O que é trama vascular pulmonar?

Perguntado por: acalixto . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 7 votos

Desta maneira, a trama vascular pulmonar intra-parenquimatosa reflete muito a dinâmica cardiovascular que acompanha os vários tipos de cardiopatias congênitas, tornando-se o alvo da interpretação inicial em uma radiografia de tórax, antes mesmo da análise da área cardíaca.

adjectivo de dois géneros
[ Medicina ] Que diz respeito simultaneamente aos brônquios e aos vasos sanguíneos (ex.: feixe broncovascular). Origem etimológica:bronco- + vascular.

O espessamento irregular traduz basicamente fibrose intersticial e é visto em doenças fibrosantes pulmonares; em geral, não é o padrão predominante, e sim um achado associado a outros padrões de fibrose. O ESIL nodular (como observado no presente caso) apresenta um grupo bem definido de doenças causais.

Assim, quando a trama vascular pulmonar é considerada normal em calibre e em distribuição denota que os fluxos sistêmico e pulmonar estão mais ou menos balanceados, o que ocorre nas cardiopatias congênitas obstrutivas direitas e esquerdas que, ainda por mecanismos adequados de compensação, mantêm o débito anterógrado ...

O hilo do pulmão consiste em uma região cuneiforme na face mediastinal de cada pulmão através da qual entram ou saem do pulmão as estruturas que formam sua raiz. O hilo pode ser comparado à área da terra na qual as raízes de uma planta penetram o solo.

Os nódulos pulmonares são um tipo de mancha branca e opaca que aparece no órgão e que tem até três centímetros de diâmetro. Normalmente surgem devido a alguma infecção, inflamação, cicatrizes de alguma doença no pulmão já curada ou até mesmo por contato com pessoas tuberculosas.

É uma doença pulmonar que obstrui as vias aéreas, tornando a respiração difícil. Os principais sintomas da DPOC são: falta de ar aos esforços, que pode progredir até para atividades corriqueiras como trocar de roupas ou tomar banho; pigarro, tosse crônica, tosse com secreção e que piora pela manhã são sintomas comuns.

Displasia broncopulmonar é uma doença resultante de agressões causadas pelo tratamento de recém-nascidos prematuros ou com doenças pulmonares, tais como infecções, acúmulo de líquidos, malformações pulmonares, etc.

De forma geral, os sinais mais comuns de DPOC são:

  1. Falta de ar ou dificuldade para respirar.
  2. Tosse persistente.
  3. Presença de muco.
  4. Chiado no peito.
  5. Falta de energia.

Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
Uma das mais graves enfermidades causadas em função do tabagismo é a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica, mais conhecida como DPOC. Quem desenvolve essa condição perde a função pulmonar de maneira irreversível, em razão da destruição dos alvéolos.

A pneumonia é uma infecção que afeta os alvéolos, que são os sacos de ar dos pulmões onde ocorrem as trocas de oxigênio e gás carbônico. Na pneumonia, um ou ambos os pulmões ficam com parte dos alvéolos cheios de líquido ou pus. É uma doença perigosa que, se não tratada rapidamente e adequadamente, pode levar a óbito.

Partes duras ou mais densas, como os ossos, aparecem em branco, enquanto o ar é retratado em preto. Já órgãos e outras partes moles são registradas em tons de cinza. Avaliando as imagens internas do tórax, dá para observar uma mescla entre ossos da caixa torácica, ar presente nos pulmões e contornos desses órgãos.

Pequena região, em geral deprimida, na superfície de um órgão (pulmão, baço, rim) por onde passam os vasos e os nervos desse órgão.

O pulmão inflamado ou a infecção pulmonar é comumente ocasionado pela incidência de algum fungo, vírus ou bactéria que se multiplica nos pulmões. O problema costuma apresentar uma série de sintomas, como febre e dificuldade para respirar. Contudo, esses não são os únicos indicativos do distúrbio.

O que é um nódulo pulmonar calcificado? Quando calcificado e com as características corretas, esses achados podem indicar que houve infecção no passado e agora já está solucionado, ou seja, uma cicatriz.

O pulmão é um órgão semelhante a uma bexiga, que caracteriza o aparelho respiratório humano. O pulmão é um órgão de forma piramidal, semelhante a uma bexiga, de consistência esponjosa, cor-de-rosa, localizado na caixa torácica e que faz parte do aparelho respiratório.

Ter uma mancha no pulmão nem sempre significa sofrer com uma doença grave. No entanto, esse sinal pede investigação para descartar ou tratar males que estejam impactando na saúde pulmonar. Daí a importância de manter uma rotina de cuidados preventivos, que fica mais simples com a consulta online.

As causas dessas “manchas” podem ser variadas e provenientes de doenças infecciosas, como: tuberculose, Histoplasmose e Criptococose; de doenças inflamatórias (pneumonia em organização com bronquiolite obliterante), de tumores benignos (hemangiomas, hamartomas, lipomas) e de tumores malignos (carcinoma espinocelular, ...

Os sintomas principais são tosse persistente, que pode ou não ter sangue, dor no peito, rouquidão, perda de peso, cansaço e falta de ar. Só que eles só costumam aparecer quando o tumor já está avançado. Por isso, assim que aparecerem, especialmente em fumantes, a recomendação é procurar o médico.

Muitos casos de DPOC são devidos ao tabagismo, seja por ser fumante ativo ou passivo. E mesmo que você tenha parado de fumar, a exposição à fumaça do cigarro pode causar um surto ou piorar seus sintomas. Para manter seu sistema respiratório saudável, você deve evitar fumar e manter sua casa livre de fumo.