O que é treinar a oratória?

Perguntado por: asalgueiro . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.3 / 5 18 votos

Como funciona o treinamento de oratória? Ele mostra técnicas da expressão oral e corporal para que as pessoas conversem de forma mais clara. Afinal, a fala traz um conjunto de elementos, que são usados ao longo do treino. Quem é orador passará por testes e desafios, ou seja, tem que convencer sua plateia.

Orar, discursar, falar em público, ganhar a atenção e encantar, é considerado uma habilidade artística. Um ator em cena, por exemplo, pratica a oratória. Ele está exercendo sua arte e sua profissão. No caso de um monólogo, imagina-se um excelente orador para segurar a atenção da plateia durante todo o espetáculo.

Para isso, ela lista os cinco pilares para alcançar a boa oratória e superar o medo de falar em público:

  1. Autoconhecimento. “A oratória não é apenas o que falamos, mas como. ...
  2. Respiração. “A oratória é um conjunto de conteúdo, corpo e voz. ...
  3. Postura. ...
  4. Voz. ...
  5. Conteúdo.

5 táticas incríveis de como melhorar a dicção

  1. Grave e ouça a sua voz. A primeira dica para quem quer saber como melhorar a dicção é gravar a si mesmo lendo um texto aleatório. ...
  2. Pronuncie as consoantes com clareza. ...
  3. Escolha o ritmo ideal para a fala. ...
  4. Trabalhe o relaxamento da voz. ...
  5. Pratique exercícios repetidamente.

A oratória é uma habilidade de comunicação, que envolve a realização de discursos e apresentações impactantes. Falar bem em público requer capacidade persuasiva e argumentativa por meio da retórica, a fim de informar ou convencer a plateia sobre uma determinada ideia.

A arte de falar bem está relacionada aos estudos de retórica, mas falar bem, por si só, não é suficiente para convencer uma plateia. A complementação da comunicação verbal é a oratória, que pode ser definida como a arte de falar bem em público, com apoio da comunicação não-verbal.

Antes de qualquer apresentação, prepare-se bem para o que você vai falar. Estude o conteúdo, entenda qual o seu objetivo e faça um roteiro para chegar a esse resultado. Quanto mais domínio do assunto você tiver, mais seguro estará para falar em público.

substantivo masculino Pessoa que pronuncia um discurso diante do público. Homem eloquente, que fala bem e fluentemente. Orador sacro, aquele que pronuncia sermões; pregador.

Confira 6 dicas campeãs para falar bem

  1. Equilibre o volume e o tom da voz. Quando estamos nervosos, é comum acelerarmos o ritmo da fala. ...
  2. Saiba sobre o que você está falando. ...
  3. Leve sempre um material de apoio com você ...
  4. Organize suas ideias do início ao fim. ...
  5. Fale com naturalidade. ...
  6. Conheça o seu público.

De maneira geral, a dicção é o modo como você pronuncia as palavras, incluindo cada sílaba e som. É, ainda, a maneira como você articula essas palavras, expressões e frases como um todo. Apenas por essa definição inicial, já é fácil notar o quanto a dicção está ligada à imagem de uma pessoa, ao que ela transmite.

5 dicas para melhorar a oratória

  1. 1 – Conecte-se com o público. ...
  2. 2 – Oratória envolve treino da voz. ...
  3. 3 – Contato visual e postura corporal. ...
  4. 4 – Pausas entre as informações. ...
  5. 5 – Autocuidado, comunicação e oratória.

R$480,00

Atualmente um curso de oratória e dicção custa em média o valor de R$480,00, mas aqui na Edune cursos você realiza o curso de maneira gratuita e de qualquer lugar, tendo que pagar apenas pelo certificado, que é opcional.

Um bom orador precisa trabalhar em uma linguagem corporal apropriada ao público e à ideia que deseja passar. Mais do que isso, é imprescindível ter como base uma mensagem extremamente bem estruturada, a fim de não deixar que a audiência se perca em desatenção ou capte uma informação diferente da planejada por você.

A maioria das pessoas tem dicção ruim devido aos músculos faciais. Isso acontece por conta do rosto muito tenso, sendo esse o caso dos lábios, da língua e das bochechas, onde está localizado o músculo bucinador.

A causa mais comum é o AVC, mas também pode ser causada por tumores cerebrais, encefalites, traumatismos cranioencefálicos, entre outras. Esse transtorno de linguagem pode alterar a fala, a compreensão, a leitura e a escrita e assim comprometer a comunicação do indivíduo em diversos graus.

Ser eloquente é a arte de falar bem, é ter o dom da oratória. Ser eloquente é uma característica muito importante nos dias atuais, as pessoas que tem facilidade em se expressar e convencer outras pessoas, acabam sempre tendo maiores benefícios em quem possui certa timidez, ou não gosta de falar em público.