O que é Transudato e exsudato?

Perguntado por: aperes . Última atualização: 22 de janeiro de 2023
4.3 / 5 4 votos

Exsudatos são líquidos, CÉLULAS ou outras substâncias celulares eliminados vagarosamente dos VASOS SANGUÍNEOS (geralmente em tecidos inflamados). Transudatos são líquidos que passam para o ESPAÇO EXTRACELULAR dos TECIDOS através de uma membrana ou [sob pressão] de tecidos.

Assim, transudato é chamada toda a produção aquosa do corpo, mas sem que esta esteja relacionada à inflamações ou infecções. Alguns diferentes fatores podem levar à produção deste tipo de fluido. O transudato, então, é visto como uma manifestação do corpo a alguma anomalia.

As causas mais comuns de derrames transudativos são insuficiência cardíaca, cirrose com ascite e hipoalbuminemia (geralmente em decorrência da síndrome nefrótica). As causas mais frequentes do derrames exsudativos são pneumonia, câncer, embolia pulmonar e tuberculose.

O tipo de exsudato pode ser descrito como seroso, serossanguinolento, sanguinolento, purulento, amarelo, marrom ou verde.

Exsudado é o particípio passado do verbo exsudar (do latim 'exsudare'), o mesmo que transpirar, suar, exsuar, trasudar. Exsudato, tendo a mesma origem, ficou na língua portuguesa como substantivo significando (a) «secreção líquida, serosa, resultante, por vezes, de processo inflamatório».

Os transudatos originam-se do aumento da pressão hidrostática ou diminuição da pressão oncótica. Geralmente indicam que as membranas pleurais não estão afetadas. Os exsudatos formam-se devido a vazamento de líquido e proteínas ao longo de uma membrana capilar alterada com aumento da permeabilidade.

Desta forma, transudatos simples são efusões que apresentam pouca concentração de proteínas e de células. Transudatos modificados, como o próprio nome se refere, são transudatos que se modificaram devido à adição de proteínas ou de células. Já os exsudatos são efusões ricas em proteínas e células.

Ao contrário do transudato que possui baixíssimo teor de proteína e baixa celularidade, o exsudato está relacionado ao processo inflamatório e é um líquido composto de células e proteínas.

Transudato: caracterizado por baixo teor de proteínas (< 2,5 g/dL) e quantidade pequena de células. Geralmente é límpido e incolor.

O exsudato é um grande indicador de como a ferida está cicatrizando. A sua cor, espessura e odor são indicativos de se o machucado está se recuperando bem. Por exemplo: o exsudato seroso, o tipo mais comum, é clarinho, transparente e surge à medida que a cicatrização avança.

É uma resposta do organismo aos danos causados nos tecidos, sendo considerada uma reação normal do processo de cicatrização da pele. O papel do exsudato na cicatrização da lesão é fornecer nutrientes essenciais como fonte de energia para ativar o metabolismo celular e regular a umidade da região.

Como cuidar de uma ferida saindo água (exsudato)?
Proteger a pele em volta da ferida para evitar o excesso de umidade chamado maceração. Tratar os sinais de infecção com curativos antimicrobianos em casos de sinais de infecção. excesso de líquido, cheiro forte ou coloração esverdeada ou amarronzada.

Edema = excesso de líquidos no interstício, pode ser um exsudato ou transudato. Exsudato = líquido inflamatório extra vascular que tem alta concentração de Proteínas e fragmentos celulares.

O Exsudato Inflamatório é composto de proteínas plasmáticas e leucócitos que extravasam dos vasos e se acumulam no local inflamado. Tem a função de destruir o agente agressor, degradar (liquefazer) e remover o tecido necrosado.

Fase exsudativa: essa fase é característica do processo inflamatório, e é formada pelos exsudato celular e plasmático (migração de líquidos e células para o foco inflamatório) oriundos do aumento da permeabilidade vascular.

Caracterizada pela presença de exsudato (secreção), que dura de um a quatro dias, dependendo da extensão e natureza da lesão. Nesse período ocorre a ativação do sistema de coagulação sanguínea e a liberação de mediadores químicos, podendo haver edema, vermelhidão e dor.

Deixar gaze úmida de soro na ferida colocar apositos após gazes atadura etc. Por fim, o que for necessário para fechar e fixar curativo. Nos demais curativos do dia trocar somente o aposito e manter a gaze úmida com soro morno que está em contato com a ferida, devido formação de tecido de epitelização.

A secreção purulenta é aquela que possui uma textura mais pastosa e com cores que podem ser mais amareladas. Ela costuma ter um odor desagradável e geralmente é um sinal de infecção.

A drenagem deverá ser feita em casos de Hemotórax e Derrame Pleural Parapneumônico complicado. O exame de escolha para retirada do líquido é a Toracocentese de alívio (lembre-se que ela também pode ser diagnóstica).

O derrame pleural que se manifesta com um líquido tipo exsudato, normalmente ocorre por inflamação da pleura, podendo ser causado por vários grupos diferentes de doenças, incluindo infecções, doenças sistêmicas e cânceres. As doenças mais comuns que causam derrame pleural exsudativo são: Pneumonia. Tuberculose.