O que é um abdómen globoso?

Perguntado por: dandrade . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Abdome globoso: aumento do diâmetro anteroposterior, por exemplo: gravidez, ascite, obesidade (Imagem 5). Abdome escavado: retração da parede abdominal. Exemplo: pessoas muito emagrecidas (Imagem 6).

A classificação mais utilizada do abdome agudo é de acordo com o seu processo desencadeante:

  1. Abdome agudo obstrutivo.
  2. Abdome agudo perfurativo.
  3. Abdome agudo vascular isquêmico.
  4. Abdome agudo inflamatório.
  5. Abdome agudo hemorrágico.

Sinal de Murphy
O sinal de Murphy acontece quando o paciente reage em sua respiração de forma rápida à palpação profunda da vesícula biliar. Dessa forma, palpa-se o ponto biliar ou ponto cístico, no hipocôndrio direito e pede-se para o paciente inspirar profundamente.

Sinal de Torres Homem
Realizado quando na história clínica há a suspeita de abscesso hepático, com dor em HD, febre. Manobra: vai percutir toda a loja hepática da linha mediana até a linha axilar anterior indo em busca de dor. Dor circunscrita e localizada = Sinal de Torres Homem Positivo.

O abdome agudo do tipo perfurativo é a terceira causa mais comum. Tem uma mortalidade de 10%. O hemorrágico é considerado raro, com uma taxa de 2% apenas de pacientes que procuram o serviço de urgência. Entretanto, ele possui uma maior taxa de mortalidade, 40 a 100%.

Quais os tipos de abdominais?

  • Abdominal Canivete. ...
  • Abdominal Canivete Cruzado. ...
  • Abdominal Roll Up. ...
  • Abdominal Sprinter ou Bicicleta. ...
  • Abdominal Boxeador. ...
  • Abdominal com elevação do quadril. ...
  • Abdominal em Posição de Prancha Alta com Rotação.

A palpação é a parte do exame que mais oferece informações ao profissional. Nesse momento, o médico poderá identificar hérnias, massas e eventuais anormalidades nos órgãos.

REGISTRO DO EXAME NORMAL: abdome plano, sem abaulamentos, cicatrizes ou hérnias. Procedimento: 1. Deve ser realizada logo após a inspeção abdominal, para que as manobras de palpação e percussão não influenciem no peristaltismo.

Os diagnósticos mais comuns de Abdome Agudo Inflamatório são Apendicite Aguda, Colecistite Aguda, Diverticulite Aguda e Pancreatite Aguda(3).

A forma mais segura de identificar o tipo de gordura corporal é através de exames clínicos, como a medida da circunferência abdominal (máximo 90cm em homens e 84 em mulheres).

O Sinal de Kehr faz parte dos sinais clínicos para avaliação da região abdominal. Ele é positivo quando há dor aguda, intensa e repentina sentida na ponta do ombro, desencadeada principalmente quando o paciente é colocado na posição de Trendelemburg e quando estão deitados e com o membro inferior levantado.

Sinal para pesquisa de peritonite de etiologia apendicular. O sinal é positivo quando, ao comprimir-se o abdómen na fossa ilíaca direita, a descompressão brusca desperta uma dor aguda.

Sinal de Blumberg: Dor à descompressão brusca no ponto de McBurney. Pode ser indicativo de apendicite. Sinal de Rovsing: Dor no quadrante inferior direito ao realizar a palpação do quadrante inferior esquerdo do abdome. Pode indicar apendicite aguda.

A segunda técnica é a “manobra em garra” ou processo de Mathieu, no qual o examinador deve estar à direita do paciente, e apoia as polpas digitais no rebordo costal, como se estivesse tentando “entrar por baixo do rebordo”, e pede-se que o paciente inspire, para que assim ocorra a descida do fígado.

Sinal de Jobert: perda da macicez hepática durante a percussão do hipocôndrio direito, que indica a presença de perfuração de víscera oca em peritônio livre, como na úlcera péptica. Durante a palpação do abdome, há rigidez involuntária com descompressão brusca positiva em todo o abdome (“abdome em tábua”).

Ao percutir o espaço de Traube o normal é que o som seja timpânico. Caso o baço esteja aumentado pode-se encontrar um espaço de Traube com som maciço à percussão uma vez que o baço passa a ocupar esse espaço, e sendo o baço um órgão sólido gera tal som maciço.

O Abdome Agudo é uma situação frequente em serviços de emergência. Em certas situações, este pode ser devido a uma patologia potencialmente grave e fatal (úlcera perfurada, gravidez ectópica rota ou isquemia mesentérica). Em outras situações, pode ser causado por doenças benignas, como diarreia aguda ou dispepsia.

O ultrassom abdominal total usa ondas sonoras para produzir imagens das estruturas no abdome superior. É usado para ajudar a diagnosticar uma dor ou distensão (aumento) e avaliar os rins, fígado, vesícula biliar, ductos biliares, pâncreas, baço e aorta abdominal.

Abdome agudo inflamatório (AAI)
É causada por processo inflamatório e/ou infeccioso em cavidade abdominal, órgãos ou estruturas adjacentes. Costuma cursar com manifestações de peritonite e alterações de ritmo intestinal. Caracteriza-se por dor de início insidioso e intensidade progressiva.

Por muito tempo, o ato de perder barriga esteve associado à prática de fazer abdominais. No entanto, os exercícios abdominais não ajudam a queimar gordura localizada. Eles, na verdade, têm a função de fortalecer e aumentar a resistência e o volume dos músculos do abdômen.

O abdominal bicicleta, segundo o estudo, foi o exercício mais eficaz quando se analisou a atividade muscular nos abdominais. Para realizar este abdominal, deite-se de costas com a parte inferior das costas pressionada contra o chão, traga os joelhos em direção ao peito e levante as omoplatas do chão.