O que é trinca cabeçote?

Perguntado por: abelchior . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Caderninho SABÓ explica como identificar problemas no cabeçote. O teste de trinca é o procedimento realizado para a identificação de possíveis danos existentes em peças automotivas. As trincas podem provocar vazamentos e outras falhas que comprometem o desempenho e até mesmo a segurança do mecanismo.

O valor médio para um serviço de retífica de cabeçote fica entre R$ 1.200 e R$ 8.000. Contudo, vale ressaltar que essas são quantias estimadas, de acordo com o que costuma ser visto no mercado. Para saber o preço exato para a retífica de cabeçote do seu veículo, é necessário consultar diferentes oficinas e mecânicos.

A injeção de gasolina é muito baixa para a quantidade de ar. O que acaba levando uma combustão incompatível com o seu motor e sua cilindrada gerando o super aquecimento até trincar o cabeçote (Podendo até mesmo derreter a cabeça da válvula.

A retífica do motor precisa ser feita a cada 200 mil km rodados.

É bom lembrar que alguns cabeçotes aceitam apenas uma plaina de superfície, enquanto outros suportam até três. Também existem outros serviços, como troca de sede de válvulas e guias de válvulas, bem como retífica do alojamento do comando de válvulas.

Em termos de valor, uma junta de cabeçote de um carro popular pode ficar entre R$ 150 e R$ 400. A retífica de um modelo popular fica entre R$ 4 mil e R$ 6 mil.

Sintomas da junta de cabeçote queimada
Caso seu veículo apresenta problemas como diminuição da água do radiador; velas de ignição úmidas; falhas no motor, e fumaça excessiva (falta de fluido de arrefecimento), é bem provável que a junta de cabeçote esteja queimada.

a temperatura que. o a junta suporta a trabalhar é abaixo de 100 graus acima disso Isso tem uma tolerância né de até 110 graus depois disso depois de 110 como eu falei já começa a ocasionar problema na junta pode ser a curto ou a longo prazo se o cara conduzir por exemplo aí.

Só a troca da peça podeser suficiente, mas, em casos mais graves é necessário fazera retíficado cabeçote. Sem retífica: quando se percebe logo o superaquecimento do motor, o dano é menor e é mais simples – basta trocar a junta do cabeçote.

A queima da junta ocorre devido a alta temperatura de trabalho, decorrente do sobreaquecimento do motor.

Fumaça branca constante no escapamento
Porém quando o motor atinge sua temperatura de trabalho e a fumaça branca continua sendo emitida pelo escape pode ser sinal de presença de líquido de arrefecimento na combustão. Este defeito se dá pelo mesmo motivo do anterior, má vedação entre o cabeçote e o bloco do motor.

O cabeçote é basicamente a tampa do bloco do motor, composta por uma liga metálica de alta resistência ao calor e à pressão, cuja função é cobrir o local onde estão localizados os cilindros e pistões, assim forma-se a câmara de combustão, como abordado no parágrafo acima, o local onde ocorre a queima da mistura ar- ...

Geralmente, a retífica é feita se o motor sofrer algum dano decorrente de superaquecimento ou de falta de lubrificação. A restauração também pode ser necessária para recuperar carro bastante rodado. Ribeiro afirma que a operação pode envolver processos de usinagem no cabeçote ou no bloco do motor.

Um serviço normal custa, em média, de R$ 3,5 mil a R$ 5,5 mil. Agora se estiver bem avariado, pode chegar a R$ 7 mil ou R$ 8 mil. Em motores importados ou turbos, o custo sobe mais ainda. Os valores, geralmente, podem ser financiados em carnês, cheques ou por financeiras e bancos.

Quanto dura o motor de um automóvel? São tantas as variáveis que a resposta pode ir dos 100 mil quilômetros até 300 ou 400 mil quilômetros. Ou, além de um milhão de quilômetros no caso do diesel.

Após a retífica, o motor retorna praticamente novo. Afinal, suas peças foram trocadas e, assim como em um carro zero, ele ainda não se adaptou a certos movimentos. Por isso, o motor retificado precisa ser amaciado e ter troca de óleo prematuramente.

O preço da retífica completa de motor varia muito, de acordo com a especialidade de cada oficina, com a região e até mesmo com o tipo de carro. É possível encontrar esse serviço por valores que vão de R$ 2 mil a R$ 7 mil.

Pode ser necessário fazer a retífica do cabeçote do motor quando o veículo tem dificuldades ou simplesmente não liga. Além disso, sinais de alerta comuns seriam superaquecimento do motor, danos na correia dentada, excesso de fumaça e alterações repentinas no nível de óleo do motor e fluido do radiador.