O que é transferência de sentimentos?
O conceito de transferência trata da projeção dos sentimentos realizada pelo analisando no decorrer da análise. Esse conceito foi definido por Freud nas obras “A dinâmica da transferência” (1912), “Recordar, repetir e elaborar” (1914) e nas “Conferências introdutórias sobre a psicanálise” (1916-1917).
Qual a Diferença entre projeção e transferência?
Para Jung a transferência acontece em todos os relacionamentos humanos e é definida com tal, para diferenciar a projeção que acontece dentro do encontro analítico, já que qualquer relação possui aspectos projetivos.
Qual a importância da transferência para a psicanálise?
A Psicanálise se utiliza do fenômeno da transferência para, e através do mesmo, conhecer e interpretar as fantasias de conflitos do inconsciente nele contidos e expressos, promovendo, no tratamento, a dissolução dos fenômenos transferenciais primários que adoecem nossos vínculos.
Como transmitir um sentimento?
A regra essencial é expressar o que sente, sem julgamentos. Não se cobre demais, tente focar mais nas emoções do que na razão. Ao final das atividades, olhe para o que expressou e perceba os detalhes da sua representação, lembre-se que é o seu sentimento.
Quando ocorre a transferência?
A transferência é um elemento muito importante para a terapia psicanalítica psicanálise. Ocorre quando o paciente (analisando) projeta em pessoas do convívio presente figuras importantes dele (paciente).
O que é transferência erotizada?
A transferência erotizada seria predominantemente baseada em uma modalidade psicótica. A fantasia subjacente responsável pela erotização, que teria uma função defensiva, seria a fantasia de separação e abandono, a qual seria uma tentativa de restauração de um estado de fusão narcísica com a mãe.
O que é a transferência negativa?
Assim, fala-se em transferência positiva quando estão presentes em maior intensidade os afetos amistosos e afetuosos, e em transferência negativa quando o que impera é a agressividade e a hostilidade do paciente em relação ao analista.
O que é a neurose de transferência?
A neurose de transferência se trata da projeção das neuroses infantis do cliente em seu analista. Dessa forma, o visitante da sessão pode processar as causas do seu mal-estar se direcioná-lo à figura do terapeuta. Por exemplo, ver na figura do analista a imagem do seu pai a fim de processar os seus traumas infantis.
Como se dá a transferência na psicanálise?
A transferência, segundo Freud, pode emergir como um exigência intensa de amor, de atenção, de reconhecinto, ou sob formas mais moderadas: desejo se ser recebido como filho(a) predileto(a), de ser alvo de uma estreita amizade (necessidade libidinal sublimada) etc.
O que é a transferência na terapia?
Segundo Laplanche e Pontalis (1992, p. 668), a transferência “designa em psicanálise o processo pelo qual os desejos inconscientes se atualizam sobre determinados objetos no quadro de um certo tipo de relação estabelecida com eles, e eminentemente, no quadro da relação analítica”.
Quais são os três tipos de projeção?
Projeção Plana ou Azimutal e Projeção Plana Polar. Projeção Cônica e Projeção Cônica de Albers.
Como evitar a transferência psicologia?
Olá! Via de regra, não é possível evitar quaisquer tipo de transferência. E no contexto clínico não é diferente. Contudo, na perspectiva Freudiana, o manejo das transferências é responsabilidade do terapeuta e cabe a ele trazer à luz ao paciente que trata-se de uma forma de resistência.
Como lidar com a transferência na terapia?
Estabeleça ao paciente a regra importante de contrato terapêutico, onde fica claro que o único elo é a terapia; Em caso de transferência onde haja confusão de papéis e o paciente sinta-se envolvido emocionalmente, chamar para realidade do mesmo o papel proposto em sessão.
O que é o amor transferencial para Freud?
Para Freud, transferências são reedições, reproduções de afetos e experiências vividas no passado com pessoas significativas da vida do sujeito e deslocadas para a pessoa do analista.
Como se importar com os sentimentos dos outros?
Demonstre que é digno de confiança para deixar claro que se importa com o relacionamento que vocês têm!
...
Reconhecer as qualidades de uma pessoa demonstra atenção e carinho, portanto, faça elogios com frequência, dizendo coisas como:
- "Você é muito inteligente."
- "Você é tão linda."
- "Amo como você é tão gentil e carinhosa."
O que provoca o sentimento?
O sentimento é o resultado de uma experiência emocional. Neste sentido, as reações geradas pelas emoções de forma consciente serão os gatilhos para a criação de sentimentos. Geralmente, são sensações que acontecem no “fundo da mente” e podem ser facilmente escondidas do mundo ao redor.
Quais são os tipos de sentimentos?
Tipos de emoções e sentimentos
- Alegria.
- Tristeza.
- Medo.
- Raiva.
- Nojo.
- Desprezo.
- Surpresa.
Como saber se meu psicólogo gosta de mim?
entretanto, é possível , a partir de comportamentos ou mesmo elogios ou mudança de foco para saber acerca da vida do terapeuta é possível perceber se há algum apaixonamento. É comum que pacientes se apaixonem por seus terapeutas. Entretanto, o profissional saberá agir com ética e não comprometer o processo terapêutico.