O que é transgressão na psicologia?

Perguntado por: lmata . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 14 votos

Como ocorre em qualquer vivência humana, a transgressão é uma função psicológica que em si mesma não é boa nem má, criativa ou defensiva, mas capaz tanto de estruturar a Consciência como de formar a Sombra (Byington, 2002).

Um transtorno de conduta envolve um padrão repetitivo de comportamento que viola os direitos básicos de terceiros. Crianças com transtorno de conduta são egoístas e insensíveis aos sentimentos dos outros e podem assediar outras crianças, danificar propriedade, mentir ou furtar sem culpa.

Violação ou quebra de um mandamento ou lei.

O ato de transgredir é o mesmo que fazer algo contra, ou agir de modo irregular. Também associamos a transgressão ao pecado na linguagem religiosa, e a mentira na linguagem judicial.

12 sinônimos de transgressão para 1 sentido da palavra transgressão: Violação de lei ou norma: 1 infração, desrespeito, desobediência, contravenção, crime, delito, descumprimento, incumprimento, quebra, quebramento, rompimento, violação.

Transgressão, em seu significado social, pressupõe o ato ou escolha contrários de um indivíduo em relação ao grupo social em que ele está inserido. Assim, não é necessário ir além do limite legal, promovendo inconstitucionalidade de um ato.

A iniquidade é praticada por iníquos, ou seja, quem se opõem à equidade. A iniquidade está associada ao ato de ser mau, injusto e perverso. Uma pessoa iníqua transgride às leis e normais morais e éticas sem qualquer tipo de ressentimento ou escrúpulos.

A transgressão da disciplina deve ser classificada desde que não haja causa de justificação, em: leve, média e grave. Art. 20. Será sempre classificada como "grave" a transgressão da disciplina que constituir ato que afete a honra pessoal, o pundonor militar ou o decoro da classe.

A característica principal do transtorno da conduta é um comportamento repetitivo e persistente, no qual são violados os direitos básicos de outras pessoas, normas , e/ou regras sociais relevantes e apropriadas, causando prejuízos significativos em vários contextos, como casa, escola, trabalho ou comunidade onde vive.

O padrão de comportamento é caracterizado pelo não conformismo com normas legais e sociais e por atos repetidos que podem ser motivo de detenção (quer sejam presos ou não), tais como destruir propriedade alheia, importunar os outros, roubar ou dedicar-se à contravenção. Nos casos extremos, são cometidos assassinatos.

Comportamento inadequado social e moralmente.

13 O que aencobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e as bdeixa alcançará misericórdia. 14 Bem-aventurado o homem que continuamente ateme, mas o que bendurece o seu coração virá a cair no mal.

O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia. Bem-aventurado o homem que continuamente teme; mas o que endurece o seu coração cairá no mal.

transgressões, e moído por causa das nossas. iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre. ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” Isaías 53:5.

1. Diz-se daquelas que ultrapassaram os limites físicos de algo, que atravessaram uma "linha" de divisão. 2. Diz-se daquelas que desrespeitam normas, regras ou leis.