O que é Trips no milho?

Perguntado por: isanches . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 11 votos

São insetos raspadores-sugadores de seiva que geralmente se alimentam das folhas novas do cartucho do milho. Ao se desenrolar as folhas apresentam aspecto encarquilhado, amareladas ou branco-prateadas.

imidacloprid

O inseticida Provado (imidacloprid) foi o mais eficiente dentre os produtos testados. A depender da intensidade da infestação e da época do ano, o controle do tripes para níveis aceitáveis de convivência com a praga, pode requerer a adoção de medidas de controle a inter- valos menores que uma semana.

Controle: Plantar na época de menor incidência da praga. Instalar o viveiro longe de áreas de culturas que possam ser atacadas pelo tripes. Manter o viveiro limpo, bem como a área de transplante. Arrancar e queimar as plantas com sintomas da doença.

As tripes causam manchas esbranquiçadas no feixe, com áreas de coloração prateada, que evoluem para manchas bronzeadas, marrons e posteriormente necrosadas. Danos e infestações de níveis populacionais diferentes podem ser observados para cultivares distintas.

Tripes (Thysanoptera) são insetos pequenos, de corpo estreito, apresentam dois pares de asas franjadas e aparelho bucal sugador formado por três estiletes (uma mandíbula e duas lacíneas). A maioria são fitófagos, mas podem ser também micófagos ou predadores.

Os sintomas mais comuns são na forma de “manchas raspadas” nas folhas. No tomateiro é muito comum este tipo de sintomas. Geralmente os sintomas são descritos como pontos prateados na superfície das folhas e flores. Podem surgir também estrias ou áreas maiores de prateamento.

Os tripes ou trips são insetos minúsculos, pertencentes à ordem Thysanoptera. Em algumas regiões do Brasil são conhecidos também como amintinhas, azucrinóis, barbudinhos ou lacerdinhas (Buzzi & Miyazaki 1999). Atualmente são reconhecidas mais de 6100 espécies de tripes.

O ciclo de vida do tripes compreende as fases de ovo, larva, pupa e adulto. Apresenta reprodução sexuada e por partenogênese (gera descendentes sem necessidade de acasalamento). Os ovos são colocados nas folhas, abaixo da epiderme.

Fipronil Nortox 800 WG é um inseticida e cupinicida do grupo químico pirazol que age por ação de contato e ingestão quando utilizado no tratamento foliar nas culturas de algodão e soja e no tratamento do solo nas culturas de batata, Cana-de-açúcar e milho, apresentando controle para os alvos biológicos abaixo indicados ...

Ele é bastante conhecido como inseticida orgânico, podendo ser aplicado em plantas para combater pragas e fungos patogênicos. É um óleo que apresenta ação antifúngica, antibacteriana, antiviral, antisséptica e anti-inflamatória.

- DICARZOL 500 SP é um inseticida e acaricida do grupo químico metilcarbamato de fenila, com ação de contato e ingestão, indicado para o controle de pragas nas culturas de abacate, abóbora, abobrinha, alface, alho, batata, berinjela, cacau, cebola, citros, crisântemo, feijão, mamão, manga, maracujá, melancia, morango, ...

Esta doença é causada por fungos do gênero Colletotrichum. A antracnose pode gerar muitas perdas. Ela é considerada uma das doenças mais importantes da cultura do feijão, por exemplo. Neste caso, podem ocorrer perdas de até 100% com a utilização de variedades suscetíveis.

O Tripes ataca os botões florais e os frutos novos, causando o aparecimento de lesões superficiais na casca, depreciando a qualidade do produto. O controle pode ser conseguido por meio de pulverizações com Dimetoato a 0,10 a 0,15% (Perfekthion 400 CE a 0,15% ou Dimexion a 0,10 a 0,15%).

As tripes (ordem Thysanoptera) configuram pragas secundárias na cultura da soja, ou seja, apesar de causarem prejuízos, normalmente elas não representam um dano econômico expressivo. Entretanto, em algumas situações, a infestação cresce significativamente, podendo ocasionar grandes perdas de produtividade.

Lagarta-rosca (Agrotis ipsilon)
As mariposas têm coloração parda ou marrom com envergadura das asas anteriores de cerca de 5 cm. As lagartas, com coloração variável (sendo a mais comum a pardo-acinzentada), podem chegar a 4,5 cm de comprimento. Durante o dia, ficam abrigadas no solo.

O tripes do morangueiro é uma espécie polífaga. Os adultos machos podem medir até 1,4 mm de comprimento das extremidades da antena até o abdome, enquanto as fêmeas são menores, medindo até 1,1 mm. A cor é variável em função do ambiente em que vivem, podendo apresentar coloração castanho-escura até amarelo-pálida.

Continuar lendo Como controlar o trips?