O que é um ambiente disfuncional?

Perguntado por: afernandes . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Saiba agora mesmo o que é e como evitar que isto aconteça em sua casa! Uma família disfuncional é aquela em que necessidades materiais, sociais, espirituais, afetivas e culturais deixam de funcionar corretamente. O resultado dentro do ambiente familiar podem ser crianças severamente afetadas psicologicamente.

A manipulação emocional, os comportamentos humilhantes, a falta de empatia e sensibilidade, problemas de comunicação e dependência são algumas das características que demonstram que uma família é disfuncional.

Essa questão de gênero está muito associada à ideia de família “desestruturada”, quando a criança não convive com ambos os genitores ou, principalmente, se ela passa a maior parte do tempo somente com a mãe.

7 maus hábitos que podem desestruturar sua família

  1. Brigas. As brigas precisam ser evitadas! ...
  2. Desorganização. Uma boa ideia para organizar a rotina familiar é criar um cronograma. ...
  3. Gastos. ...
  4. Agendas cheias. ...
  5. Não fazer uma refeição em família. ...
  6. Tecnologia em excesso. ...
  7. Comparações desnecessárias.

Conflitos e a ansiedade
Viver em um ambiente com muitos conflitos pode se tornar algo estressor para a pessoa, e para toda a família. E com o tempo todo esse estresse pode acabar evoluindo para um quadro de ansiedade, onde a pessoa se mantém em alerta frente ao possível conflito, mesmo que ele não ocorra.

Um pensamento disfuncional é caracterizado pela distorção da realidade. Ou seja, a pessoa faz uma interpretação errônea de uma situação e acredita fielmente nela. A partir das emoções geradas por esses pensamentos, surge o comportamento disfuncional.

Segundo o dicionário, disfuncional é algo que não funciona direito, cuja função está parcial ou completamente prejudicada.

Relacionamento disfuncional é o relacionamentos que, como a palavra diz, não funcionam, que acaba por não ter mais conexão afetiva, em que o casal já não se comunica entre si. É uma união que se mantém por conveniência, muitas vezes por conta dos filhos. A conexão de casal parece perdida.

Relações tóxicas são aquelas em que um indivíduo provoca mal-estar no outro, desconforto, relações tomadas por críticas, insultos, desprezo, xingamento, ridicularização e até intimidação”, esclarece. Toda a relação abusiva é tóxica; mas o contrário não é verdadeiro.

Consequências de uma família desestruturada
Envolvimento com drogas, gravidez precoce, depressão, problemas financeiros, baixa autoestima, transtornos, queda no rendimento escolar e o alcoolismo são alguns dos possíveis resultados dessa desestruturação.

Enquanto, o ambiente familiar hostil (AFH) é mais abrangente, fazendo-se presente em qualquer situação em que duas ou mais pessoas ligadas à criança ou ao adolescente estejam divergindo sobre aspectos... familiar hostil.

Seja cuidadoso com o que é dito próximo das crianças.
Evite falar coisas negativas, fazer acusações e, principalmente, xingamentos. Os pais são a maior fonte de exemplo e inspiração de uma criança, por isso, tudo o que for dito por você será replicado pelo seu filho.

Os pais emocionalmente ausentes são pais que, além de sua presença física, não desempenham nenhuma função, delegando ao seu parceiro a autoridade, a imposição dos limites, os cuidados e o apoio emocional.

Um fator de influência parece ser a existência ou não de um forte sistema público de assistência e apoio à população. Em países com programas de bem-estar social robustos, as pessoas simplesmente precisam menos de suas famílias e têm mais flexibilidade para manter ou não esses laços.

Dentre as diversas disciplinas que estudam o tema, a Psicologia entende a família como um conjunto de relações caracterizadas por influência recíproca, direta, intensa e duradoura entre seus membros (DE ANTONI, 2005).

Uma família disfuncional é aquela em que necessidades materiais, sociais, espirituais, afetivas e culturais deixam de funcionar corretamente. O resultado dentro do ambiente familiar podem ser crianças severamente afetadas psicologicamente.

Como bloquear as relações tóxicas em família?

  1. ter empatia.
  2. respeitar a intimidade e o espaço de cada um na relação familiar.
  3. pensar sempre antes de opinar ou comentar, para evitar falar algo do que você pode se arrepender.
  4. ter paciência.
  5. evitar agir de forma impulsiva.
  6. ser assertivo.
Continuar lendo E o meio ambiente?