O que é transfobia velada?

Perguntado por: rsoares4 . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Para Martha Helena Teixeira de Souza, uma das autoras do artigo, a transfobia está presente quando uma pessoa trans que não era aceita ou não tinha contato com seus parentes é velada de acordo com as crenças e as vontades da família.

Transfobia é todo e qualquer tipo de preconceito, aversão, rejeição, ódio, medo ou discriminação de pessoas transexuais. Essas atitudes podem se manifestar, de forma explícita ou velada, por meio de violências físicas, psicológicas ou morais.

Causas da transfobia
Olha só: É uma questão estrutural: uma razão evidente de esse preconceito acontecer é a cultura da “heterocisnormatividade”, que julga como adequado apenas relações heteroafetivas entre pessoas cis. Isso exclui completamente pessoas trans e de diferentes orientações sexuais.

Recentemente, o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou que atos de homofobia e transfobia sejam enquadrados como crime de injúria racial. Na prática, quem for responsável por atos dessa natureza não terá direito a fiança, nem limite de tempo para responder judicialmente.

Projeto inclui transfobia na lei que coíbe a violência política contra as mulheres. O Projeto de Lei 128/23 inclui a transfobia como ato de violência política. Em análise na Câmara dos Deputados, o texto inclui a medida na Lei 14.192/21, criada para coibir a violência política contra as mulheres.

Transfobia é uma forma de preconceito contra pessoas transexuais que pode se traduzir em atos de violência física, moral ou psicológica. A transfobia é uma forma de aversão às pessoas trans e se manifesta em diferentes ações de preconceitos, sejam explícitos ou velados.

Homofobia: discriminação contra homossexuais, Transfobia: discriminação contra pessoas transexuais,travestis e transgênero; Lesbofobia: discriminação em relação a mulheres lésbicas” (2010_38). 2.

Cisgênero. O termo “cisgênero” é usado para definir pessoas que se identificam com o gênero que é designado quando nasceram , o qual é associado socialmente ao sexo biológico. Em outras palavras, são pessoas nascidas com pênis que se identificam como homens e pessoas nascidas com vagina que se identificam como mulheres ...

A pena pode ir de um a três anos de prisão, além de multa. E pode chegar a até cinco anos de reclusão se houver divulgação ampla do ato. A decisão ainda fez a ressalva de que a repressão penal por homofobia ou transfobia não restringiria nem limitaria o exercício da liberdade religiosa.

Uma pessoa pode ter a identidade de gênero como feminina, masculina, trans, travesti — ou também ser designada como mulher, homem, mulher trans, travesti, homem trans, não binário (que não é masculino nem feminino), entre outras formas.

O primeiro passo é comparecer à delegacia mais próxima de onde os fatos ocorreram para registrar um boletim de ocorrência. Ainda existem poucas delegacias especializadas em crimes de intolerância no país, mas o BO pode ser feito em uma delegacia comum.

O respeito ao nome social e a garantia ao uso do banheiro próprio à identidade de gênero das pessoas trans e travestis são medidas mínimas que podem auxiliar o enfrentamento à transfobia no espaço escolar.

Em resumo, uma pessoa cis é aquela que nasceu com sexo biológico feminino e se identifica como mulher. Ou que nasceu com o sexo biológico masculino e se identifica como homem. "Cis" vem do latim que significa "do mesmo lado". Ou seja, que nasceu e permaneceu com o mesmo gênero que lhe foi designado.

Segundo o informe de 2021 do Instituto Brasileiro de Transmasculinidades (Ibrat), ONU, Instituto Race and Equality e a Revista Estudos Transviades, 85,9% dos entrevistados sofreram transfobia em relação ao sistema de segurança pública.

Você pode se dirigir a uma delegacia especializada, registrar um Boletim de Ocorrência em qualquer delegacia física ou on-line ou, ainda, denunciar via telefone no Disque 100 ou no Disque Denúncia da sua cidade. Caso seja flagrante, é possível ligar para a Polícia Militar no 190.