O que é translúcido é opaco?

Perguntado por: agil . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

Os meios translúcidos, por sua vez, são aqueles que permitem a passagem da luz, no entanto, de forma irregular, de modo que não conseguimos enxergar com nitidez através deles. Já os meios opacos são aqueles em que a luz não consegue penetrar, neles ocorrem somente a reflexão e a absorção da luz.

Meios translúcidos são aqueles em que a luz pode ser transmitida. Nesses meios, a luz é parcialmente absorvida, além disso, quando olhamos através deles, conseguimos enxergar a silhueta dos objetos, no entanto, não os enxergamos com definição.

Os objetos transparentes são feitos de um material em que a luz consegue atravessar totalmente a sua superfície. Ou seja, quando a luz chega a esse objeto de material transparente, essa luz vai ser passada para o outro lado do objeto, transpassando-o.

Materiais translúcidos permitem que a luz passe através deles apenas difusamente, e então não permitem uma visão completa. Exemplos de materiais translúcidos incluem o vidro fosco, papel, minerais como o quartzo rosa e alguns tipos de âmbar.

Os meios transparentes são aqueles que possibilitam a passagem de luz sem que ocorra dispersão. Os meios translúcidos, por sua vez, são aqueles que permitem a passagem da luz, no entanto, de forma irregular, de modo que não conseguimos enxergar com nitidez através deles.

Para estes, as cores primárias de pigmento opaco (tinta) são o amarelo, o azul e o vermelho.

Para a investigação: material transparente (exemplo: copo de vidro), translúcido (exemplo: copo descartável fosco), opaco (exemplo: caneca de alumínio ou xícara de barro) e laser.

Objetos opacos: Quando a luz é absorvida por um objeto, não sendo capaz de atravessá-lo, dizemos que ele é opaco.

O material transparente é usado para todos os materiais atravessados pela maior parte da luz (refratada) sem nenhuma dispersão, mas com algum grau de absorção de cor. Os exemplos típicos são vidro, água, acrílico, quartzo, diamante, rubi e esmeralda.

1 claro, branco, aerófano, cristalino, diáfano, especular, hialino, límpido, transluzente, transparente. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. Que é evidente, sem margem para dúvidas: 2 incontestável, claríssimo, evidente, nítido, notório.

Os vidros opacos são muito populares em projetos de construção de residências, escritórios ou restaurantes. A luz difusa que tais vidros permitem adentrar nos ambientes são bastante agradáveis e uniformes. Além disso, tais vidros permitem aliar um certo grau de privacidade à passagem de luz.

Significado de Translúcido
adjetivo Que deixa passar a luz, não permitindo que se vejam nitidamente os objetos através de sua espessura; diáfano: os vidros despolidos são translúcidos. [Figurado] Que é claro, incontestável; notório, transparente: provas translúcidas; inteligência translúcida.

enquanto os aparelhos transparentes são fixos, os invisíveis podem ser removidos; os aparelhos transparentes são feitos de modo muito menos personalizado que os invisíveis; os materiais utilizados na fabricação dos aparelhos é diferente.

O pó translúcido não tem cor, então ele pode ser utilizado por qualquer cor de pele, além disso a falta de pigmentação faz com que ele não altere a cor da base do rosto. Outra vantagem do pó translúcido é que ele também pode ser usado como truque de maquiagem, para matificar o batom, a sombra ou o blush.

O invisível (um espelho) diferencia-se do transparente (um vidro) porque, precisamente, não se deixa atravessar pela luz – cria uma barreira intransponível, um corpo altivo mas sem imagem própria; no vidro, por exemplo, os reflexos que por vezes o tornam quase opaco são encarados como empecilhos à franca transparência; ...

Os meios opacos são aqueles em que a luz não consegue atravessar o meio. Sendo assim, em um meio opaco, o anteparo impede a propagação da luz. Isso faz com que o observador não consiga enxergar um objeto posicionado atrás do anteparo.

Os cristais na cor branca ou transparente são o símbolo de pureza e limpeza. Eles ajudam a purificar ações e pensamentos, trazem clareza mental e eliminam a desordem.