O que é um advérbio de dúvida?

Perguntado por: usalgado . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.1 / 5 3 votos

Os advérbios de dúvida ou hesitação são aqueles que indicam incerteza ou hesitação nas frases. Exemplos: possivelmente, talvez, aparentemente, supostamente, provavelmente, acaso, casualmente, porventura, quiçá.

Os advérbios classificam-se de acordo com a ideia que exprimem. Dentre estes temos os advérbios de afirmação que, de acordo com o próprio nome, são utilizados para afirmar algo. Os principais advérbios de afirmação são: sim, realmente, perfeitamente, efetivamente, incontestavelmente, certamente, deveras.

Caracteriza a intensidade da ação verbal ou da qualidade do adjetivo (ou mesmo de outros advérbios). Alguns advérbios de intensidade são: “muito”, “pouco”, “bastante”, “demais”, “tanto” e “tão”. Exemplos: Ele falava pouco.

O advérbio refere-se a um verbo, a um adjetivo, a uma locução adjetiva, a um advérbio ou a uma locução adverbial, exercendo somente a função sintática de adjunto adverbial. Exemplos: Sempre trabalhou muito. (O advérbio de intensidade muito modifica o verbo trabalhar.)

7 – Advérbio de Dúvida: Possivelmente, provavelmente, acaso, porventura, quiçá, será, talvez, casualmente. Locuções adverbiais: por ventura, por acaso (Celso Cunha coloca 'por acaso' entre as de modo).

O advérbio é uma das 10 classes de palavras da Língua Portuguesa. De modo geral esse grupo se refere às palavras que modificam o verbo, ao acrescentar uma circunstância a ele. Mas o advérbio também pode estar relacionado a adjetivos e outros advérbios também.

O advérbio quando pode ocorrer com valor circunstancial expressando uma circunstância de tempo, indicando «em que ocasião» (ex.: «Ele decidiu levá-la a passear, mas não disse quando»). Pode ainda ocorrer em frases interrogativas directas ou indirectas (ex.: «Quando é que chegas?»).

Os advérbios de modo mais comuns são: bem; mal; melhor; pior; assim; aliás; depressa; devagar; como; sobretudo; quase; assim; ao léu; às claras; às pressas; à toa; à vontade; às escondidas; aos poucos; desse jeito; desse modo; etc. A maioria das palavras também são terminadas em – mente.

Os advérbios são palavras que modificam um verbo, um adjetivo ou outro advérbio. São flexionados em grau (comparativo e superlativo) e divididos em: advérbios de modo, intensidade, lugar, tempo, negação, afirmação, dúvida.

Advérbios de Negação: não, tampouco, nem, nunca, jamais, etc. Há também locuções de palavras que funcionam como um advérbio de negação, nestes casos são chamadas de Locuções Adverbiais de Negação.

Os advérbios de exclusão indicam exceção, afastamento ou retirada. Outros tipos de advérbios são: de lugar, de tempo, de modo, de negação, de dúvida, de intensidade, de afirmação, interrogativos.

Aí, aqui, acolá, cá, lá, ali, adiante, abaixo, embaixo, acima, adentro, dentro, afora, fora, atrás, detrás, além, aquém, defronte, antes, aonde, longe, perto, algures, nenhures, alhures. O advérbio de lugar indica um espaço ou uma posição, por exemplo: Minha casa é ali.

Os advérbios classificam-se de acordo com a ideia que expressam. Dentre estes, temos os advérbios de exclusão que exprimem expressam exclusão. Os principais advérbios de exclusão são: exclusive, menos, exceto, fora, salvo, senão, sequer, apenas. Este escritório é somente meu.

quando a palavra que anteceder o adjetivo e tiver o valor de quão, será advérbio de intensidade. Observe, então, as seguintes frases: Que linda você é! Que bagunça!

A Norma Gramatical Portuguesa reconhece sete grupos de advérbios: de lugar, de tempo, de modo, de negação, de dúvida, de intensidade e de afirmação.

O que é e como funciona o grau de advérbios? Essa classe de palavras não aceita flexão de gênero ou de número. Em outras palavras, advérbio é advérbio: não tem masculino ou feminino nem plural ou singular, como ocorre com o substantivo, o artigo ou o adjetivo. A única forma de flexão que o advérbio admite é a de grau.

Em (1), o advérbio modifica um adjetivo e, em (2), ele modifica um verbo. Além disso, percebemos que a posição desses advérbios também é diferente: em (1), ele antecede o termo modificado e, em (2), está posposto ao vocábulo modificado.