O que é um aluno silábico com valor sonoro?

Perguntado por: anogueira5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

Silábico com valor sonoro: nesse nível a criança já tem maior domínio do alfabeto e passa a relacionar as sílabas com o seu fonema mais forte (geralmente vogais) – mas ainda é comum que a criança escreva a palavra com letras a mais ou a menos.

Silábico-alfabética:
Nesta fase a criança vê que não é possível escrever apenas com uma letra para cada sílaba. Como essa é uma transição da ”silábica” para a ”alfabética”, a criança começa a escrever algumas vezes representando a sílaba inteira, e em outras usando uma letra para cada sílaba.

O método silábico atende a um princípio importante e facilitador da aprendizagem: quando falamos, pronunciamos sílabas, e não letras ou sons separados, e opera com um fragmento que pode ser reconhecido sem preocupação sobre sua relação direta com o som da fala.

Escrever somente as consoantes de uma palavra e colocar ao lado a figura correspondente e pedir para que a criança complete com as vogais, ou escrever somente as vogais e pedir que complete com as consoantes. Ler em voz alta o que a criança tiver escrito para ela descobrir que o registro não faz sentido.

pré-silábica: não consegue relacionar as letras com os sons da língua falada; silábica: interpreta a letra a sua maneira, atribuindo valor de sílaba a cada uma; silábico-alfabética: mistura a lógica da fase anterior com a identificação de algumas sílabas; alfabética: domina, enfim, o valor das letras e sílabas.

Os cinco níveis de escrita segundo a psicogênese da língua escrita são os seguintes: nível pré-silábico, silábico, silábico-alfabético, alfabético e ortográfico.

Estar alfabético significa que a criança já domina as relações entre fonemas e grafemas, fazendo uso de forma pertinente na escrita de palavras. Já estar alfabetizado, significa que o aluno lê, compreende e produz pequenos textos com autonomia.

No nível da hipótese pré-silábica, a diferenciação entre a grafia de uma palavra e outra é inexistente, uma vez que os traços são muito semelhantes entre si. Somente o autor da escrita pré-silábica é capaz de identificar o que fez. Desta forma, a escrita nesta fase pode não funcionar como veículo de comunicação.

No caso da formação de leitores, quatro critérios possíveis seriam:

  1. fluência de leitura em voz alta;
  2. quantidade de páginas lidas por semana;
  3. variedade das leituras escolhidas;
  4. compreensão de texto.

Assim, esse processo obedece a uma linha evolutiva, que passa por quatro grandes níveis de escrita: pré-silábico, silábico, silábico alfabético e alfabético.

Método silábico
No método silábico, os alunos aprendem as famílias silábicas, que são associadas a desenhos ou palavras-chave. Assim, aprende-se a família do “b”, do “c”, do “d” e assim sucessivamente. Ao usar esse método, os educadores partem de unidades pequenas para só então abordar unidades mais complexas.

A criança com hipótese pré-silábica pode ter contato com textos mais longos, para além de listas. Dar como tarefa o recorte de letras do alfabeto, ensinar a letra inicial das palavras ou ser exposto somente ao trabalho com palavras. Pedir que os alunos escrevam usando letras maiúsculas e minúsculas ou letra cursiva.

Provavelmente, você que é mãe ou pai aprendeu a ler assim: primeiro as vogais, depois as consoantes. Juntavam-se as letras para formar as sílabas, e as sílabas para chegar à palavra. “B” com “o”, Bó; “l” com “a”, lá: fica “bo-la”.

São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica.

Geralmente, se uma criança começa a ler, sem receber lições, antes dos cinco anos, isto é considerado leitura precoce e pode significar hiperlexia. Nem todas as crianças hiperléxicas têm igual capacidade de ler, algumas lêem aos dois anos outras só aos quatro.

Nível alfabético
Neste nível, a criança, embora já alfabetizada, escreve ainda foneticamente (como se pronuncia), registrando os sons da fala, sem considerar as normas ortográficas da escrita padrão e da segmentação das palavras na frase.

Os quatro mais importantes são: nível pré-silábico, silábico sem valor sonoro e com valor sonoro, silábico-alfabético e silábico.

SUGESTÕES DE ATIVIDADES PARA HIPÓTESE SILÁBICA (COM OU SEM VALOR SONORO): - Atividades que reforcem a compreensão da relação grafema-fonema (letra-som) para que entenda a constituição de sílaba como, por exemplo, alfabetos cantados, bingo de letras, de rótulos, atividades com alfabeto vivo, atividades com fichários dos ...

Hipótese silábico-alfabética
Na etapa silábico-alfabética, os alunos que antes representavam cada emissão sonora com apenas uma letra não se contentam mais com isso, e nessa construção do conhecimento passam agregar mais letras para representar uma determinada emissão sonora.

A fase alfabética da leitura é alcançada quando a criança domina o aspeto qualitativo, ou seja, ele consegue diferenciar as diferentes letras umas das outras e interpretar seus sons. Assim, a criança tenta realmente ler o que está escrito ali.