O que é um alinhamento postural?

Perguntado por: tlessa . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

O alinhamento postural é uma técnica de terapia manual para alinhar o seu esqueleto, partindo do alinhamento do quadril, que é a base do nosso corpo. Depois alinhamos a coluna para que ela fique o mais ereta possível.

Objetivo da Avaliação Postural
Logo, a avaliação postural pode ser definida como uma análise da postura das pessoas que tem como função corrigir e prevenir possíveis alterações neuromusculoesqueléticas, que em algum momento podem se transformar em doenças.

Entre elas estão o yoga, o pilates e a Reeducação Postural Global (RPG), que, além de prevenirem as alterações na postura, ajudam a recuperar os desvios que já estão instalados.

Diversos métodos contribuem para manter o bom alinhamento do corpo. Conheça alguns deles: Pilates O método trabalha o core, formado pela lombar, pelo quadril e pelo abdome. A região é o centro de força do corpo e tem como principal função sustentar e manter o posicionamento do tronco.

Movimento para alinhar a coluna vertebral
Deite de barriga para cima com as pernas dobradas. Posicione um tubo de PVC (de 1 m x 10 cm) no chão e deite sobre ele, na vertical, com o apoio de toda a coluna e da cabeça. Mantenha as pernas dobradas. Abra os braços em cruz e mantenha cotovelos fixos no chão.

Pode ser sinal de alterações posturais como escoliose, lordose e cifose, ligadas diretamente ao problema da má postura. Visando esclarecer todas as suas dúvidas sobre o tema, destacamos neste artigo as causas dos desvios na coluna e o modo como a osteopatia pode ajudar no tratamento.

A coluna vertebral pode apresentar três tipos principais de desvios denominados: escoliose, cifose e lordose, sendo que cifose dorsal, lordose cervical e lombar já são as curvaturas naturais do corpo, ou seja, quando há um desvio excessivo, estas duas ganham os nomes de hipercifose e hiperlordose.

Conheça, a seguir, os equipamentos que ajudam os profissionais nas atividades de reeducação postural!

  1. Faixa elástica para exercício. ...
  2. Bola para exercício. ...
  3. Halteres tipo bola emborrachado. ...
  4. Acessórios de espuma. ...
  5. Carci Ring. ...
  6. Balancim. ...
  7. Maca.

Mantenha os ombros para trás
Deixar os ombros caírem para frente é uma tendência que você precisa evitar. Mantenha-os para trás e relaxados para não forçar demais o pescoço. Isso evita dores e tensões musculares.

A postura pode ser definida como o posicionamento do conjunto de ossos e articulações do corpo em determinado momento, responsável por fornecer equilíbrio no espaço e permitir a estabilidade corporal.

É um ato motor, realizado de forma inconsciente, resultante da relação dinâmica entre os segmentos corporais que se adaptam em resposta aos estímulos proprioceptivos. Não existe uma postura “normal”. Uma postura ideal é usada como ponto de referência, mas raramente o aluno irá ter uma “postura perfeita”.

Deve assumir o compromisso e responsabilidade de tentar manter essas alterações no seu dia-a-dia após a sessão. Não é possível estabelecer um tempo específico para reeducar a postura, já que depende de vários fatores, mas sem dúvida que a postura ativa do paciente é a chave do sucesso do tratamento.

Sim, é possível corrigir a postura errada. O primeiro passo é estar atento aos hábitos diários e como eles podem interferir na forma como você fica em pé, senta ou se deita. É preciso aumentar o nível de consciência corporal para entender quais movimentos estão sendo realizados de forma errada.

Um corretor postural pode trazer diversos benefícios para a melhora da consciência corporal, correção da má postura e alívio de algumas dores, como da cervical e ombros.

Você se olha no espelho e sua cabeça, ombros e quadris parecem desalinhados? Se você tiver dores nas costas ou no pescoço, fique na frente de um espelho de corpo inteiro e observe se a cabeça está inclinada para um lado, se um ombro é mais alto que o outro ou se um quadril parece elevado.