O que é um adaptador bivolt?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 6 votos

Também é um aparelho de bivolt, ou seja, com dois níveis de tensão elétrica. Com um suporte para 250 volts, ele pode se conectar a fontes elétricas de 110 volts e de 220 volts.

Ressalta-se que nesses casos a utilização de adaptadores é extremamente perigosa, pois pode gerar uma sobrecarga e causar um incêndio.

Não recomendamos o uso de adaptadores, orientamos que o aparelho seja ligado em uma tomada de 20 Amperes.

Como saber se um aparelho é bivolt? A maioria dos aparelhos elétricos vem com uma etiqueta de identificação, mostrando qual a voltagem do produto eletrônico.

carregadores de celular, pilhas, notebooks e outros itens tecnológicos costumam ter sistema bivolt, alternando a tensão a depender do padrão utilizado na região do usuário. eletrodomésticos em geral: no Brasil existe uma lei, há quase uma década aprovada, que a totalidade dos itens comercializados devam ser bivolt.

Os transformadores são equipamentos responsáveis por alterar a tensão elétrica (os volts), seja para aumentar ou diminuir, o que permite que aparelhos elétricos de 220V possam ser ligados em tomadas de 110V, por exemplo.

Para que a tomada seja de 110V, basta ligar um fio com a fase e o outro com o neutro. Desta forma, teremos 110V como potência total. Para que a voltagem seja de 220V, ligamos as duas fases, que como citamos, possui 110V cada e deixamos o neutro solto.

Então, o que é um produto bivolt? Para essa pergunta, a mesma explicação: são eletrônicos de dupla voltagem, que contam com transformadores de voltagem em sua estrutura. Portanto, podem ser ligados em tomadas de voltagens 127V e 220V, sem problema algum.

O derretimento ou escurecimento do material plástico no entorno dos furos da tomada está relacionado às sobrecargas de corrente. Isso ocorre quando há um descompasso entre os valores de intensidade – medida em amperes (A) – oferecidos pela tomada e exigidos por um dispositivo ligado a ela.

Nunca usem adaptadores. Adaptadores e extensões não garantem segurança de uso e são potenciais “ladrões” de corrente. Podem super aquecer, causar choques elétricos, curto circuitos e aumento de consumo. Não troquem a tomada da sua Air Fryer.

Não. Os adaptadores de tomada não devem ser utilizados, pois podem causar danos no cabo de força do aparelho.

Que devido à grande potência, necessita de conectores que suportem a tensão elétrica gerada pelo aparelho. Neste caso, recomenda-se a troca da tomada da sua residência para uma com 4,8 mm de diâmetro. Não aconselhamos a utilização de adaptadores.

20A

Plugues e tomadas padrão 20A
Este padrão é utilizado por equipamentos que exigem maior capacidade como geladeira, micro-ondas, aspirador de pó, forno elétrico, máquina de lavar roupas, secadoras e etc.

Se seu aparelho for bivolt automático, não há o que se preocupar, pois existe um circuito eletrônico protetor que detecta e opera na tensão da tomada. Na maioria dos casos, os aparelhos bivolt automáticos funcionam em tensões de 100 a 240 volts.

Agora, se você ligar um aparelho 220V numa tomada 110V, ele não vai queimar, mas vai funcionar com metade da potência necessária porque a corrente elétrica não será suficiente.