O que é trancar a matrícula?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 6 de maio de 2023
4.6 / 5 16 votos

Afinal, trancar a matrícula significa que o estudante está apenas solicitando um afastamento temporário, mas tem a intenção de continuar os estudos, quando for possível. Vale ressaltar também que, nesse período, a obrigatoriedade do pagamento das mensalidades é suspensa.

Trancamento: Você possui vínculo com a instituição podendo retornar solicitando o destrancamento de matrícula a qualquer momento conforme regras e prazos estabelecidos para cada curso. Cancelamento: Você perderá o vínculo com a Instituição de Ensino, devendo prestar novo processo seletivo para um novo ingresso.

Ao trancar a faculdade, o estudante tem a possibilidade de ficar até dois anos distante do curso e, durante esse período, não precisará arcar com as mensalidades. O prazo total é estabelecido pela faculdade, mas, a média geral é de dois anos.

Além disso, trancar a faculdade não exige multa ou pagamento das mensalidades durante o período. O aluno só volta a pagar a mensalidade a partir do mês em que decidir retomar as aulas.

A maioria das faculdades permite que os alunos tranquem um curso por dois anos. Nesse período não é necessário pagar as mensalidades ou frequentar as aulas. Caso decida voltar a estudar dentro desse período, o estudante retoma o curso de onde parou.

No entanto, na regra geral, como já falamos, após o período de dois anos você poderá voltar e manter as disciplinas já concluídas. Mas fique atento caso não houve mudança no currículo do curso durante esse período de ausência.

Durante o percurso da vida acadêmica, o estudante pode encontrar diversos obstáculos, como problemas financeiros, falta de tempo para conciliar com os estudos, a incerteza quanto à escolha do curso, entre outros tantos motivos que os levam a trancar a faculdade.

só é permitido trancar uma mesma disciplina uma única vez durante todo o curso.

Confira os 5 principais motivos para trancar a faculdade

  1. Problemas financeiros. Um dos principais motivos para trancar a faculdade são os problemas financeiros. ...
  2. Rotina estressante. ...
  3. Dúvidas quanto à escolha do curso. ...
  4. Necessidade de se especializar. ...
  5. Desejo de estudar e trabalhar fora do país.

Para trancar a faculdade é necessário ir até a secretaria do curso e solicitar o recurso, pois as regras podem variar de acordo com as instituições, assim como os documentos necessários para o atendimento da solicitação.

Se você estiver no primeiro período é possível abandonar o curso ou cancelar a matrícula. Trancar a faculdade nesta etapa inicial não costuma ser aceito pelas instituições. Se você decidir sair no meio do ano, pode tentar alguns acordos com a faculdade. Uma delas é o ressarcimento do valor da matrícula.

Para retornar à rotina de aprendizagem, os alunos podem solicitar, assim como o trancamento, o processo de reabertura de matrícula. As regras variam de uma instituição para outra, mas o religamento geralmente é bastante simples e deve ser solicitado na secretaria do curso ou da faculdade.

O aluno pode permanecer com a matrícula trancada por, no máximo, 4 (quatro) períodos consecutivos ou não. Trancamento Especial: Pode ocorrer em casos excepcionais, concedido depois de análise do Colegiado do Curso, da Perícia Médica e do Departamento de Administração Escolar, considerando a motivação do pedido.

Segundo o diretor do Procon Municipal de Vitória, Marco Aurélio Neiva Buaiz, o abandono de curso suspende o vínculo do aluno com a escola. E há casos de abandono em que os débitos continuam. Nesse caso, a cobrança das mensalidades é feita até o fim do período letivo.

O tempo máximo de integralização do curso de graduação é de 50% acima do seu tempo de integralização mínimo. Ou seja, se você está estudando em um curso previsto para durar 3 anos, precisa terminá-lo em até 4,5 anos.

Quando você tranca a faculdade, ainda mantém vínculo com a instituição e tem um prazo para voltar. Dependendo do regulamento para a concessão de bolsas de estudo, sua bolsa pode ser mantida por determinado prazo, ou ser retirada imediatamente.

Para trancar a faculdade basta fazer a solicitação na própria instituição. Mas é importante destacar que não há uma regra geral sobre o procedimento, então cada faculdade pode ter suas próprias normas.

O que fazer quando a gente não consegue pagar a faculdade?

  1. Tente uma vaga no ensino público. A gente sabe que é difícil, que a concorrência é altíssima, mas por que não tentar uma vaga em universidade pública? ...
  2. Tente uma bolsa de estudos. ...
  3. Tente financiar os estudos.

A ação de trancar a faculdade consiste num recurso disponibilizado pelas instituições em que o estudante que realiza o trancamento fique sem frequentar as aulas do curso e também sem pagar as mensalidades.

Quando utilizamos o termo “DP”, estamos nos referindo à uma dependência de disciplina, ou seja, acontece quando você é reprovado em uma matéria e vai precisar refazê-la. A DP na faculdade acontece quando o aluno não alcança os critérios de avaliação necessários para ser aprovado.

O trancamento é orientado e autorizado pelo Coordenador de Curso, e pode ser Trancamento Total, quando for de todo o semestre letivo, ou Trancamento Parcial, quando for de componentes curriculares.