O que é transtorno de misofonia?

Perguntado por: adias . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 2 votos

Misofonia refere-se a uma condição em que há uma forte aversão a certos sons, em resposta aos quais a pessoa relata experiências emocionais desagradáveis e excitação autonômica.

O diagnóstico e avaliação da hiperacusia, zumbido e misofonia dependem de uma avaliação médica e audiológica. Alguns destes testes são realizados na FONOTOM, entre eles audiometria de alta frequência, pesquisa de limiar de desconforto, inibição residual, emissões otoacústicas e acufenometria.

O tratamento para a misofonia a estudante procura na psicoterapia, através do processo de dessensibilização, já que também possui hipersensibilidade auditiva (que provoca maior nitidez de alguns sons). “É fundamental procurar ajuda porque foge do nosso controle”, diz Anna Clara.

Quando você tem misofonia, você reage fortemente a determinados sons. Se sons, no seu dia a dia, semelhantes ao de uma torneira pingando, mastigação ou de um clicar de uma caneta irritam-lhe ou causam pânico, você deve estar sofrendo de misofonia.

Sintomas misofônicos e hiper-responsividade sensorial também têm sido relatados em crianças portadoras de TOC e em vários outros transtornos neurodesenvolvimentais, como transtorno do déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), transtornos do espectro autista e síndrome do X frágil 8. Cavanna AE, Seri S.

Nos casos em que o paciente pode conviver com esses sons desde que dentro de uma faixa restrita de volume, então teremos um diagnóstico de hiperacusia. Quando o paciente não consegue conviver com os sons que o incomodam enquanto eles estiverem presentes e isso não tem relação com o volume, estamos falando de misofonia.

Cientistas britânicos escanearam o cérebro de 20 pessoas com misofonia - incluindo Olana - e 22 pessoas sem o problema. Os voluntários tiveram de ouvir diversos barulhos enquanto estavam ligados ao equipamento de ressonância magnética, incluindo: sons neutros, como a chuva.

Sentir incômodo com ruídos excessivamente altos é natural. Contudo ter intolerância a barulhos comuns do dia a dia não é. Essa sensibilidade ao som é conhecida com hiperacusia e causa transtornos na vida de quem sofre com a condição. A hiperacusia é a sensibilidade anormal aos sons de baixa e média intensidade.

O que é fonofobia? Esse transtorno é determinado pelo medo ou raiva de ouvir certos sons — casos extremos da misofonia podem ser caracterizados como fonofobia.

O tratamento para o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade (TDAH), juntamente com os riscos relacionados à saúde que ele representa, tem a possibilidade de adicionar uma média de 9 a 13 anos à expectativa de vida de crianças e adultos diagnosticados com TDAH.

O adulto com TDAH frequentemente sofre de oscilações do humor que podem ser pequenas contrariedades ou mesmo ocorrências menores, sem importância, do cotidiano.

O barulho sempre incomoda as pessoas de modo geral. Quanto mais estressados estamos, mais o barulho incomoda e irrita. A sensibilidade auditiva tbm está presente nos quadros de TDA. Algumas pessoas com o transtorno são “tiradas do ar” pelo input visual e outras pelo auditivo.

A pessoa que sofre do transtorno de ansiedade generalizada (TAG) pode desenvolver uma hiperacusia, na qual todo e qualquer barulho irrita essa pessoa. Isso ocorre porque, devido à ansiedade, ela já é uma pessoa que está à flor da pele.

É importante notar que a maioria das pessoas se sente às vezes irritada. É normal, por exemplo, estar mais nervoso após uma noite de sono ruim. No entanto, a irritabilidade extrema ou prolongada pode indicar problemas físicos e psicológicos subjacentes, tais como infecções, diabetes, ansiedade ou depressão.

Em vez de “explodir” e reclamar, converse com seu companheiro a respeito do que te incomoda. Para isso, fale com calma, use o bom humor e, se o seu esposo ou esposa for muito sensível, certifique-se de tranquilizá-lo(a) logo no início da conversa.

O aparelho gastrointestinal é responsável pela digestão dos alimentos e tem estruturas que absorvem nutrientes e excretam o que o organismo não necessita, Nesse processo, os movimentos peristálticos (espécie de contração para impulsionar o que está no interior do órgão) podem causar o famoso ronco na barriga.