O que é trismo severo?

Perguntado por: ovieira . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Trismo é considerado a limitação de abertura bucal cuja etiologia está associada a diversos fatores tais como disfunção temporomandibular, complicações exodônticas, lesão cancerosas, entre outras.

A palavra trismo, que vem do grego trismos, é definida como um espasmo tetânico prolongado dos músculos da mandíbula que limita ou dificulta a abertura normal da boca.

Tome suplementos de glucosamina. Muito utilizada para tratar a artrite, já que é benéfica às articulações, a glucosamina também poderá fornecer bons resultados em caso de trismo. Ministre um suplemento diário e analise os resultados.

Quando necessário, está indicado para o tratamento do trismo o uso de anti-inflamatórios não esteróides (AINES), relaxantes musculares bem como terapias físicas através do uso de calor.

O trismo pode ter diferentes causas, como invasão tumoral dos músculos mastigatórios ou articulação temporomandibular, inflamação da mucosa, fibrose induzida por radioterapia, infecções bucais, edema após cirurgia ou dor.

Saiba como tratar o trismo
Entre as formas mais indicadas, está a medicação por antibióticos, analgésicos, anti-inflamatórios e relaxantes musculares. Além dos analgésicos para minimizar as dores, podem ser indicadas compressas com água quente e sessões de fisioterapia e laserterapia.

Aplicar toalhas quentes e úmidas aliviam a dor. – Uma colher de chá de sal em 350 ml de água morna mantida na boca do lado que dói também ajuda aliviar o desconforto do trismo. – Evitar tratamento dentário na região enquanto o trismo não é solucionado.

Trismo. Trismo é o nome que se dá à dificuldade de abrir a boca após a cirurgia. Devido ao inchaço e à rigidez muscular, é comum que o paciente fique com esse incômodo. Alguns pacientes também podem apresentar dor na ATM (articulação temporomandibular), que é a articulação presente entre o osso mandibular e o crânio.

Se você apresenta limitação de abertura bucal, consulte-se com um especialista em Disfunção Temporomandibular e Dor Orofacial para um melhor diagnóstico. Resumindo, limitação de abertura bucal tem várias causas potenciais e seu tratamento dependerá da identificação da causa do problema.

Em geral, a pessoa sente uma dor forte, que pode até passar rapidamente. Esse sintoma é provocado pela distensão ou pelo rompimento de algum dos ligamentos localizados na região do disco articular.

Massageie todo o maxilar onde há dor com as pontas dos dedos em movimentos leves e circulares. Belisque suavemente a região com o dedo indicador e o polegar para soltar a pele do músculo por algumas vezes. Com as duas mãos, alongue sua mandíbula para baixo, abrindo lentamente a boca para cada um dos lados.

Uma pessoa de tamanho normal pode abrir a boca pelo menos 4 centímetros.

  1. Placas de mordida. Indicadas especialmente a pessoas que costumam ranger os dentes enquanto dormem.
  2. Exercícios fonoaudiólogos. Eles visam treinar a “postura” da mandíbula e fazer o alongamento e o fortalecimento dos músculos.
  3. Exercícios de fisioterapia. ...
  4. Medicamentos. ...
  5. Acupuntura. ...
  6. Cirurgias.

Não consigo abrir a boca após cirurgia de retirada do siso
Felizmente essa situação é temporária e tudo voltará ao normal no decorrer da cicatrização. É importante que o paciente não force a abertura. O dentista dará orientações e se for preciso receitará um relaxante muscular para ajudar na recuperação.

Dor e alterações nos maxilares em movimentos de abertura e fechamento de boca deve ser cuidadosamente avaliados por um cirurgião Bucomaxilofacial. Esse profissional é especializado e capacitado a tratar as alterações relacionadas aos ossos da face.

Colocando uma mandíbula deslocada de volta ao seu lugar
Colocam os outros dedos ao redor da parte inferior do maxilar inferior. Pressionam para baixo sobre os dentes de trás e empurram o queixo para cima, até que as articulações da mandíbula retornem para sua posição normal.

Artroscopia da ATM
É um procedimento realizado a nível hospitalar, sob anestesia geral, onde é introduzida uma câmera de vídeo, de 1.9 a 2.7 mm de diâmetro, através de pequena perfuração na pele, para que possamos visualizar diretamente a articulação.

DTM sintomas graves
E um dos principais sintomas graves da DTM é o desenvolvimento de alguma doença degenerativa na região. Algo que causa alterações na mordida, por exemplo. Indiretamente, é comum avaliar o surgimento de condições psicológicas em decorrência da piora na mandíbula.

Continuar lendo Onde fica o trismo?