O que é tripofobia em humanos?

Perguntado por: acastro . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.9 / 5 10 votos

A tripofobia é o medo irracional de imagens ou objetos que tenham buracos ou padrões irregulares.

Como a tripofobia não é considerada uma doença e não há material médico sobre ela, também não existe um protocolo de tratamento oficial. “Essa aversão não leva as pessoas a um ataque de pânico imediato. Se isso ocorrer, é porque já há histórico de algum transtorno ou trauma”, afirma Marilene.

De acordo com a psicóloga Eymi Rocha, estima-se que 16% da população mundial possuem tripofobia.

Um estudo publicado pela revista Psychological Science afirma que a tripofobia é desencadeada pelo estímulo a uma porção primitiva do cérebro que associa inconscientemente os buracos ou objetos com padrões irregulares a algo perigoso.

Mesmo que ainda não seja reconhecida como uma doença real, mas uma das modalidades de transtorno de ansiedade, a tripofobia tem sido cada vez mais estudada e alcançado visibilidade entre as pessoas. Segundo estudos, aproximadamente 15% das pessoas sentem desconforto com esse tipo de imagens.

Conheça as 5 fobias mais comuns entre a população

  • Acrofobia. O medo de altura atinge de 2% a 5% da população mundial. ...
  • Aerofobia. Entre as fobias mais comuns, e que atinge cerca de um terço da população mundial, está o medo de voar. ...
  • Claustrofobia. ...
  • Entomofobia. ...
  • Glossofobia.

Um estudo americano apontou que 6 em cada 10 mulheres sofrem de tocofobia, ou seja, o medo extremo da gravidez e do parto, que pode resultar em crises de ansiedade, diminuição do sexo e a falta de conexão entre mãe e filho.

thrihexafobia

Também conhecida como thrihexafobia, o medo extremo envolve o número 666. Tudo que esteja relacionado a esse número, direta ou indiretamente, causa uma apreensão difícil de controlar.

Os sinais mais comuns são:

  1. 1.1 Sensação de ansiedade ou pânico. ...
  2. 1.2 Dificuldade para respirar. ...
  3. 1.3 Aumento da frequência cardíaca. ...
  4. 1.4 Sudorese intensa. ...
  5. 1.5 Sentimento de incapacidade.

Entenda a tripofobia
Pessoas que sofrem de tripofobia já sabem quais imagens e coisas devem evitar, como vagens com sementes e o interior de certas frutas, como melão e mamão, e até mesmo bolhas de sabão.

*Existem mais de 500 fobias nomeadas, listadas no Phobia List web site . A maioria é extremamente rara.

Se os padrões de buracos ou relevos fizerem o indivíduo pensar em doenças, lesões de pele, tocas de animais peçonhentos ou substâncias tóxicas ou contagiosas, a tripofobia é mais provável de surgir.

Os maiores medos das pessoas

  • Medo da rejeição. Aquela crença de que é preciso de aprovação dos outros é o que gera o medo da rejeição. ...
  • Medo de ficar sozinho. ...
  • Medo de fracassar. ...
  • Medo da incerteza. ...
  • Medo de tragédias. ...
  • Medo do julgamento. ...
  • Medo da mudança.

1 – Fobia social
A pessoa com fobia social sente irritabilidade e angústia a ponto de não conseguir lidar com elas e isso afetar a sua vida.

A primeira fobia registrada foi sentida por um homem que ficava aterrorizado com a música de uma flauta, mas apenas se ele a ouvisse à noite. Ela foi descrita há 2.500 anos pelo grego Hipócrates, o "pai da medicina".

Filemafobia: pânico de beijar
Não se sabe, porque quem sofre desta fobia fica com a boca seca e as mãos trémulas só de equacionar o ato.

Quem tem medo de umbigo? Para quem sofre de onfalofobia, o medo aflitivo de ...

Tocofobia pode ser um sinal de medo excessivo de engravidar.

Especialistas explicam quais as causas da tocofobia, o medo de engravidar. Históricos de abuso sexual, relacionamentos tóxicos ou até perdas gestacionais estão entre as causas da tocofobia, o medo excessivo e irracional de engravidar.

O medo intenso causa alterações fisiológicas que interferem, entre outras coisas, na pressão arterial. Os desdobramentos podem ir desde o risco de pré-eclâmpsia até parto prematuro e dificuldades na amamentação.

A androfobia deriva do grego andras (homem) e phobos (medo). Podemos caracterizá-lo como um distúrbio psicológico que gera um medo irracional, constante e intenso em relação aos homens. Sendo assim, aqueles que possuem essa fobia costumam ficar muito nervosos na presença das pessoas do sexo masculino.