O que é Traquioniquia?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 3 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

A traquioníquia é alteração da espessura da placa ungueal, seguida de rugosidade, aspereza e opacidade. Pode ser sinal de dermatoses tipo alopecia areata, psoríase, líquen plano ou dermatite atópica.

No seu caso, temos que avaliar se realmente a matriz foi lesionada ou se houve uma associação patológica pelo próprio atrito. A matriz da unha não fica tão exposta a ponto de uma lesão superficial ter capacidade de alcançá-la. Um exame clínico poderá ajudar no diagnóstico.

Manchas brancas nas unhas, quando não possuem causa conhecida, podem ser motivo de preocupação ou medo. Essa é uma das principais características da leuconíquia, uma condição que afeta diretamente a estrutura das unhas e, além das manchas, também causa ondulações.

As causas podem ser uma deficiência fisiológica ou algum trauma, psoríase, doenças que cursem com febre, quimioterapia, deficiência de zinco, eczema crônico (alergia) ou paroníquia crônica (inflamação do tecido ao redor da unha)", explicou a dermatologista Renata Francesconi, do Instituto da Pelle.

A destruição da matriz ungueal implica a perda permanente da unha. O tratamento das lesões ungueais é feito geralmente com recurso a uma anestesia local, minimizando a dor do paciente.

Isso sem falar em agentes externos: unhas amareladas, por exemplo, podem ser sinal de fungos que aproveitaram uma imunidade baixa. Por isso, dermatologistas recomendam o autoexame das unhas. Se não estiver rosa e com a lúnula (a popular “meia-lua”) bem branquinha, não precisa roê-las, mas marque uma consulta.

Aplique uma loção hidratante em volta das unhas.
Espalhe a loção em volta das unhas para evitar que a pele e as demais superfícies da área fiquem ressecadas. Experimente passar um óleo para cutícula na pele. Use o pincel de aplicação que vem com o frasco para espalhar bem o produto.

Portanto, pessoas em tratamento do câncer precisam ter certas preocupações e cuidados com as unhas. Durante a quimioterapia e a radioterapia a pele acaba ficando mais seca. Para evitar o ressecamento das unhas o ideal é usar um creme hidratante concentrado sobre as cutículas e unhas.

Quando as unhas mostram sinais de fragilidade isso pode sim significar a ausência de vitaminas, especialmente a biotina (também chamada de vitamina B7), que é o nutriente mais associado ao tratamento da síndrome das unhas frágeis.

A dermatologia é a especialidade médica responsável pelo diagnóstico e tratamento das doenças da pele, do cabelo e das unhas.

A leuconiquia não é uma doença e, portanto, não precisa de tratamento. Na maioria esmagadora dos casos as manchas nas unhas vão sumir espontaneamente com o tempo. Se você é saudável, sua unha tem boa aparência e apresenta pequenas manchas brancas sem outras lesões, não é preciso procurar ajuda médica.

Também é muito importante fazer uma boa alimentação de forma a evitar a carência de minerais que são importantes para a manutenção de unhas saudáveis como o cálcio, encontrado em alimentos como leite e pimentos, o ferro, presente em carnes vermelhas e morangos, o zinco, presente em amêndoas e peru, a vitamina B12 ...

A linha escura na unha surge por dois motivos: pelo aumento da produção de melanina na matriz da unha (estrutura que produz a unha e fica logo antes da base dela) ou pela proliferação de melanócitos, as células que produzem melanina.

Essas linhas podem indicar que você sofre de diabetes, problemas renais agudos ou doenças da tireoide. Algumas pessoas que se submeteram à quimioterapia também apresentam esse problema nas unhas.

A dipirona não funciona para tratar a micose de unha. A única forma realmente eficaz e definitiva de tratar micose na unha é com o uso de medicamentos antifúngicos, que devem ser indicados e orientados por um dermatologista.

"Os sulcos horizontais, ou linhas de Beau, podem ser o resultado de um estressor fisiológico ou algo sistêmico como diabetes, anormalidades da tireoide ou doença renal", diz, acrescentando que às vezes traumas físicos como bater a mão ou dedos contra algo, assim como a falta de nutrientes devido a um distúrbio ...

Dá para dizer que a unha é pouco mais que um cemitério de células: o tecido que a compõe é formado por células que morrem debaixo da pele dos dedos e são continuamente empurradas por novas camadas que não param de ser produzidas.

Continuar lendo