O que é transfobia exemplo?

Perguntado por: ualvim . Última atualização: 18 de maio de 2023
3.9 / 5 2 votos

Transfobia é todo e qualquer tipo de preconceito, aversão, rejeição, ódio, medo ou discriminação de pessoas transexuais. Essas atitudes podem se manifestar, de forma explícita ou velada, por meio de violências físicas, psicológicas ou morais.

Causas da transfobia
Olha só: É uma questão estrutural: uma razão evidente de esse preconceito acontecer é a cultura da “heterocisnormatividade”, que julga como adequado apenas relações heteroafetivas entre pessoas cis. Isso exclui completamente pessoas trans e de diferentes orientações sexuais.

Apesar de a transfobia ser crime no Brasil desde 2019, o país é ainda o que mais mata pessoas trans e travestis em todo o mundo pelo 13° ano consecutivo. O número de assassinatos de mulheres trans e travestis é o maior desde 2008 — ano em que o dado começou a ser registrado.

Transfobia é uma forma de preconceito contra pessoas transexuais que pode se traduzir em atos de violência física, moral ou psicológica. A transfobia é uma forma de aversão às pessoas trans e se manifesta em diferentes ações de preconceitos, sejam explícitos ou velados.

Na decisão, a Corte definiu como crime condutas que “envolvem aversão odiosa à orientação sexual ou à identidade de gênero de alguém”. A pena pode ir de um a três anos de prisão, além de multa.

A homofobia é a discriminação em razão da orientação sexual. É uma série de atitudes e sentimentos negativos em relação às pessoas homossexuais e bissexuais, em razão de suas orientações. Já a transfobia se caracteriza pela discriminação por identidade de gênero e atinge principalmente travestis e transexuais.

O primeiro passo é comparecer à delegacia mais próxima de onde os fatos ocorreram para registrar um boletim de ocorrência. Ainda existem poucas delegacias especializadas em crimes de intolerância no país, mas o BO pode ser feito em uma delegacia comum.

O respeito ao nome social e a garantia ao uso do banheiro próprio à identidade de gênero das pessoas trans e travestis são medidas mínimas que podem auxiliar o enfrentamento à transfobia no espaço escolar.

Além disso, você também pode (e deve) processar a pessoa transfóbica em questão, cabendo indenização.

Uma pessoa pode ter a identidade de gênero como feminina, masculina, trans, travesti — ou também ser designada como mulher, homem, mulher trans, travesti, homem trans, não binário (que não é masculino nem feminino), entre outras formas.

A pena é de dois a cinco anos de prisão.

Transgênero (trans) é o indivíduo que não se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascer. Uma pessoa transgênero é aquela que duvida do gênero (masculino ou feminino) que lhe foi dado quando nasceu. Importante lembrar que a transgeneridade não é doença ou distúrbio psicológico.

Em resumo, uma pessoa cis é aquela que nasceu com sexo biológico feminino e se identifica como mulher. Ou que nasceu com o sexo biológico masculino e se identifica como homem. "Cis" vem do latim que significa "do mesmo lado". Ou seja, que nasceu e permaneceu com o mesmo gênero que lhe foi designado.

Conforme esse dicionário (ROUDINESCO, 1998, P. 764-765), foi o médico psiquiatra Harry Benjamin que criou o termo em 1953 e propôs, para aliviar o sofrimento dos pacientes, “um tratamento hormonal e uma experiência de vida social, durante um prazo mínimo de seis meses, nos moldes do sexo desejado”.