O que é tumor epitelial benigno?

Perguntado por: egoncalves7 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Os tumores epiteliais de ovário benignos não se disseminam, e geralmente não causam doenças graves. Existem vários tipos de tumores epiteliais benignos, incluindo os cistoadenomas serosos, cistoadenomas mucinosos e os tumores de Brenner.

Tumor benigno pode evoluir para maligno? Existem alguns tipos que podem sim passar de benigno para maligno – daí a importância de realizar acompanhamento médico periodicamente. Isso acontece porque, inicialmente, eles não apresentam mutações genéticas que são responsáveis pela disseminação da doença no corpo.

A dor é um sintoma que pode ocorrer nas neoplasias malignas e, muito provavelmente, é o sintoma mais temido pelos pacientes. Contudo, é possível mitigá-la de modo significativo com avaliação e tratamentos adequados.

É importante saber que a maioria dos tumores benignos não possuem risco de desenvolvimento e/ou evolução para o câncer. Converse com seu médico, ele é o profissional indicado para lhe orientar, indicar tratamento e acompanhamento de seu caso.

Quais sintomas um tumor benigno pode manifestar?

  • Nódulos.
  • Sangramentos;
  • Dor de cabeça, tontura ou problemas na visão;
  • Perda de apetite ou de peso;
  • Dores e desconfortos no local onde surgiu;
  • Dificuldades na respiração.

A única forma de saber se um tumor é benigno ou maligno é procurando a ajuda de um médico especialista.

Os tumores benignos, têm um crescimento organizado e lento, assim, apresenta limites bem demarcados que já ficam restritos a uma cápsula fibrosa. Dessa forma, elas não se espelham para tecidos vizinhos nem desenvolvem metástases.

O tempo varia de acordo com a agressividade do tumor. No caso das doenças mais agressivas, pode levar poucas semanas, nas mais indolentes pode demorar muitos meses.

É o oncologista o médico capacitado para tratar o tumor — seja ele benigno ou maligno —, inclusive para prescrever tratamentos de quimioterapia, hormonioterapia e imunoterapia, quando necessários.

O câncer é a forma maligna do tumor, com a capacidade de crescer desordenadamente e se disseminar para outras regiões do corpo, enquanto os tumores benignos possuem crescimento ordenado e com limites bem definidos.

[ Medicina ] Que não apresenta carácter grave; que não causa danos fatais (ex.: hipertrofia benigna da próstata; quisto benigno).

Se for possível notar a protuberância que provocam, recebem o nome de tumores, neste caso ainda possuem diâmetros maiores de 3 cm. São considerados nódulos quando menores que isso.

Pode envolver cirurgia, radioterapia, quimioterapia, imunoterapia e muitas vezes algumas dessas modalidades combinadas entre si. Algumas neoplasias benignas podem não necessitar de tratamento, sendo necessário somente acompanhamento e observação.

Na maior parte dos casos, os tumores ósseos benignos se desenvolvem de forma assintomática. O paciente só percebe sua presença quando ele toma um tamanho significativo, através de uma espécie de massa ou nódulo local. E é justamente por esse motivo que precisa ser acompanhado e tratado adequadamente.

Por conta de sua necessidade de tratamento e maior risco, os pacientes com neoplasia maligna têm direito a aposentadoria por invalidez, já que mesmo estando curados podem se tornar incapacitados de exercer suas atividades profissionais.

Dor característica
Algumas peculiaridades da dor causada por tumores podem ser observadas na maioria dos pacientes. Ela pode piorar à noite, por exemplo, ou se tornar constante. Por vezes, é aliviada com a movimentação. Na maioria das vezes, surge nas costas ou no pescoço.

Várias neoplasias são passíveis de cura, principalmente quando diagnosticadas precocemente. O primeiro passo é identificar a região, o tipo e o estágio em que o tumor se encontra. No caso das neoplasias benignas, muitos quadros são resolvidos pela remoção do tumor, não sendo necessários outros tratamentos.

É o caso do sarcoma ósseo, um tipo de câncer dos ossos. De acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido (NHS, semelhante ao SUS brasileiro), o tipo raro de neoplasia pode causar dores nas pernas, atrapalhando a caminhada da pessoa acometida pela doença.

Quando um nódulo na mama é preocupante? Todo nódulo palpável na mama deve ser analisado. Nódulos espessos, endurecidos e de bordas irregulares são mais preocupantes e merecem uma atenção especial, devendo ser avaliados prontamente por profissional médico e realizados os exames necessários.

O que são? Nódulos benignos são fruto de um crescimento aumentado que ocorre nas estruturas elementares da mama denominadas ductos e estroma. Sua causa não esta completamente esclarecida, no entanto há fortes indícios de que os hormônios femininos que surgem após a primeira menstruação (menarca) estejam envolvidos.

O que é um tumor benigno
Há vários exemplos de tumores benignos que são comuns, como: Pólipos: mais encontrados no intestino, após uma colonoscopia; Lipomas: tumor composto por gordura que pode surgir em qualquer local do corpo; Miomas: formados por fibras e tecido muscular e que aparecem na cavidade uterina.