O que é um animal de poder?

Perguntado por: djaques . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 18 votos

“O Animal de Poder pode ser compreendido como se fosse um arquétipo, um símbolo de energias que existem e que podemos encontrar e manifestar dentro de nós, uma reunião de forças interiores que trazem ensinamentos para nossa evolução em todos os níveis”, explica Joanita.

Líder nato, o leão representa força, poder, prosperidade e coragem. Além disso, esse animal espiritual nunca foge de uma batalha quando o assunto é proteção das crias. Por isso, o leão expressa a energia da nobreza e segurança.

Elefante
Isso porque ele consegue carregar um peso de nove mil quilos, ou seja, é como se levasse 130 humanos adultos de uma vez só. Sua força não é algo surpreendente, pensado que suas presas pesam mais de 100 kg.

Na filosofia budista o macaco representa a mente inquieta que “pula de galho em galho”, de pensamento a pensamento levando-nos à distração sendo “domados” através da meditação.

Uma pessoa só pode ter um animal de poder, mas outros animais podem “tomar” esta função de alerta e proteção momentaneamente na vida da pessoa, dependendo da situação que esteja vivendo, para dar orientações e auxiliar nas ações necessárias. São os animais auxiliares.

Tradicionalmente, a pessoa que demonstra profundo conhecimento da natureza humana, que age com sabedoria, que vive em harmonia e transmite bons ensinamentos, pode ser escolhido pelo seu povo para os representar como xamã.

Como são animais que não existiram realmente, ou pelo menos a sua existência não foi cientificamente comprovada, a origem destes seres está relacionada com a mitologia tradicional de cada cultura.

Os gorilas são o exemplo do Líder Autocrático. É um grande e poderoso líder encarregue de todas as decisões do seu grupo. Um gorila é simultaneamente adorado e temido pelos restantes membros do bando, exclusivamente formado por fêmeas.

águias carecas

Águia careca. Símbolo nacional dos Estados Unidos, as águias carecas emparelham toda a vida com um companheiro escolhido, sendo fiéis até ao dia da sua morte ou em casos de impotência. Os casais de animais desta espécie constroem e cuidam do ninho juntos, procurando calor e alimento em turnos.

Os castores são geralmente animais fiéis ao seu parceiro e, sobretudo, ficam juntos a tomar conta dos filhotes, como verdadeiros pais devotos. Ao contrário do que acontece com alguns pinguins, por exemplo, os casais de castores não se costumam separar depois dos filhotes se tornarem independentes.

Raposa: Animal melindroso. Não desiste de sua caça, objetivos e metas. Muito habilidoso, astuto e perseverante.

Além dos animais citados, o lobo, o dragão e o basilisco também exprimem a inveja (VINCENT-CASSY, 1980, pp.

O homem é o único animal racional por possuir o dom da fala, da inteligência e conseqüentemente o poder de comunicar-se com outros seres humanos. O seu ciclo de vida é voltado para as suas necessidades e sobrevivência conforme o meio em que vive. Ele pode adaptar-se a diferentes lugares, pessoas e cultura.

A coruja é um arquétipo dos mais poderosos que existem! Ela auxilia a sair da estagnação, sendo ideal para auxiliar na busca pelo conhecimento.

Lobo. Comumente, o lobo é associado a um arquétipo de solidão. Contudo, o dirigente nos lembra que o animal também precisa da força da alcateia.

Leão

Leão. A força de Leão vem de sua capacidade de liderança e atitude ousada. Governado pelo Sol, o planeta do 'eu' e do 'ego', o signo conta com uma incrível capacidade de atrair atenção e admiração devido a sua forte personalidade. Leão também é um signo de fogo fixo, são determinados e apaixonados.

Pessoas mal-informadas atribuem ao signo de Peixes a última encarnação. Confundem o significado do último signo do Zodíaco que está associado à dissolução da matéria, a disposição de auxiliar, como sendo indicador de espíritos que já cumpriram sua missão na Terra.

O termo, genérico e mal compreendido, é empregado para designar um sistema ritual dos mais antigos da humanidade, partilhado por povos que se estendem da Ásia até o extremo sul da América. "Xamã" parece derivar de çaman, palavra empregada pelos Evenks siberianos para designar os seus especialistas rituais.