O que é trefilação de arames?

Perguntado por: eviana3 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

A trefilação de barras e arames é um processo de conformação mecânica onde a matéria prima é deformada até a obtenção do diâmetro e das propriedades mecânicas desejadas. Para que o produto final seja de boa qualidade, é preciso o controle de diversos parâmetros tanto de processo quanto geométricos.

A finalidade do processo de trefilação é a obtenção de fios de dimensões, acabamento superficial e propriedades mecânicas controladas. Como ocorre a trefilação? A trefilação ocorre pelo pelo racionamento de uma barra , fio ou tubo através de uma matriz com perfil semelhante ao mostrado na Figura 1.

Trefilagem, ou Trefilação, é o processo de fabricação de arame e barras finas de metal. É um processo industrial que acarreta na redução da seção transversal (largura) e respectivo aumento no comprimento do material.

O processo de trefilação hoje consiste em passar a matéria prima metálica, chamada de fio máquina, através de uma matriz, a fieira, visando diminuir o diâmetro do arame e tendo como consequência o aumento do seu comprimento.

A trefilação de metais é uma técnica usada para a produção de tubos, vergalhões e arames. Esse processo industrial consequentemente gera uma redução na largura do metal e um aumento em seu comprimento. Esse movimento incide na tração da peça produzida por meio de uma matriz que é chamada de fieira ou trefila.

Esse processo tem como vantagem um melhor controle dimensional e geométrico do tubo extrudado. Nos dois processos, a desvantagem refere-se à limitação do comprimento do tubo restrito pela possibilidade de flambagem do punção, ou do mandril.

Tanto o aço laminado a frio quanto o aço trefilado é processado à temperatura ambiente. No entanto, enquanto a laminação a frio produz um produto plano, a trefilação produz um formato fino, como uma haste ou fio. O aço trefilado tem benefícios semelhantes aos do aço laminado a frio.

2.2 Equipamentos
Pode-se classificar os equipamentos para trefilação em dois grupos básicos: a) Trefiladoras de bancada – utilizadas para produção de componentes não bobináveis, como barras e tubos; b) Trefiladoras de tambor – utilizada para produção de componentes bobináveis, ou seja, arames.

Hoje em dia é possível aferir que a capacidade de aplicações do processo de trefilação é bastante amplo. Sendo assim esse processo pode ser usado para a produção de fios elétricos, produção de cabos, fabricação de cordas para instrumentos musicais, clipes de papel e também de aro para rodas de bicicletas.

A trefilação é um processo industrial usado na fabricação de materiais de metal, como barras, arames e tubos.

Recobrimento: comumente por imersão em leite de cal Ca(OH)2 a 100°C a fim de neutralizar resíduos de ácido, proteger a superfície do arame, e servir de suporte para o lubrificante de trefilação. Secagem (em estufa) - Também remove H2 dissolvido na superfície do material. Trefilação - Primeiros passes a seco.

Produção de ferro por trefilação começou no século XII ou XIII d. C. A bancada de trefilação permitia o trabalho com materiais mais resistentes que o cobre e o latão, porém, com baixa produtividade.

Podem resultar: de defeitos na matéria-prima (fissuras,lascas, vazios, inclusões); do processo de deformação.

O princípio do processo de trefilação é, de certa forma, parecido com o da extrusão, ou seja, é necessário que o material metálico passe por uma matriz para ter seu diâmetro diminuído e seu comprimento aumentado. A grande diferença está no fato de que, em vez de ser empurrado, o material é puxado.

O arame farpado é produzido a partir de dois fios galvanizados torcidos entre si, alternados e contínuos. Essas torções conferem maior resistência ao produto, assim como um estiramento mais firme, exigindo menor esforço para manter os fios esticados durante os trabalhos de cercamento.

O Fio máquina é o produto adquirido a partir da laminação a quente do tarugo. Do minério de ferro extraído por umas das melhores reservas de minério do mundo, somado ao uso do biocarbono de produção própria da AVB, é obtido o ferro gusa líquido, vindo da Aciaria.