O que é um anime canon?

Perguntado por: lconceicao4 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

Canônico: É todo episódio de uma séria de anime que adapta capítulos do mesmo mangá ou de uma novel. Episódios 484 até 488 de Naruto Shippuden é CANÔN.

Cânone é um termo que deriva do grego “kanón”, utilizado para designar uma vara que servia de referência como unidade de medida. Na Língua Portuguesa o termo adquiriu o significado geral de regra, preceito ou norma. Em determinados contextos, a palavra cânone pode ter significados mais específicos.

O cânon é o material original no qual a história se baseia. Porém, algumas pessoas têm ideias diferentes sobre o que é "cânon".

Canônico: É todo episódio de uma séria de anime que adapta capítulos do mesmo mangá ou de uma novel. Episódios 484 até 488 de Naruto Shippuden é CANÔN. Adaptação da novel Sasuke Shinden: Livro da Alvorada.

O mangá original de Dragon Ball, incluindo Dragon Ball Z (como é chamada a segunda metade do mangá no Ocidente) e Dragon Ball Super são oficialmente cânones, já que seguem a mesma linha do tempo e história.

Tudo que existe no anime e não contradiz nada que está no mangá é considerado canônico.

Joy Boy é o nome ou título de um personagem do Século Perdido, “um período da história que se estende por 100 anos e que foi apagado da história. Ele era tão importante que conseguiu encomendar pelo menos um poneglyph para ser feito especificamente para ele usar como uma carta de desculpas aos homens-peixe e tritões.

Broly é certamente um dos vilões mais populares de Dragon Ball, mas ele não era canônico até a chegada de Dragon Ball SUper: Broly, que aconteceu em 2018.

Em Gramática e Linguística, é designada por canônica a estrutura gramatical que segue as normas definidas na Gramática. Por exemplo, sujeito + predicado é a estrutura sintática canônica dos termos de uma oração.

O mesmo que cânone. Plural: cânones. Plural: cânones.

Canon: em Japonês a pronúncia correta é “Quenon”, e em inglês a forma é parecida, Kênon. Já em nossas bandas, quem não sabe como pronunciar o Ca em inglês fala “Kanom”. Eu prefiro a forma americana, falada como se estivesse bêbado.

Outra palavra que pode ser confundida com canon tanto na pronúncia, como no seu sentido, é a expressão “fanon“. O termo se refere a qualquer elemento que é amplamente aceito pelos fandoms como “verídico”, embora não seja oficial.

A prática teria tido início nos finais da década de 1960, com a criação da fan magazine (também chamada "fanzine") de título "Spockanalia”, cujo conteúdo era baseado em textos escritos por fãs inspirados na saga Star Trek.

O perfil do fanfiqueiro ou pelo menos o da maioria deles está intimamente ligado aos fandoms e sua forma de comunicação, sua cultura no geral.

"Semi-canônico" é como avaliamos os One Piece Film (Strong World, Z, Gold e Stampede), que não podem ser encaixados cronologicamente na obra MAS rolam elementos canônicos. No caso de #BlackClover é ainda mais canônico porque se encaixa na cronologia tranquilamente.

Goku diz, simplesmente, que nunca beijou na boca, mas a cena muda completamente porque Vegeta sente o ki de seus vilões Black e Zamasu. Ou seja, nós ficamos com essa situação confusa perdida no ar. Será que Goku ainda é casado com Chi-Chi em Dragon Ball Super? Como ele virou pai de Gohan e Goten?