O que é um alelo mutante?

Perguntado por: enogueira . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Um alelo selvagem é aquele que é considerado "normal" para o organismo em questão, opondo-se aos alelos mutantes que se referem a modificações genéticas relativamente recentes para a espécie.

Alelos = São formas diferentes de um mesmo gene e ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos. Alelos letais = São alelos que podem ocasionar a morte de seu portador. Alelos múltiplos = São três ou mais alelos diferentes para um mesmo lócus. Cariótipo = Conjunto de cromossomos de uma determinada espécie.

Os genes alelos são aqueles que ocupam o mesmo lócus em cromossomos homólogos e estão envolvidos na determinação de um mesmo caráter. Os genes alelos podem ou não determinar o mesmo aspecto. Um exemplo é que uma pessoa pode ter um gene que determina a cor dos olhos castanhos e outro gene que determina a cor azul.

Mutantes são subdivididos de acordo com a extensão das habilidades, poder ou externo perceptível de que é manifestado, em seis categorias ou "níveis":

  • Mutantes nível Alfa. ...
  • Mutantes nível Beta. ...
  • Mutantes nível Delta. ...
  • Mutante nível Epsilon. ...
  • Mutantes nível Gama. ...
  • Mutantes nível Ômega.

Mutação é uma alteração que surge no material genético dos organismos. Pode ocorrer naturalmente ou ser induzida. Ela tem papel primordial na evolução. Mutação é uma alteração, natural ou induzida por algum agente mutagênico, que ocorre no genoma (material genético do organismo ou vírus).

Em meados de 1963, Stan Lee estava a mil. Sentado diante de uma máquina de escrever, ele criou quatro personagens de uma só vez – Ciclope, Homem de Gelo, Jean Grey e Professor X que seriam então desenhados por Jack Kirby.

Homozigoto Mutante: Possui a mutação nos dois cromossomos. Está associada com aumento dos níveis de protrombinae risco aumentado para eventos tromboembólicos.

Os genes alelos podem ser classificados de duas formas: dominantes e recessivos. Os dominantes são aqueles que impõem as suas características, ou seja, são os que determinam as características de uma espécie. É representado pela letra maiúscula que pode ser encontrada como (AA ou BB).

Cada organismo tem dois alelos para cada gene, sendo um em cada cromossomo. Se os dois alelos são idênticos, eles são chamados de homozigotos.

Os genes são fragmentos de DNA que contém informações genéticas do indivíduo. Os alelos, por sua vez, tratam de características específicas, por exemplo: a pigmentação do olho.

O gene A e o gene a podem sofrer uma, duas, três ou várias mutações, originando uma série de múltiplos alelos que controlam o mesmo caráter. Dessa forma, podemos dizer que os alelos múltiplos se originam por mutações de genes preexistentes. Esse fenômeno também pode ser chamado de poliaelia.

Os alelos podem ser dominantes ou recessivos. Denominamos de alelo dominante aquele que sozinho consegue expressar uma determinada característica. Já o alelo recessivo só consegue se expressar aos pares.

O espaço ocupado pelo gene em um cromossomo recebe a denominação de locus gênico. Por sua vez, o alelo é uma forma alternativa de um gene que pode produzir efeitos diferentes para uma mesma característica. Os genes alelos situam-se no mesmo locus em cromossomos homólogos.

Cromossomos homólogos e genes alelos
Enquanto cromossomos homólogos são cromossomos iguais, genes alelos são os genes que ocupam, nos cromossomos homólogos, a mesma localização do DNA. O DNA são os dados genéticos de uma pessoa (altura, cor dos olhos, formato do queixo, entre tantos outros).

Os mutantes no Universo Marvel são seres que nasceram com o gene x, que normalmente se ativa na adolescência (mas também pode ser ativado ao nascer ou mesmo na fase adulta) e se manifesta na forma de poderes.

A formação 2020 dos Mutantes tem também Esméria Bulgari (vocais e percussão), Vinícius Junqueira (baixo), Claudio Tchernev (bateria), Henrique Peters (teclados) e Camilo Macedo (guitarra e vocal).

As mutações do tipo germinativas são aquelas que podem ser passadas para os descendentes, enquanto as somáticas, não. Um bom exemplo de alteração somática é o câncer, enquanto boa parte das síndromes genéticas é originada da forma germinativa.

Seja nos quadrinhos ou nos filmes, o mutante conhecido como Apocalipse é frequentemente apelidado de “O Primeiro Mutante“. Nascido há milênios, En Sabah Nur é um dos principais vilões dos X-Men.

As mutações podem ocorrer em células de um organismo já desenvolvido (somáticas) ou nas células que originarão ovócitos e espermatozoides (germinativas).