  3. Toque no aplicativo ou jogo que você deseja desinstalar;
  4. Se você não encontrar, toque em “Ver todos os aplicativos”;
  5. Toque no botão “Desinstalar”.

Além de ser mais demorado, esse processo de desenvolvimento é mais caro, porque exige mais soluções, testes e recursos para ser colocado em operação em cada plataforma. Entre as desvantagens, também podemos citar o fato de que o app nativo consome o espaço de armazenamento interno do celular.

Vá até a guia “Backup/Restauração”, onde serão exibidos todos os aplicativos instalados no seu Android. Proceda com cautela, já que remover aplicativos do sistema pode provocar danos irreversíveis ao seu Android. Passo 3. Selecione da lista o aplicativo nativo que deseja remover e clique em cima dele.

Saiba para que servem e como usar os novos aplicativos nativos do Windows 10.

  • Fotos.
  • Email.
  • Calendário.
  • Groove Música.
  • Filmes e Programa de TV.
  • Mapas.

Aplicativos híbridos combinam elementos de aplicativos nativos e aplicativos da Web. Os híbridos recebem esse nome por misturarem características de um e de outro. O desenvolvimento híbrido mistura tecnologias Web, como HTML5, JavaScript e CSS, em conjunto com algum framework, como Ionic ou React Native.

O sistema de níveis de API do Android ajuda o Android a determinar se um aplicativo é compatível com uma imagem do sistema Android antes de instalar o aplicativo em um dispositivo.

Continuar lendo O que é um povo nativo?