O que é trauma contundente?

Perguntado por: dmendes . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 7 votos

Estes eventos estão relacionados com o tipo de trauma contuso, aquele onde o instrumento que atinge a vítima é contundente: soco, pau, pedra e etc.). Nesses casos as lesões podem ser desde uma simples vermelhidão, inchaço, equimose, hematoma ou escoriação até uma ferida de bordas caracteristicamente irregulares.

O trauma contuso ocorre quando a vítima do trauma sofre um ferimento no qual não existe perfuração de tecido externo (cortes na pele e/ou músculos). A maioria destes traumas causa as seguintes complicações: Hemorragia interna - normalmente ocorre por lesão grave em algum órgão ou tecido interno.

Lesões corto-contundentes
São os ferimentos ocasionados pelos instrumentos que, mesmo sendo portadores de gume ou corte, são influenciados pela ação contundente, quer pelo seu próprio peso, quer pela força ativa de quem maneja.

O traumatismo craniano é uma lesão no crânio causada pelo impacto. Além da contusão, a depender da gravidade, pode atingir o cérebro e causar sangramentos, formação de coágulos e edemas. Nestes casos, é classificado como traumatismo cranioencefálico grave, visto que representa risco à vida do paciente.

A natureza jurídica delas podem ser lesões corporais, homicídios, suicídios ou acidentes. São exemplos: Facas, punhais, canivetes, baionetas, peixeiras, florete, lima, etc.

As feridas contusas apresentam bordos de ângulos irregulares, com feridas escoriadas ou equimosadas. Os tecidos apresentam traves de tecido íntegro e de tecido ferido. O fundo da lesão é “sujo”, isto é, desigual, irregular, com traves de tecido são e traves de tecido lesionado. A pele próxima ao ferimento se descola.

O tratamento ideal do traumatizado deve ser feito no hospital; assim, o transporte rápido para um atendimento de emergência hospitalar é a melhor conduta para tratar essas vítimas".

O baço é o principal órgão acometido em trauma abdominal contuso, mas nem sempre sua lesão indica abordagem cirúrgica.

Trauma é uma definição ampla usada para descrever lesões causadas por uma força externa devido a acidentes, violência ou auto-agressão. É categorizado por mecanismos de lesão que incluem: trauma penetrante, trauma contuso ou sua combinação.

Estágio 1 Pele íntegra com eritema que não embranquece. Estágio 2 Perda da pele em sua espessura parcial com exposição da derme. Estágio 3 Perda da pele em sua espessura total. Estágio 4 Perda da pele em sua espessura total e perda tissular.

Os instrumentos contundentes produzem os seguintes ferimentos: • R. Escoriações e equimoses. A ação que caracteriza o instrumento contundente é: R. A pressão sobre uma superfície do corpo da vítima.

São instrumentos contundentes: as armas naturais (mãos, pés cabeça, joelhos), as armas ocasionais (bengala, barra de ferro, tijolo, balaústre, mão de pilão), as saliências obtusas e as superfícies duras (solo, pavimentos), os desabamentos, as explosões, os acidentes de veículos, os atropelamentos.

Os traumatismos cranianos poderão causar lesões cerebrais (lesão cerebral traumática ou LCT). As LCTs contribuem para cerca de 30% de todas as mortes causadas por lesões de qualquer tipo. Cerca de 25% a 33% das pessoas nos Estados Unidos que sofrem de um traumatismo craniano grave morrem.

A distribuição das mortes ocorreu em três momentos distintos: imediatas (mortes na cena), precoces (mortes em até 24 horas após o trauma) e tardias (mortes com tempo 24 horas após o trauma).

Os traumatismos normalmente acontecem devido a acidentes, sejam eles de trânsito, domésticos ou de qualquer natureza. Também podem ser resultados de brigas e de qualquer situação de violência ou da prática de esportes, entre outros casos.

O trauma psicológico é uma resposta emocional a um evento que deixou feridas na memória e no conceito de identidade de uma pessoa. Ela pode sentir uma série de emoções negativas logo após o acontecimento terrível ou a longo prazo. Pessoas traumatizadas frequentemente se sentem desamparadas, oprimidas e paranoicas.

O que é bloqueio emocional? É um mecanismo de defesa inconsciente que tem como objetivo evitar dor e sofrimento em situações futuras como reflexo de experiências negativas passadas e não processadas.

Contusão é a lesão causada por trauma contuso, ou seja, quando determinada parte do corpo recebe uma energia que pode levar à lesão de diferentes tecidos, seja no plano da pele, músculos e ossos. O grau de lesão pode variar conforme a intensidade do trauma.

Feridas traumáticas
Laceração: quando o tecido é esmagado por um excesso de pressão. Escoriação: é uma lesão que ocorre na epiderme (superfície da primeira camada da pele), em que o tecido é retirado. Corte ou incisão: quando é causada por algum tipo de lâmina - faca ou bisturi, por exemplo.

As contusões podem ser tratadas com gelo e anti-inflamatórios e normalmente a dor e o inchaço se resolvem em 2-3 dias, sem necessidade de imobilização.