O que é tripla restrição de um projeto?

Perguntado por: zilha7 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.8 / 5 17 votos

A tripla restrição refere-se as demandas conflitantes de escopo, tempo e custo.

Restrição tripla
Como foi descrito, as triplas restrições do gerenciamento de projetos estão intimamente ligadas entre si e ao alterar uma delas, o resultado de um trabalho poderá ser afetado.

As restrições mais conhecidas são as de prazo, orçamento e qualidade do projeto.

A restrição tripla é um bom modo de mostrar as escolhas que devem ser feitas entre prioridades que competem entre si. Desse modo, talvez tivesse sido melhor o PMI simplesmente ter apontado as limitações da restrição tripla, ao invés de removê-la.

O que são as restrições de um projeto? As restrições de um projeto são fatores limitantes que podem interromper ou comprometer determinada tarefa. Dentro dessas restrições estão: prazos de entrega, qualidade do trabalho, escopo e custos do projeto.

Com vimos a tripla restrição é formada pelo escopo, tempo e custo. Também pode ser inserida a qualidade. De forma mais geral podemos citar as seguintes restrições: Escopo.

O conceito restrição tripla em gerenciamento de projetos é fundamentada em três das dez áreas de conhecimento do PMBOK: gerenciamento do escopo, gerenciamento do tempo e gerenciamento do custo em projetos. Essas necessidades conflitantes são consideradas fundamentais para o sucesso de um projeto.

Existem dois tipos básicos de restrições: físicas e não-físicas. As restrições físicas na maior parte das vezes estão relacionadas a recursos: máquinas, equipamentos, veículos, instalações, sistemas etc.

Restrição de projeto pode ser entendida como qualquer situação que interfira, de alguma forma, na execução de um projeto. Sendo que esses fatores limitantes podem ter origens diversas, como exigências da diretoria, legislação a ser cumprida, gastos e quantidade de pessoal.

Significado de Restrição
substantivo feminino Ação ou efeito de restringir, de impor limites a alguém ou a si próprio. Circunstância ou estado restritivo; que impõe limite ou se apresenta de modo condicionante: medida tomada sem restrições.

Tempo, custo e sucesso comercial.

Essa proposta indica que abordagens ágeis são mais amigáveis à variações de escopo dentro do custo e prazo pré-estabelecidos. Ou seja: o foco é entregar o máximo de valor dentro de determinados limites de tempo e recursos financeiros.

Os principais artefatos de Scrum ágil são o backlog do produto, do sprint e os incrementos.

Os pilares do Scrum são três: transparência, inspeção e adaptação.

A EAP (Estrutura Analítica do Projeto), do inglês Work Breakdown Structure (WBS), é uma subdivisão hierárquica do trabalho do projeto em partes menores, mais facilmente gerenciáveis. Seu objetivo primário é organizar o que deve ser feito para produzir as entregas do projeto.

Fatores Críticos de Sucesso de um projeto ou processo
Entre eles se incluem ferramentas, técnicas, processos e procedimentos usados para definir, planejar, executar e concluir o projeto no prazo e dentro do orçamento.

Já vimos que as premissas são informações que são tomadas como verdadeiras para planejar um projeto, ou seja, suposições. Já a restrição é tudo que limita, restringe, engessa o gerente do projeto, e normalmente, as mais comuns em um projeto são prazos e orçamentos.

Portanto, as Premissas são fundamentais para permitir a execução do projeto. As Restrições estabelecem os limites para executar o projeto e os Riscos nos preparam para lidar com eventos que podem afetar o andamento do projeto.

Teoria das Restrições é uma metodologia que serve para identificar o fator que limita a busca por um objetivo dentro de uma empresa. É um sistema que serve para identificar o fator limitante (o gargalo, o elo mais fraco), com intuito de eliminá-lo e garantir êxito no cumprimento das metas propostas.

O atendimento da restrição tripla em projetos, triângulo composto pelas áreas de conhecimento de gestão de custos, cronograma e escopo, pode ser considerado como um conjunto mínimo aceitável para a distinção do sucesso ou do insucesso na gestão de projetos.