O que é tríade de Sabin?

Perguntado por: orezende . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 6 votos

Porém, essas manifestações são comuns em outras infecções. A toxoplasmose congênita pode ser diferenciada pela presença da Tríade de Sabin: coriorretinite, calcificações cerebrais difusas, hidro ou microcefalia e retardo mental.

surdez, rash maculopapular, retardo mental e microcefalia. cardiopatia congênita, coriza, cegueira e retardo mental. hidrocefalia, coriorretinite, calcificações cranianas e retardo mental.

O diagnóstico da toxoplasmose é apoiado, principalmente, pela realização de exames de sangue. Em alguns casos, pode ser necessário combinar outros tipos de exames para uma avaliação mais precisa. O diagnóstico é realizado pela identificação de anticorpos específicos contra o parasito.

Vacina Oral Poliomielite (VOP), nomeada Sabin em homenagem ao seu inventor, que é a oral atenuada bivalente, constituída pelo vírus da pólio tipos 1 e 3, vivos e enfraquecidos.

A vacina Sabin, lançada no mercado em 1961-62, é a mais usada atualmente porque permite imunidade intestinal e corporal, enquanto que a vacina morta só oferece imunidade corporal. Além disso, a vacina Sabin produz imunidade vitalícia, sem a necessidade de injeção ou vacinação auxiliares.

Jonas Salk saiu na frente e anunciou a vacina no dia 12 de abril de 1955. Mas o mérito a erradicação da poliomielite não pertence só a Jonas Salk. Sete anos depois da descoberta, o pesquisador e médico Albert Sabin desenvolve outra vacina, a famosa gotinha, administrada por via oral, mais barata e de alta eficácia.

Ele citou o inglês Edward Jenner que produziu aquela que é considerada a primeira vacina: a contra a varíola humana, em 1796. O senador também lembrou Albert Sabin que desenvolveu a vacina oral contra a poliomielite, conhecida no Brasil como “gotinhas”.

O acrónimo T.O.R.C.H. foi usado pela primeira vez em 1971 e surgiu da fusão de Toxoplasmose – Outras doenças – Rubéola – Citomegalovírus – Herpes. Indica uma série de infeções que podem afetar o decurso da gravidez e provocar malformações fetais, caso a mãe as contraia pela primeira vez durante a gravidez.

O principal sintoma da toxoplasmose ocular é a diminuição da visão. Que pode ser variada, dependendo do tamanho e da localização da lesão. Pode também ocorrer vermelhidão ocular, visão de pontos pretos flutuado na frente dos olhos, dor ocular ou sensibilidade a luz.

O diagnóstico da toxoplasmose ocular é feito pelo mapeamento de retina e pelo exame do fundo de olho. Nesses procedimentos, o objetivo é identificar as lesões esbranquiçadas nas regiões. Para confirmar o diagnóstico, podem ser solicitados exames de sangue também.

Gestantes: mulheres infectadas durante a gestação podem ter abortamento ou nascimento de criança com icterícia, macrocefalia, microcefalia e crises convulsivas. Recém-nascidos: dos recém-nascidos infectados (Toxoplasmose Congênita), cerca de 85% dos casos não apresentam sinais clínicos evidentes ao nascimento.

Sintomas da toxoplasmose
No entanto, se o sistema de defesa estiver debilitado, a infecção pelo Toxoplasma gondii pode espalhar-se pelo cérebro, coração, fígado, músculos, pulmões, olhos, ouvidos, etc.

Toxoplasmose congênita:
Ocorre quando a gestante tem ou teve a doença, podendo transmiti-la ao recém-nascido. O bebê pode apresentar complicações, como: hidrocefalia, convulsões, atrofia cerebral, anemia, problemas no fígado e alterações oculares.

Quatro doses: aos 2, 4 e 6 meses de vida, com reforço entre 12 e 15 meses (desde que respeitados dois meses de intervalo da última dose). Crianças entre 12 e 23 meses não vacinadas: duas doses, com intervalo de dois meses. Crianças a partir dos 2 anos de idade: dose única.

Vacina Oral Poliomielite (VOP) – É uma vacina oral atenuada bivalente, ou seja, composta pelos vírus da pólio tipos 1 e 3, vivos, mas “enfraquecidos”.