O que e ultravioleta exemplos?

Perguntado por: lsales . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 10 votos

A radiação ultravioleta, também conhecida pela sigla UV, pode ser subdividida em três tipos de raios, UVC, UVB e UVA, de acordo com o seu comprimento de onda. A camada de ozônio que envolve a Terra consegue absorver grande parte desses raios, impedindo que boa parte deles chegue à superfície terrestre.

Essa camada forma-se na atmosfera terrestre, entre 12 e 32 km de altitude aproximadamente, e atua como um escudo, impedindo que a maior parte da radiação ultravioleta alcance a superfície do planeta. A radiação ultravioleta pode ser classificada em três tipos: UVA, UVB e UVC.

A radiação UV se divide em três faixas de energia distintas: UVA (320 nm a 400 nm), UVB (290nm a 320 nm) e UVC (200 nm a 290 nm). Entre elas, a mais danosa e energética é a UVC. Porém, felizmente, ela não atinge a superfície da terra, pois é filtrada pela camada de ozônio.

Dentre as diferentes ondas classificadas a partir do comprimento de onda, apenas a luz ultravioleta é capaz de penetrar na pele e influenciar na saúde cutânea. Ela é subdividida em três classes — UVA, UVB e UVC — e a seguir vamos ver em detalhes cada um desses tipos.

O sol emite raios de luz de diferentes frequências de onda e, consequentemente, diferentes radiações eletromagnéticas. Cada frequência gera um tipo diferente de cor, sendo a cor violeta a de maior frequência que nossa visão é capaz de enxergar. O que excede essa frequência é considerado ultravioleta.

A principal fonte natural de radiação ultravioleta é o Sol, e sua incidência representa menos que 9% da energia solar do espectro eletromagnético. Destes quase 9% de radiação solar, 0,56% correspondendo ao UVA, 1,36% ao UVB e 6,8% ao UVC.

A radiação ultravioleta da luz solar é crucial para a síntese de vitamina D na pele e em outros aspectos fisiológicos da vida humana. Entretanto, ocasiona uma variedade de efeitos patológicos, como queimaduras, mudanças de pigmentação da pele, alterações imunológicas e neoplasias.

raios gama

Os raios gama são os mais perigosos. Atravessam o corpo e deformam as células, podendo levar a vários tipos de câncer.

O Sol emite energia em praticamente todos os comprimentos de onda do espectro eletromagnético.

Para ter acesso ao Ultravioleta não há regra de renda mínima, mas uma análise de crédito é realizada para a disponibilização do cartão. Essa análise é feita de maneira automática no momento do cadastro de novos clientes no Nubank, e também mensalmente para quem já possui nosso cartão roxinho.

A luz ultra violeta (UV) sempre está presente, apesar de ser invisível aos nossos olhos. Tecnicamente, trata-se da parte invisível do espectro solar, com comprimentos de onda mais curtos do que 400 nm.

As lâmpadas fluorescentes emitem raios UV, que são filtrados por uma camada interna e transformados em luz visível; por não produzir calor, essas lâmpadas também são chamadas de "luz fria". A luz negra também emite raios UV e possui diversas aplicações, como leitores óticos, enfeites de festas e lanternas.

Endurecimento de revestimentos com radiação ultravioleta

  • Desinfecção de superfícies, materiais de embalagem, água.
  • Tratamento de águas.
  • Cura UV.
  • Activação e limpeza de superfícies.
  • Degradação de odores, óleos e poluentes.
  • Processos fotoquímicos.

Raios ultravioleta (UV).

A radiação ultravioleta (RUV) compreende um espectro de ondas eletromagnéticas de diferentes comprimentos de onda, subdivididas por conveniência em três bandas, que são medidas em nanômetros (nm): (1) UVA (“luz negra”), 315 a 400 nm; (2) UVB, 280 a 315 nm; e (3) UVC (que é germicida), 200 a 280 nm.

- Como pode ser detectada a sua presença? Existem espectrômetros detectores de ondas ultravioleta. - Como é produzido este tipo de onda? Nas máquinas de raio-X, a radiação é produzida freando-se feixes de elétrons que foram acelerados a grandes velocidades.

A radiação ultravioleta serve como elemento fototerápico, germicida, produtora de vitamina D, bronzeadora artifical, aceleradora das polimerizações, eliminadora de dados em chips de memória e visualizadora de substâncias invisíveis a olho nu, tornando-as fluorescentes.