O que é Tupã para os índios?

Perguntado por: lfrutuoso5 . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

O nome Tupã (o Deus do Trovão dos indígenas) é uma homenagem aos primitivos habitantes do local. O desenvolvimento do município teve a participação dos imigrantes letões, japoneses, portugueses, italianos e espanhóis.

O Tupã é capaz de realizar 205 operações de cálculos por segundo e processar em um minuto um conjunto de dados que um computador convencional demoraria mais de uma semana.

Tupã, foi fundada em 12 de outubro de 1929, por Luiz de Souza Leão numa região de floresta virgem, localizada no espigão dos rios do Peixe e Feio (ou Aguapeí), traçado da Ferrovia. O nome escolhido - TUPÃ (o Deus do Trovão ou Espírito Bom), evoca uma homenagem aos primitivos habitantes do local, os índios.

Significado de Tupã
[História] Deus; nome que os jesuítas, no processo de catequização dos índios, davam a Deus, ao criador do universo. [Gramática] Palavra grafada com letra maiúscula.

Como o índio chama o Sol E a Lua? O povo Tupi-Guarani acreditava em um deus supremo, que chamavam de deus do trovão e o denominavam “TUPÔ. … Acreditavam também em um deus do sol (Guaraci) e em uma deusa da lua (Jaci).

Afirmar que os índios eram descendentes de Ofir, do patriarca e das gentes que viviam nas terras ofíricas, não implicava em postular que a origem dos índios fosse hebraica.

Muitos povos indígenas acreditam em deuses e seres mitológicos ligados a elementos da natureza, e o território é o espaço físico onde essas divindades se manifestam. Ou seja: a terra não é apenas o lugar onde os índios moram. É um elemento central da religião e da identidade cultural deles.

Os índios adoravam vários deuses, admitiam uma trindade superior composta por Guaraci (o sol), Jaci (a lua) e Perudá ou Rodá (deus do amor). O chefe religioso da aldeia era o pajé, que possuía poderes mágicos. Adoravam as forças da natureza (vento, chuva, relâmpago, trovão) e tinham medo dos maus espíritos.

Com a ajuda da deusa lua Araci, Tupã desceu à Terra num lugar descrito como um monte na região do Aregúa, Paraguai, e deste local criou tudo sobre a face da Terra, incluindo o oceano, florestas e animais. Também as estrelas foram colocadas no céu nesse momento.

O Tupã está instalado na Av. Victor Ferreira do Amaral, no complexo esportivo do Pinheirão. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 14h às 21h. Os ingressos diretamente na bilheteria ou antecipadamente através do site do Park, com valores de R$25 nos dias de semana e R$45 aos finais de semana e feriados.

Sepultamento em pirâmide de terra
Depois de fazerem a sepultura, os índios se reúnem em torno do fogo para beber o Kiki e cantar e dançar as ações do morto. A duração do rito depende da importância do falecido dentro da tribo.

Fundada em 12 de outubro de 1929, por Luiz de Souza Leão em uma região de floresta virgem, entre os rios do Peixe e Feio (ou Aguapeí), hoje, Tupã possui quase 66 mil habitantes (IBGE/2020) e é uma Estância Turística desde 2003.

Conheça os principais deuses da Mitologia Indígena

  • Tupã – deus trovão. Tupãs é um deus do trovão que normalmente é considerado como uma divindade suprema e criadora. ...
  • Guarací – deus sol. ...
  • Jaci – deusa lua. ...
  • Anhangá – deus do submundo. ...
  • Caiporas. ...
  • Iara – deusa das águas.

A característica comum dos povos indígenas brasileiros no que tange à religião é o xamanismo. É o xamã o responsável pela condução dos rituais. Entre os povos tupi-guarani, o xamã é denominado pajé, a pessoa que lida com as conexões entre seres vivos, a natureza, humanos vivos e mortos.

Mitologia brasileira

  • Tupã: o criador da natureza e dos seres humanos;
  • Jaci: deus a da lua e da noite;
  • Guaraci: deus do Sol;
  • Yorixiriamori: deus do encanto das mulheres e do ódio dos homens.

JACI: Significa “Lua”. Tem origem na palavra do tupi yacy, que quer dizer literalmente “Lua”.

Kûara Hotel on Instagram: “O nome “Kûara” significa Sol em Tupi.

De acordo com o Dicionário do Folclore Brasileiro de Câmara Cascudo, Guaraci significa o Sol no idioma tupi.

A hipótese mais aceita para explicar a origem dos índios brasileiros é a de que eles são descendentes de povos asiáticos que atravessaram o estreito de Bering há 62 mil anos. Estudos arqueológicos recentes estabelecem a chegada dos primeiros habitantes do Brasil à Bahia e ao Piauí entre 20 mil e 40 mil anos atrás.

Esses habitantes nativos e suas comunidades foram chamados pelos europeus de indígenas, fazendo referência às Índias, local ao qual os portugueses acreditavam ter chegado.

De acordo com ele, todos os indígenas das Américas descendem de uma única população que chegou ao Novo Mundo vinda do leste asiático, através do estreito de Bering, há cerca de 20 mil anos.