O que é um aluno leitor iniciante?

Perguntado por: erezende . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.2 / 5 11 votos

Leitores iniciantes são aqueles que ainda gastam muito tempo no processo de decodificação das palavras, o que compromete sua compreensão do que leram.

Saber ler não pode ficar reduzido ao ato de decifrar códigos, formar leitores significa formar pessoas para que tenham a capacidade de compreender o mundo de diferentes formas.

Segundo Coelho (2000) existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico.

São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. O processo é seqüencial: cada etapa completa-se a partir da anterior.

Habilidades de leitura a serem analisadas
localizar informações explícitas em um texto; distinguir um fato da opinião relativa a esse fato; estabelecer relações lógica-discursivas presentes no texto; inferir o sentido de uma palavra ou expressão.

O bom leitor é aquele que com ampla leitura, entende o que lê, tem objetivos, responsabilidade com o que está lendo, quando inicia uma leitura, a faz até o fim. Segundo Botelho (2012), “um bom leitor é aquele que não é só bom na hora da leitura. É bom leitor porque desenvolve uma atitude de vida”.

Além disso, o leitor deve evitar expressões populares, gírias, vícios de linguagem, apresentando seu texto numa linguagem formal, ou seja, que segue a norma culta da língua. Importante destacar que, de acordo com o público, a linguagem pode ser mais descontraída, por exemplo, numa revista para adolescentes.

Sugerimos algumas práticas que podem melhorar a eficiência de leitura e de escrita de crianças e adolescentes.

  1. 1 Pontuar diferenças entre a fala e a escrita. ...
  2. 2 Fazer da tecnologia uma aliada. ...
  3. 3 Atuar como mediador entre a linguagem, o conteúdo e o aluno. ...
  4. 4 Promover uma cultura leitora. ...
  5. 5 Inovar e se qualificar.

A conclusão é que, na escola, os alunos aprendem a ler - mas não compreendem o que leem. É preciso virar esse jogo. Num mundo como o atual, em que os textos estão por toda a parte, entender o que se lê é uma necessidade para poder participar plenamente da vida social.

O leitor é convidado a assumir seu papel de coadjuvante da criação literária. Seu papel é auxiliar na construção de sentidos do texto, já que este não chega ao seu receptor pronto e acabado. O autor moderno não admite mais uma obra que não se deixa penetrar por elementos extra-textuais.

A autora identifica e caracteriza três tipos de leitores: leitor contemplativo/meditativo; leitor movente/fragmentado e o leitor imersivo/virtual. fragmentos, leitor de tiras de jornal e fatias de realidade” (SANTAELLA, 2004, p.

São eles: Nível pré-silábico (distinção entre desenho e escrita), Nível silábico (construção de formas de diferenciação das escritas, ou seja, quantas letras, quais as letras e como devem ser organizadas para que possam dizer algo), Nível silábico alfabético e alfabético (fonetização da escrita.

São eles os seguintes: leitura elementar, leitura inspecional, leitura analítica e leitura sintópica. Vamos apresentá-los! O primeiro nível é denominado leitura elementar, e compreende o processo de alfabetização funcional. É a capacidade de juntar sílabas, compreender frases e palavras e identificar as informações.

O leitor iniciante (a partir dos 6/7 anos) é a fase em que a criança começa a apropriar-se da decodificação dos símbolos gráficos, mas como ainda encontra-se no início do processo, o papel do adulto como “agente estimulador” é fundamental.

Este período caracteriza-se pelo leitor em processo de letramento. São os primeiros contatos com a expressão escrita da linguagem verbal, mas as imagens ainda predominam. Seu universo cultural se amplia e a produção e o reconhecimento da palavra escrita ganham espaço.

Nada deve ser imposto, mas o professor deve promover rodas de leitura, contação de histórias e aproximar as crianças de diferentes gêneros literários (vale incluir outros materiais impressos, como revistas, gibis e jornais), instigando conversas sobre o que foi lido. Envolver a família também ajuda muito.

Leitura inicial ou decodificação
Essa etapa acontece na Pré-Escola, é onde a criança aprende a relação entre os sons e as letras impressas, entre as palavras escritas e faladas. Assim, ela já consegue ler textos simples.

Veja abaixo os principais técnicas que auxiliam no processo de leitura.

  1. Ler com atenção. ...
  2. Sintetizar as principais ideias do texto. ...
  3. Ler nas entrelinhas. ...
  4. Manter o hábito da leitura. ...
  5. Praticar a leitura em voz alta. ...
  6. Variar a leitura dos textos. ...
  7. Produzir textos.