O que é tratar bem o cliente?

Perguntado por: ecavalcanti7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
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Tratar bem: significa atentar-se com o bem-estar físico e psicológico do cliente, preocupar-se com o conforto da pessoa, bem como, com a gentileza e cordialidade que se espera de qualquer colaborador.

Atender bem ao cliente é, além de tudo, conseguir resolver o seu problema, seja de que forma for. Se o erro foi do estabelecimento em não colher as informações necessárias para efetuar a troca, o cliente não deve ser penalizado por isso.

COMO CLIENTES GOSTAM DE SER TRATADOS
Para fazer isso é preciso obter o chamado foco do cliente; tentar se colocar no lugar do cliente para perceber como ele enxerga o mundo, quais são seus desejos, interesses, expectativas, sonhos, necessidades, objetivos. E colocar tudo isso acima dos nossos interesses.

Além de tirar dúvidas e atender solicitações, através dele sua empresa mantém uma relação próxima com os clientes, garante sua satisfação e antecipa necessidades. Após a finalização de uma compra, o atendimento desempenha um papel essencial para fidelizar os clientes e garantir que eles voltem a fechar negócio.

Respeito ao próximo é compaixão, empatia, é respeitar a si mesmo, entender o lado do outro, não julgar uma pessoa por que ela pensa diferente de você, tem uma cor de pele diferente, um cabelo que não é igual ao seu ou ao padrão que o mundo colocou como “certo” na sociedade.

Muitas vezes não sabem nem a diferença entre “ATENDER BEM” e “TRATAR BEM”, dizendo que ATENDER BEM é receber com atenção, carinho, educação, boa comunicação. Dar mimos como cafezinho.... Isso é TRATAR BEM. ATENDER BEM é identificar as necessidades do cliente e satisfazê-las.

;Como cortesia com o próximo usuário, sugerimos deixar a pia limpa.; A mensagem, comum em banheiros públicos, é um convite à cordialidade desinteressada.

Relacionamento com clientes é um conceito que engloba todos os pontos de contato entre uma empresa e seus consumidores. Isso acontece desde o momento inicial, quando o potencial cliente conhece o produto ou serviço oferecido, até o fechamento da venda.

Agênero (Agender): Pessoa que não se identifica com nenhum gênero em particular ou que se identifica sem gênero.

O sabe-tudo
Ele vai exigir maior habilidade técnica no atendimento, mas você nunca deve entrar em uma competição de quem-sabe-mais. Mostre que você domina o assunto e tem credibilidade no que diz, mas não se deixe levar. Ao invés disso, foque na solução do problema.

ENCANTAR O SEU CLIENTE É FUNDAMENTAL PARA SAÚDE FINANCEIRA DO NEGÓCIO. Podemos compreender que encantar clientes é essencial para aumentar a receita e promover um crescimento sustentável, além de ser uma ação positiva tanto para a empresa quanto para o cliente.

Isso porque, para ser bem feita, ela precisa levar em consideração o desejo do cliente. Ou seja, é preciso que seja criado um diálogo entre as duas partes. Diante disso, para conquistar o consumidor, ouça o que ele tem a dizer, ofereça ajuda, responda às perguntas de forma clara e sincera e faça perguntas pertinentes.

5 habilidades essenciais para o atendimento ao cliente e como desenvolvê-las

  • Habilidade #1 – Empatia.
  • Habilidade #02 – Positividade.
  • Habilidade #3 – Paciência.
  • Habilidade #04 – Comunicação clara.
  • Habilidade #05 – Aprendizado constante.

Profissionalismo e esforço em entender o que ele precisa são essenciais para um atendimento excelente. Um bom atendimento ao cliente vai muito além de ser bem-educado. Assim como ser honesto, tratar bem os clientes não é um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer pessoa que quer fazer de sua empresa um sucesso.