O que é um aluno bolsista?

Perguntado por: mjordao8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

substantivo masculino e feminino Estudante que recebe uma bolsa de estudos.

Para concorrer à bolsa integral, o estudante deve comprovar renda familiar por pessoa de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

Alunos bolsistas são, geralmente, extremamente dedicados, pois reconhecem que sem a bolsa de estudos talvez não tivessem a oportunidade de estudar em uma escola de qualidade. Com isso, acabam obtendo ótimos resultados em vestibulares importantes, levando com eles o nome da escola.

R$ 898,00

A média salarial para Bolsista no Brasil é de R$ 898,00.

Portanto, os bolsistas podem exercer atividade remunerada, especialmente quando se trata de docência como professores nos ensinos de qualquer grau. Para desempenhar outra atividade, é preciso autorização do orientador.

A Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, por exemplo, tem um programa chamado Bolsa Universidade. O estudante que acessar esse programa terá metade do valor da mensalidade custeado pelo governo e a outra metade paga pela instituição de ensino privada.

Bolsa de estudo é um auxílio financeiro voltado para estudantes, sejam eles do ensino básico, da graduação ou da pós-graduação. O objetivo é ajudar no custeio de mensalidades e nas despesas acadêmicas, o que inclui transporte, alojamento e material escolar.

Bolsas econômicas: são voltadas a pessoas de baixa renda. Bolsas acadêmicas: são concedidas aos estudantes com excelente desempenho nos estudos ou por participação em projetos científicos ou de monitoria. Bolsas esportivas ou artísticas: são voltadas aos alunos que se destacam em determinadas modalidades.

Como conseguir bolsa de estudos em escolas particulares?

  1. Motive seu filho a estudar. Para que seu filho consiga se destacar da concorrência por uma vaga na rede privada de ensino é preciso que ele esteja bem preparado. ...
  2. Tenha uma carta de recomendação. ...
  3. Inscreva seu filho em concursos de bolsa de estudos.

Bolsa integral: cobre 100% do valor da mensalidade do curso. Bolsa parcial: cobre 50% do valor da mensalidade do curso, cabendo ao aluno arcar com os custos da outra metade.

Este tipo de bolsa de estudo é destinado às famílias de estudantes que não possuem condições financeiras de arcar com o valor integral da mensalidade. Geralmente, a escola solicita uma comprovação da renda mensal familiar a fim de determinar se o estudante tem ou não direito à bolsa.

Para conseguir o benefício, não é necessário comprovar renda e passar por um processo de seleção. Basta pesquisar a escola de interesse e efetuar o procedimento de inscrição pela internet.

Definição da regra: A Lei da Bolsa Integral consiste na obrigatoriedade de toda escola particular com 500 alunos ou mais pagantes matriculados, deve destinar 5% de vagas com bolsa integral a alunos cujos pais não possuem renda suficiente para pagar as mensalidades.

A Lei nº 12.711/2012, sancionada em agosto deste ano, garante a reserva de 50% das matrículas por curso e turno nas 59 universidades federais e 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia a alunos oriundos integralmente do ensino médio público, em cursos regulares ou da educação de jovens e adultos.

Fiz todo o ensino médio em escola particular. Posso tentar o ProUni? Depende. Como podemos ver nos tópicos acima, os alunos que estudaram ou estudam em escolas particulares também podem participar, mas com um detalhe importante: eles precisam ter cursado todo o ensino médio com bolsa de estudos integral.

Entenda a bolsa
Esta modalidade constitui em doação civil concedida para realizações de estudos e de pesquisas e para sua disseminação à sociedade. Diferente do estágio, aqui os resultados não revertem economicamente para o doador ou pessoa interposta, nem impõem contraprestações de serviços.

Artigo 9º - A carga horária semanal a ser cumprida pelo aluno contemplado com a Bolsa de Extensão Universitária ou a de Incentivo Técnico Acadêmico deverá ser de, no mínimo, 10, e, no máximo, 15 horas, de conformidade com as especificidades de cada curso e as necessidades do Programa, Projeto ou atividade.

12 horas semanais

O trabalho desenvolvido deverá estar relacionado com a área de atuação e formação acadêmica científica e tecnológica do bolsista; O trabalho não pode ultrapassar o limite máximo de 12 horas semanais; O orientador deverá estar de acordo com o trabalho realizado.