O que é um apiário fixo?

Perguntado por: lcaetano . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.4 / 5 6 votos

Segundo Pereira (2007), o apiário pode ser fixo, que é caracterizado pela permanência das colmeias durante todo o ano em um local previamente escolhido, onde as abelhas irão explorar as fontes florais disponíveis em seu raio de ação.

Na apicultura migratória, as colmeias vão para os locais onde estão ocorrendo as floradas. A maior produção acontece por causa do aumento no número de colheitas, duas, três ou até mais vezes por ano, contra apenas uma no sistema tradicional.

O setor trabalha com uma grande variedade de espécies, sendo que o nome apicultura é atribuído à criação de abelhas com ferrão e meliponicultura às sem ferrão.

Desvantagens da apicultura migratória

  • Maior custo operacional para transporte e manutenção dos apiários.
  • Necessidade de equipamentos especiais.
  • Necessidade de técnica especial.
  • Substituição antecipada das rainhas pelo esgotamento físico devido a constante atividade de postura.

Posicionar-se sempre na parte detrás ou nas laterais da colmeia, nunca na frente, evitando a linha de vôo das abelhas (entrada e saída da colmeia). Realizar a revisão com calma, sem movimentos bruscos, porém, rapidamente, evitando que a colmeia fique aberta por muito tempo.

Para se cadastrar, é fácil. Primeiro, o produtor fará seu requerimento de ativação para acesso ao Gedave no EDA a qual pertence o município onde está localizado o apiário, onde o produtor se identificará com nome, RG, CPF, contatos (e-mail e telefone) e endereço. Também é preciso levar cópia dos documentos.

O apiário deve estar localizado a uma distância mínima de 400 metros de currais, aviários, pocilgas, apriscos, casas, escolas, igrejas, estradas movimentadas e outros, evitando-se situações que possam levar perigo às pessoas e animais.

As abelhas com ferrão formam enxames de 70 mil a 90 mil indivíduos, em média, e produzem de 30 kg a 40 kg de mel por caixa por ano em apiários fixos.

O apiário – a quantidade de colmeias por apiário é determinada pela flora apícola da região. As regiões do lavrado suportam em torno de 20 colmeias, já na mata pode-se chegar a 50 colmeias ou mais. O apicultor deve aumentar o número de colmeias até perceber uma redução na produção por colmeia.

O objetivo dessa prática é aumentar a produtividade e contribuir com a saúde da colmeia. Para obter uma rainha ideal, é preciso levar em consideração o tipo de produto apícola que será produzido. Ao observar uma baixa taxa de produção e, também, a diminuição da taxa de postura de ovos, é recomendado a troca da rainha.

Para povoar o apiário, o apicultor poderá comprar colmeias povoadas, dividir famílias fortes ou capturar enxame.

Os machos - os zangões - são encontrados em um numero máximo de 400 indivíduos. As funções exercidas pela rainha são a postura de ovos e a manutenção da ordem social na colmeia.

A própolis é um produto elaborado pelas abelhas a partir de substâncias resinosas coletadas em brotos, flores, folhas e cascas de plantas. A estas substâncias as abelhas adicionam secreções salivares, cera e pólen para a elaboração do produto final.

uruçu

Mel de uruçu
Sua fabricação é feita por abelhas brasileiras sem ferrão - e o seu nome vem justamente daí, já que "uruçu", do em tupi "eiru su", significa "abelha grande". Ele se destaca por suas funções medicinais e por ter bastante água.

Abaixo, listamos os principais produtos que você pode fazer na atividade apícola:

  1. 1 – Mel. ...
  2. 2 – Pólen. ...
  3. 3 – Própolis. ...
  4. 4 – Geleia. ...
  5. 5 – Cera. ...
  6. 6 – Aptoxina.

O apicultor trabalha com a exploração comercial das abelhas para que elas possam produzir mel, pólen, geleia real e própolis.

Uma causa comum de abandono é o calor excessivo. Períodos de carência alimentar ou de seca muito prolongados e ataque de inimigos, como formigas, também podem motivar o abandono das colmeias. Nas abelhas sem ferrão, não existe o comportamento de abandono das colmeias.

A rainha dá origem a todos os indivíduos da colônia, pela postura de ovos fertilizados (operárias e novas rainhas) e não fertilizados (machos). A sua presença na colônia e os feromônios que exala sinalizam para as operárias que ela é a líder reprodutora, além de determinarem o comportamento das operárias na colônia.

USO DA FUMAÇA A função da fumaça próxima à colmeia é fazer com que o enxame imagine um foco de fogo próximo ao ninho, com isso a população entra em alerta e após uma rápida comunicação tentam se organizar para uma possível fuga, ingerindo mel armazenado nos favos, se organizando, caso seja necessário, a construção de ...