O que é um aluno disperso?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 16 votos

Por outro lado, se você é daquelas pessoas que não pode ter nenhum tipo de interferência na hora em que estiver realizando uma atividade que isso perturba e acaba com a sua concentração, provavelmente você é alguém disperso.

A falta de concentração pode estar associada a perturbação de Hiperatividade com Déficit de Atenção, sendo esta uma patologia em que a criança apresenta impulsividade e falta de atenção para tarefas comuns como ver televisão, realizar trabalhos de escola ou jogar um jogo de tabuleiro.

É PREGUIÇOSO – não procura realizar as atividades no tempo determinado para isso. É DEPRIMIDO, ISOLADO, ANTI-SOCIAL – ainda não desenvolveu hábitos e atitudes próprias do convívio social. É TAGARELA – Não costuma respeitar os momentos em que o grupo necessita de silêncio.

Confira abaixo algumas dicas:

  1. Faça uma coisa de cada vez. ...
  2. Faça pausas. ...
  3. Incentive a leitura. ...
  4. Treine a concentração: 10 minutos por dia são suficientes. ...
  5. Não peça muito ou pouco da criança. ...
  6. Elogie e incentive. ...
  7. Crie uma rotina para a sala de aula. ...
  8. Crie tarefas desafiadoras.

A desatenção é um padrão comportamental em que o indivíduo tem dificuldades em iniciar, permanecer envolvido e concluir uma tarefa. Dificuldades para organizar tarefas e atividades, para ouvir quando se fala com ele e para planejar ou executar ações.

“Quando o aluno não interage com os demais colegas pode ser por um traço de personalidade, timidez ou pode ser por uma dificuldade de acompanhar os conteúdos esperados para a faixa etária dele. É necessário que o professor perceba se este 'desinteresse' afeta a vida do aluno para além da escola”, salienta a pedagoga.

apresenta dificuldades na realização das atividades escolares. Toda atividade que inicia não consegue terminar apresentando desânimo. Ainda não memorizou a escrita do próprio nome e não reconhece as letras e os números. Esquece o que lhe é dito com muita facilidade, em questão de segundos.

Estudantes com esse transtorno se distraem com mais facilidade, podem ficar desatentos durante a aula e nem sempre acompanharão a explicação do professor. Além disso, tendem a ser mais hiperativos e, por vezes, até impulsivos, reagindo a situações negativas de maneira intensa.

Como vimos, a dificuldade de concentração pode ter diferentes causas, como depressão, Síndrome de Burnout, estresse, entre outros. Caso perceba algum sintoma relacionado ao problema, lembre-se de marcar uma consulta com um profissional especializado para que ele possa indicar o melhor tratamento para você!

Além dos sinais descritos acima, o aluno que vivencia a ansiedade no ambiente escolar pode:

  1. Parar de se socializar com colegas de classe;
  2. Apresentar elevada quantidade de falta;
  3. Possuir dificuldade de trabalhar em equipe;
  4. Desenvolver desatenção e inquietação;
  5. Enfrentar dificuldade para responder perguntas em aula.

A dificuldade de concentração pode ser causada por:
Ausencia familiar. Aulas pouco estimulantes. Transtornos de aprendizagem. Transtorno do déficit de atenção.

As smart drugs mais conhecidas

  1. Piracetam. Faz parte dos racetams, utilizados no tratamento de doenças neurológicas; ...
  2. Ritalina (Metilfenidato) Estimulante mais usado no mundo. ...
  3. Modafinil. ...
  4. Adderall. ...
  5. Ashwagandha (Withania somnifera) ...
  6. Bacopa monnieri.

De forma geral, os sintomas do TDAH são comportamentais, abrangendo desatenção, hiperatividade e impulsividade. Nem sempre a pessoa vai sofrer com todos eles ao mesmo tempo – é possível que um paciente com TDAH tenha sintomas de desatenção, mas não de hiperatividade, por exemplo.

A distração normalmente altera por um curto período apenas uma dessas atenções, enquanto o déficit de atenção prejudica pelo menos três delas. Alguns elementos que podem gerar distrações são o uso excessivo de eletrônicos, estresse, má alimentação, uso de álcool e drogas e algumas psicopatologias.

A dificuldade de aprendizagem ou transtorno de aprendizagem pode ser detectada a partir do quinto ano de vida da pessoa. E em alguns casos é necessário acompanhamento de um profissional. Normalmente, o estudante apresenta sintomas relacionados a problemas de atenção, ansiedade ou até mesmo inquietação.

Assim, podemos identificar um aluno desinteressado de várias formas: Não participa das atividades: O professor passa atividades e o aluno por diversas vezes não entrega ou não participa.

O primeiro termo se refere a um aluno que apresenta uma maneira diferente de aprender, mas não significa que ele não tenha essa capacidade de aprendizado. Logo, se refere a uma barreira ou obstáculo, que pode ter origem tanto cognitiva quanto cultural e emocional.

Faça encontros. Fazer encontros periódicos com os responsáveis para que entendam o que está acontecendo na educação de seus filhos é essencial e pode ajudar nessa tarefa. Por meio desses eventos, você pode passar um panorama e também informar de forma individualizada como está cada aluno.

Ao fazer um relatório de aluno com Déficit de atenção, descreva informações sobre a a sua personalidade, suas habilidades motoras, cognitivas e emocionais, bem como a relação observada do aluno com seus demais colegas e professores.