O que é um apêndice xifóide?

Perguntado por: ilopes . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

O processo xifóide é o apêndice ou cartilagem que forma a extremidade inferior do esterno (que é um osso chato, plano e ímpar), situado no tórax. Alem do processo xifóide, o esterno se divide em manúbrio e corpo.

Essas lesões podem ter várias causas, como refluxo gastroesofágico, esofagite, tumor, espasmos, infecções ou ferimentos, por exemplo. Ao perceber algum desses sintomas, procure um gastro imediatamente.

xifóidexifoide
1. Em forma de espada. 2. [ Anatomia ] Diz-se do apêndice que termina a parte inferior do esterno.

O apêndice é um pequeno órgão em forma de dedo, situado no lado inferior direito do intestino grosso. Como não é um órgão essencial, a sua remoção não afeta o correto funcionamento do organismo.

Isso porque se o apêndice se encher de pus e estourar dentro da cavidade abdominal do paciente, em um processo chamado de apendicite supurada, pode evoluir para uma septicemia, seguida de uma infecção generalizada, que pode levar ao óbito.

Causas: Na maioria dos casos, a apendicite é provocada pela obstrução do apêndice com restos de fezes, resultando em inflamação. Sintomas: – dor do lado inferior direito do abdome.

O esterno é um osso plano que forma uma parte da parede óssea do tórax. Consiste de três partes: o manúbrio, o corpo e o processo xifóide, em sentido craniocaudal.

Costocondrite ou Dor no Esterno é uma inflamação das cartilagens que ligam a costela ao osso esterno ou a costela a própria costela. É uma dor que pode ser confundida com um ataque cardíaco, mas é benigna, ou seja, é uma doença branda que não terá progressão agressiva.

Veja todos os sintomas relacionados à condição:

  • Dor intensa e aguda no peito semelhante à de um ataque cardíaco.
  • Falta de ar.
  • Dor ao tossir.
  • Dor ao respirar fundo.
  • Sensibilidade da região do tórax ao toque.

Músculo Transverso do Tórax

Músculo Transverso do Tórax
Origem: origina-se na face interna do esterno e processo xifóide.

Trauma ou lesão na região torácica como uma queda. Esforço físico excessivo como esportes, exercício físico ou levantamento de peso. Pressão forte na região torácica causada, por exemplo, pelo cinto de segurança após uma freada brusca.

O manúbrio é um grande osso de forma quadrangular que se encontra acima do corpo do esterno.

A parte superior do manúbrio tem uma borda rasa em forma de U chamada de incisura jugular (supraesternal). Isso pode ser facilmente sentido na base anterior do pescoço, entre as extremidades mediais das clavículas. A incisura clavicular é a depressão rasa localizada em cada lado nas margens súpero-laterais do manúbrio.

Recomendações de alta: se a apendicectomia for videolaparoscópica (VLP) o tempo de repouso relativo são 7 dias; se for cirurgia aberta McBruney o tempo se estende para 30 dias; se for cirurgia aberta mediana (laparotômica) o tempo se estende para três meses.

Evitar exercícios nos primeiros 15 dias, tendo cuidado ao pegar em objetos pesados ou ao subir e descer escadas, por exemplo; Dormir de barriga para cima nas primeiras 2 semanas; Evitar dirigir durante as 3 primeiras semanas após a cirurgia e ter cuidado ao colocar o cinto de segurança sobre a cicatriz.

Alimentos gordurosos e doces devem ser evitados no primeiro dia depois da operação. Carne vermelha, frituras, chocolate, bolacha, queijo, sorvete e molho não são indicados. O ideal é ingerir alimentos ricos em fibras, como, aveia e cereais integrais, que auxiliam no bom funcionamento do intestino.