O que é um adenoma tubular com displasia de baixo grau?

Perguntado por: agil . Última atualização: 19 de maio de 2023
/ 5 4 votos

Adenomas tubulares são crescimentos anormais de células do intestino e, na maioria das vezes, são benignas. No entanto, como podem evoluir para um tumor ou mesmo para um câncer, merecem atenção e acompanhamento médico.

Os pólipos colônicos são lesões pré-cancerosas, que devem ser precocemente diagnosticados e tratados de forma adequada 1. O adenoma intestinal é uma lesão benigna que apresenta um potencial de malignização para displasia grave e, posteriormente, para adenocarcinoma invasivo 2.

O adenoma com displasia de alto grau é considerado uma ponte patológica entre uma lesão benigna e o câncer invasivo(14).

O adenoma de reto pode tornar-se cancerígeno? São raras as vezes em que um adenoma se torna câncer, mas, caso sua multiplicação fique anormal, com o passar dos anos, ele pode se tornar maligno. Nesse caso, é chamado de adenocarcinoma, um tipo de câncer agressivo, que tem sua multiplicação celular descontrolada.

Adenomas da glândula pituitária: mais frequente entre as mulheres, geralmente achados incidentalmente em algum exame de rotina. Podem ocasionar dores de cabeça , visão turva, impotência (em homens), infertilidade e relações sexuais dolorosas.

Tabagismo; Atividade sexual precoce; Infecções por herpes e clamídia, ou outras infecções sexualmente transmissíveis; Uso prolongado de anticoncepcionais orais.

Displasia é o nome dado para o desenvolvimento celular fora do normal, que pode gerar a má-formação de um tecido ou órgão de qualquer parte do corpo humano. Existem diversos tipos de displasias, que mudam de acordo com a região afetada do corpo.

Na maioria dos casos, não há sintomas durante o surgimento do pólipo colorretal, a não ser quando o tamanho do pólipo é maior do que dois centímetros, ou quando se trata de um pólipo canceroso. O sintoma mais comum é o sangramento retal.

O Adenoma da tireóide é um tumor benigno (nódulo) que cresce a partir do tecido da tireoide, podendo ser único ou múltiplo (váriosnódulos). Os tumores normalmente se manifestam em pessoas com mais de 40 anos, sendo que as mulheres são acometidas quatro vezes mais do que os homens.

O médico oncologista Rafael De Cicco explica que o adenoma é um tipo benigno de tumor que afeta glândulas em geral, podendo ocorrer em outras partes do corpo além da tireoide. “O adenoma de paratireoide é a presença desse tumor benigno das glândulas paratireoides.

Pólipo intestinal é algo comum de ser encontrada em procedimentos de colonoscopia (no intestino grosso ou reto). Sempre que aparecem neste exame, os pólipos já são removidos durante o procedimento e encaminhados para biópsia.

Assim, para prevenir essa doença séria, devemos promover um ambiente saudável para as células do intestino, o que inclui uma alimentação mais natural e fresca, rica em fontes de fibras, e realizar exames periódicos para flagrar e extrair eventuais pólipos formados ao longo da vida.

Mais que cinco pólipos
Quando a colonoscopia identificar pólipo maior que 10 mm ou mais de cinco pólipos ou de alto risco, o exame deve ser repetido após 3 anos.

Cerca de 6% dos indivíduos com idade superior a 60 anos pode abrigar um adenoma adrenal. Não foram descobertos ainda outros fatores predisponentes, e possibilidades de prevenção também é desconhecida.