O que é UF de um capacitor?

Perguntado por: oneves . Última atualização: 20 de maio de 2023
4 / 5 15 votos

A Capacitância é sua principal unidade de medida e está relacionada com a voltagem (V). Quanto maior for a tensão (Voltagem), menor a capacitância (Uf).

Podemos sempre usar um capacitor de mesmo valor e tensão maior que a especificada, sem problemas. O único problema que pode ocorrer é que o capacitor de maior tensão, por ter um dielétrico mais grosso, pode ser maior em tamanho, o que em alguns, se as dimensões forem muito maiores, pode dificultar sua instalação.

Procure por um valor de tolerância.
Por exemplo, um capacitor rotulado como: "6000 uF + 50%/-70%" pode ter uma capacitância tão alta quanto 6000 uF + (6000 * 0,5) = 9000 uF, ou tão baixa quanto 6000 uF - (6000uF * 0,7) = 1800 uF.

Os capacitores eletrolíticos de alumínio SMD usam três símbolos no seu código de identificação, sendo dois números para a capacitância e uma letra para a tensão de trabalho. A letra pode ser intercalada ao número, substituindo a vírgula decimal. Por exemplo, F33 indica um capacitor de 33 uF x 25 V.

Para descobrir qual é o seu valor basta dividir a tensão pela corrente, no caso do nosso exemplo é 127 divido por 2, que é igual a 63,5 ohms. Entenda que usamos ohm porque a reatância indutiva é uma resistência, e a unidade de resistência é ohm!

UF é a abreviação utilizada para Unidade Federativa, no qual os 26 estados brasileiros mais o Distrito Federal, contém seu próprio código de identificação. Portanto, a UF do RG é a sigla do estado em que a carteira de identidade foi emitida.

Um farad corresponde à capacidade de armazenamento de energia elétrica de um capacitor ou condensador ou de um sistema de condutores, entre cujas placas exista uma diferença de potencial elétrico (tensão) de 1 volt (1 V), quando está carregado de uma quantidade de eletricidade igual a um coulomb (1 C).

Não é aconselhado alterar o valor original da capacitância quando houver necessidade de substitui-lo. Como exemplo, na instalação de um capacitor de 12 µF 250V no lugar de um de 10 µF 250V, a corrente elétrica será maior e a vida útil do motor do ventilador será bem menor.

Se a capacitância for maior do que a do capacitor original, o ventilador aumentará sua velocidade, porém o motor poderá não suportar um funcionamento por um período mais longo e o superaquecimento terminará por causar um curto-circuito e até mesmo um incêndio em sua residência.

Um capacitor com uma capacitância maior pode armazenar bastante carga e um capacitor com uma pequena capacitância vai armazenar uma quantidade pequena de carga.

Os capacitores do tipo plate podem ser encontrados em valores que se situam na faixa dos 0,56 pF até 4 700 pF ou seja 4,7 nF. Para valores até 82 pF, a indicação é feita com a utilização da letra p em lugar da vírgula e o número indicando o valor em picofarads.

Muitas vezes é útil poder usar uma calculadora de conversão de capacitância como a acima, mas muitas vezes a pessoa se familiariza com as conversões e os equivalentes populares como 1000pF é um nanofarad e 100nF é 0,1µF.

farad

A unidade de medida de capacitância é o farad (F), ou, coulomb por volt (C/V), nas unidades do Sistema Internacional de Unidades (SI).

Conforme mencionamos, os capacitores servem principalmente para armazenar cargas elétricas. Eles também são aplicáveis a circuitos alimentados por correntes elétricas alternadas, quando se deseja a formação de uma corrente elétrica contínua, no caso de eletrodomésticos como máquinas de lavar e geladeiras.

O melhor capacitor para seu ventilador de teto é, sem dúvida, aquele que possui capacitância* igual ao original do produto.

A pergunta é simples e a resposta também: Pode sim! Veja o porquê. A capacitância é o valor pelo qual o capacitor é denominado e para o qual foi fabricado. O valor real da capacitância pode apresentar uma tolerância (uma diferença), em relação ao valor nominal.

Tensão de Operação de um Capacitor
Todos os capacitores trazem indicada sua Tensão de Operação Máxima, que é o maior valor de tensão elétrica contínua que pode ser aplicado entre seus terminais sem que o componente seja danificado.

No geral, o código consiste em 2 ou 3 números mais uma letra (opcional) para representar a tolerância. Se um código consistir em apenas dois números, a capacitância do componente será dada em pF (picofarads), como por exemplo, 56 = 56 pf.

O capacitor basicamente tem como principal característica adiantar a corrente em relação à tensão no motor, afinal de contas, ele precisa carregar todas suas placas para que haja tensão. Assim, a corrente acontece antes.