O que é transtorno de linguagem?

Perguntado por: rfurtado . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Como dito no início, o TDL é um transtorno que faz com que muitas crianças apresentem dificuldades para desenvolver a fala. Nos pais e até mesmo nos profissionais, pelo menos a princípio, há uma estranheza pelo fato da criança não conseguir falar.

Com a terapia fonoaudiológica, é possível melhorar o desempenho no processo de comunicação por meio do desenvolvimento de habilidades das crianças com o Transtorno. O tratamento precoce durante os anos pré-escolares pode melhorar as habilidades de muitas crianças com atrasos de linguagem.

Nem Sempre é Autismo
Embora os dois casos, Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) e o Transtorno do Espectro Autista (TEA), se apresentam com atraso da linguagem ou dificuldade de interação social, no caso do TEA, as crianças têm um maior prejuízo funcional se compararmos às crianças com TDL.

As causa mais comuns, associadas aos distúrbios da linguagem são disfunções neurofisiológicas; distúrbios emocionais; déficits sensoriais (surdez devido à infecções perinatais como sífilis, rubéola, toxoplasmose; prematuridade e baixo peso; asfixia perinatal severa; meningite); distúrbios orofaciais como lábio leporino ...

As causas de atraso da fala são variadas, desde dificuldade sensorial (uma falha na audição), passando por alterações do neurodesenvolvimento como Deficiência Intelectual e Autismo, distúrbios específicos de linguagem ou apraxia da fala, na qual a criança tem a ideia do que quer comunicar, mas seu cérebro falha ao ...

Outro cuidado é avaliar se existe um atraso ou transtorno de linguagem. No atraso de linguagem, a criança apresenta boa compreensão, mas há atraso na aquisição e desenvolvimento da produção verbal. É esperada a mesma sequência de desenvolvimento linguístico observada em crianças típicas.

Além da possível presença de problemas auditivos, o TDL pode estar relacionado a falta de incentivo da fala ou sem um dos primeiros sinais de autismo. Em contrapartida, a criança pode não sofrer de nenhum outro problema e ainda assim apresentar dificuldade de desenvolvimento de linguagem.

A disartria é a perda da capacidade de articular as palavras de forma normal. É uma condição neurológica que causa uma alteração na pronúncia ou articulação da fala.

Fale devagar e corretamente, principalmente quando se trata do desenvolvimento da linguagem de crianças menores, é importante falar as palavras pausadamente e com a pronúncia correta. Mesmo que no início a criança não consiga pronunciá-las da forma certa, é importante ensinar o jeito correto de falar.

Excesso de Ipad, joguinhos no celular, muita TV... isso também pode prejudicar o desenvolvimento da fala. Precisamos criar e sempre valorizar os momentos de comunicação. Hoje, a vida corrida, atrapalha muito os momentos em família.

O Transtorno do Desenvolvimento da Linguagem (TDL) é a dificuldade que uma criança pode apresentar, de forma persistente, para adquirir e/ou desenvolver a fala e a linguagem, sem razões aparentes. Ou seja, não é causado por lesões cerebrais, síndromes ou perdas auditivas.

Crianças com TDL têm dificuldade para se comunicar e se expressar com clareza, muitas vezes também têm problemas para entender o que as pessoas dizem, independente do idioma utilizado. Estas dificuldades não são causadas por nenhum outro quadro (ex. Síndromes, autismo, surdez, etc) e são consideradas persistentes.

Atrasos na fala, problemas auditivos ou outros atrasos no desenvolvimento, como dificuldades de linguagem, fala ou audição podem ser confundidos com autismo. Assim como dificuldades motoras finas, de interação social e habilidades de pensamento prejudicadas também podem.

A Associação Americana de Fonoaudiologia define como Apraxia de Fala na Infância o “distúrbio neurológico motor da fala em crianças, resultante de um déficit na consistência e precisão dos movimentos necessários ao ato de falar quando o indivíduo não apresenta nenhum déficit neuromuscular (reflexos anormais, tônus ...

Aqueles tradicionalmente tidos como os principais são: o nível fonético-fonológico, o nível morfológico, o nível sintático. Esses três níveis constituem a gramática de uma língua.

Quais são as causas por trás do atraso na fala?

  • falhas na audição;
  • distúrbios específicos de linguagem;
  • alterações neurológicas;
  • deficiência intelectual;
  • autismo;
  • apraxia da fala;
  • falta de estimulação verbal;
  • uso excessivo de aparelhos eletrônicos.

Devido a essas alterações nas Funções Executivas, principalmente déficits de atenção e de controle inibitório, pessoas com TDAH podem apresentar dificuldades de linguagem e atraso na fala. Os aspectos da linguagem mais prejudicados nesses escolares são o fonológico, o sintático e o pragmático.

Já o atraso de linguagem está relacionado à capacidade da criança de dar e obter informações de maneira significativa. Ou seja, quando a criança possui um atraso de linguagem, ela pode pronunciar corretamente as palavras, mas apresenta dificuldade em se expressar ou entender os outros.

Considerado 'grau mais leve', o chamado Autismo de suporte nível 1 tem algumas características específicas como: contato visual não consistente; dificuldades na flexibilização de regras, preferindo a manutenção de padrões; problemas na interação com as pessoas, entender piadas, ironias ou sarcasmo; e podem ter ...

Se você acha que seu filho tem um atraso na fala, não deixe de procurar um Fonoaudiólogo Especialista, para que no futuro, a aprendizagem escolar, também não fique comprometida!