O que é TTPA alargado?

Perguntado por: aaraujo2 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 14 votos

Um TTPa prolongado pode ser decorrente da deficiência de um fator de coagulação ou da presença, no plasma, de um inibidor de um fator de coagulação específico (p. ex., anticoagulante lúpico). Mistura-se um volume de plasma do paciente com um mesmo volume de um doador saudável.

O TTPA analisa a via intrínseca e comum da cascata da coagulação. O TTPA é relativamente mais sensível às deficiências dos fatores VIII e IX do que às deficiências dos fatores XI e XII ou fatores da via comum, mas, na maioria das técnicas, níveis de fatores entre 15% e 30% do normal prolongam o TTPA.

As causas mais comuns de TTPa prolongado são: coagulação intravascular, disseminada, doença hepática, anticoagulantes circulantes, terapia com heparina, hemofilias A e B, uso de anticoagulantes orais, deficiência de vitamina K e hipofibrinogenemia.

INTERFERENTES: Antibióticos, anticoagulante orais, heparina, epinefrina, contraceptivos orais, estreptoquinase.

O coagulograma permite diagnósticos variados, como, por exemplo, doenças hematológicas, intoxicações, doenças infecciosas e entre outras. Ele também avalia o risco de sangramento em procedimentos ou em vigência do uso de medicamentos.

Se o coagulograma indicar qualquer alteração, o procedimento deve ser suspenso. Na clínica médica diária, é pedido para investigar sangramentos espontâneos ou fazer diagnóstico diferencial de sangramentos uterinos disfuncionais nas mulheres.

Resultados entre 21.00 e 32.00 são considerados normais. Resultados maiores que 32.00 são considerados altos e indicam que há uma deficiência na coagulação. As causas mais comuns de TTPA aumentado são uso de heparina não fracionada e algumas doenças hereditárias como a hemofilia. É importante o acompanhamento médico.

O valor de referência do TTPa para uma pessoa saudável deve variar entre 24 a 40 segundos.

Determinar a sensibilidade dos fatores da coagulação Os testes de TP e TTPA são considerados testes de triagem da coagulação. É importante conhecer a sensibilidade destes testes na identificação da deficiência de diferentes fatores da coagulação.

O valor de referência geral para o TTPa é de 30 a 40 segundos. Valores inferiores caracterizam um TTPa encurtado e valores maiores, um TTPa alargado. É importante ter atenção com resultados de TTPa acima de 70 segundos, pois esse valor sugere ocorrência de sangramentos espontâneos.

O TAP pode ser dosado antes de procedimentos cirúrgicos para avaliar os riscos de sangramento. Além disso, o TAP pode ser alterado pelo uso regular de medicamentos como o Marevan e deve ser dosado de rotina nesses casos.

A avaliação laboratorial do paciente com manifestação hemorrágica inicia-se por testes de screening que detectam alterações tanto da hemostasia primária quanto da cascata de coagulação. Testes específicos de fatores da coagulação são indicados a depender dos resultados da avaliação inicial.

O aumento do Tempo de Protombina (PT) pode indicar doença congênita ou adquirida que afeta os Fatores de Coagulação I, II, V, VII, e é principalmente utilizado para acompanhamento de pacientes em terapêutica oral de anticoagulantes.

A doença de von Willebrand é uma deficiência ou anomalia hereditária da proteína sanguínea fator de von Willebrand, que afeta o funcionamento das plaquetas, causando sangramento excessivo. O fator de von Willebrand está presente no plasma, nas plaquetas e nas paredes dos vasos sanguíneos.

Teste de Dímero-D: o exame de sangue de trombose
A trombose também é diagnosticada por exames laboratoriais e o principal é o teste de Dímero-D. Os Dímeros-D são resultado da deterioração de coágulos de fibrina que se formam pela ação de três enzimas: a trombina, o fator XIII ativado e a plasmina.

Varfarina, Marevan®, Marcoumar®, dentre outros, são medicamentos prescritos para os pacientes que estão em maior risco para o desenvolvimento de coágulos de sangue, em termos médicos, dizemos que o paciente tem maior risco de trombose.